Apple

Apple lança iCloud a 12 de Outubro

Um conjunto revolucionário de serviços cloud gratuitos que incluem o iTunes in the Cloud, o Photo Stream e os Documents in the Cloud

CUPERTINO ― 4 de Outubro, 2011― A Apple® apresentou hoje o iCloud, um conjunto revolucionário de serviços gratuitos na cloud, que incluem o iTunes® in the Cloud, o Photo Stream e os Documents in the Cloud, que funcionam na perfeição com o seu iPhone®, iPad®, iPod Touch®, Mac® ou PC de forma a armazenar automaticamente, e de forma wireless, os seus conteúdos no iCloud e fazer o push automático para os seus dispositivos. O iCloud vai estar disponível no dia 12 de Outubro.

O iCloud armazena as suas músicas, fotos, aplicações, contactos, calendários, documentos e mais, mantendo-os atualizados através de todos os seus dispositivos. Quando o conteúdo muda num dispositivo, todos os seus outros dispositivos são atualizados de forma automática e via wireless.

“O iCloud é a forma mais fácil gerir os seus conteúdos, porque o iCloud faz tudo por si e vai mais longe que qualquer outro serviço existente hoje em dia”, disse Eddy Cue, vice-presidente sénior de Internet Software and Services da Apple. “O utilizador não tem de se lembrar de sincronizar os seus dispositivos, porque é feito de forma automática e gratuita”.

O iTunes in the Cloud permite-lhe fazer o download automático de novas músicas compradas para todos os seus dispositivos, para que quando compre uma música no seu iPad, poder encontrá-la à sua espera no iPhone – sem ser precisa uma sincronização. O iTunes in the Cloud também lhe permite fazer o download de conteúdos que comprou anteriormente no iTunes, incluindo música e séries de TV para todos os seus dispositivos iOS sem qualquer custo adicional*. Uma vez que o iCloud armazena um histórico dos conteúdos adquiridos previamente no iTunes, vai poder ver o que comprou, não interessando em que dispositivo o está a fazer. E uma vez que já é dono dos conteúdos, pode usá-los nos seus dispositivos ou simplesmente tocar no ícone do iCloud para fazer o download e guardá-los para os ver mais tarde.

A juntar a isto, o iTunes Match℠ faz um scan das músicas que estão na sua biblioteca musical, incluindo música que não foi comprada no iTunes, e faz a sua identificação com as mais de 20 milhões de músicas disponíveis na iTunes Store®, oferecendo-as em alta qualidade e numa versão de 256 kbps AAC sem DRM. As músicas que não forem identificadas, são transferidas para o iCloud para que as possa ouvir, bem como álbuns e playlists da sua biblioteca de músicas, nos seus dispositivos

O inovador serviço Photo Stream do iCloud torna possível que tire uma foto num dispositivo e a tenha disponível nos seus outros dispositivos. Uma foto tirada no seu iPhone é enviada para o iCloud e automaticamente transferida para o seu iPad, iPod Touch, Mac ou PC. Pode inclusive ver o seu álbum Photo Stream na sua Apple TV®. O iCloud faz também um push de uma cópia das fotos que importou da sua máquina digital através de Wi-Fi ou Ethernet, para que as possa ver nos seus outros dispositivos. O iCloud faz uma gestão eficaz do seu Photo Stream, mostrando-lhe as últimas mil fotos, para que não fique sem espaço de armazenamento.

O Documents in the Cloud do iCloud mantém os seus documentos atualizados em todos os seus dispositivos, de forma automática, para que não se tenha de preocupar com isso. Por exemplo, se criar um documento com o Pages® no seu iPad, esse documento é enviado automaticamente para o iCloud. Quando usar o Pages noutro dispositivo iOS, pode abrir o mesmo ficheiro com as últimas alterações e continuar a editar ou ler no ponto exato onde o deixou ficar. As aplicações iWork® da Apple para iOS, Pages®, Numbers® e Keynote® vão tirar partido do armazenamento no iCloud, e a Apple está também a dar aos programadores as API necessárias para que desenvolvam na perfeição as suas próprias aplicações para o Documents in the Cloud.

O iCloud deixa-o aceder ao seu histórico de compras na App Store™ e iBookstore℠ e fazer o download das aplicações e livros para qualquer um dos seus dispositivos, a qualquer altura. Os livros e aplicações compradas podem ser automaticamente transferidas para os seus dispositivos e não apenas para aquele a partir do qual fez a compra. Toque simplesmente no ícone do iCloud e faça o download das suas aplicações e livros comprados para qualquer um dos seus dispositivos iOS, sem qualquer custo adicional.

O iCloud Backup faz cópias diárias de segurança, de forma segura e automática, da sua informação mais importante via Wi-Fi, sempre que os seus dispositivos iOS estiverem ligados a uma fonte de energia. Um vez ligados, é feito o backup de tudo de forma rápida e eficaz. O iCloud também armazena as músicas, séries de TV, aplicações e livros que tenha comprado, bem como o Photo Stream; o iCloud Backup também faz o backup das suas fotos e vídeos do Rolo da Câmara, definições dos dispositivos, dados de aplicações, ecrã principal, organização das aplicações, mensagens e toques de chamada. O iCloud Backup pode ainda ajudá-lo a configurar um novo dispositivo iOS ou restaurar a informação para um que já tenha**.

O iCloud funciona na perfeição com os seus Contactos, Calendário e Mail, para que possa partilhar calendários com os amigos e família, e mantenha a sua conta de Mail livre de publicidade e guardada em me.com. As suas caixas de correio e pastas estão sempre atualizadas em todos os seus dispositivos iOS e computadores, e com o icloud.com pode ter um acesso fácil ao seu Mail, Contactos, Calendário, Find My iPhone e documentos iWork.

A aplicação Find My iPhone pode ajudá-lo se um dos seus dispositivos se perder. Utilize a aplicação gratuita Find My iPhone noutro dispositivo ou entre em icloud.com a partir de um computador para ver a localização do seu iPhone ou iPod Touch perdido num mapa e poder enviar uma mensagem, bloquear o dispositivo remotamente e apagar toda a informação no seu dispositivo perdido. A Find My iPhone permite agora localizar um Mac perdido que tenha instalado o OS X Lion.

A nova aplicação gratuita Find My Friends está disponível na App Store e permite-lhe partilhar de forma fácil a sua localização com pessoas importantes para si. Amigos e família aparecem num mapa para que saiba rapidamente onde estão. A aplicação Find My Friends deixa-o também partilhar temporariamente a sua localização com um grupo de amigos, seja durante umas horas num jantar ou durante alguns dias, numa viagem de campismo; quando o tempo acabar, a partilha termina. Com a Find My Friends, vai receber uma notificação cada vez que um novo amigo lhe enviar um pedido. Se der autorização, ele vai poder ver onde está. Com um simples toque pode também esconder a sua localização. Os controlos parentais ajudam-no a gerir a forma como os seus filhos usam o Find My Friends.

O iCloud vai ficar disponível com o iOS 5, o sistema operativo móvel mais avançado do Mundo, que traz mais de 200 novas funcionalidades, incluindo o Notification Center, uma forma inovadora para ver de forma simples e gerir notificações num só local, sem interrupções; o iMessage, um novo serviço de mensagens que possibilita o envio de mensagens de texto, fotos e vídeo entre todos os utilizadores de iOS 5; e a Newsstand, uma nova forma de comprar e organizar os suas subscrições de jornais e revistas

Preços e disponibilidade

O iCloud vai ficar disponível gratuitamente para download no dia 12 de Outubro e pode ser usado nos iPhones, iPads ou iPods Touch com iOS 5 ou num Mac com OS X Lion com uma Apple ID válida. O iCloud inclui 5GB de armazenamento gratuito na cloud para guardar o Mail, documentos e backups. A música, livros ou séries de TV compradas, bem como o Photo Stream, não contam para o limite de armazenamento

O iTunes Match vai ficar disponível nos EUA no final deste mês por $24,99 por mês. Para usar o iCloud num PC tem de ter Windows Vista ou Windows 7; o Outlook 2010 ou 2007 são os recomendados para aceder aos contactos e ao calendário. Estão também disponíveis upgrades de armazenamento para o iCloud desde $20 por um ano para 10GB, $40 por um ano para 20GB e $100 por um ano para 50GB.

O iOS 5 vai ficar disponível como uma atualização gratuita de software para os utilizadores de iPhone 4S, iPhone 4, iPhone 3GS, iPad 2, iPad e iPod Touch (terceira e quarta gerações), dando-lhes a oportunidade de experimentar as fantásticas novas funcionalidades.

*O iCloud está disponível em todo o Mundo. A disponibilidade do iTunes in the Cloud varia conforme o país. O iTunes Match e as séries de TV estão apenas disponíveis nos EUA. O iTunes in the Cloud e o iTunes Match podem ser usados em 10 dispositivos com a mesma Apple ID.

**O backup das músicas compradas não está disponível em todos os países. O backup de programas de TV comprados está apenas disponível nos EUA. Um item comprado por ficar indisponível para restauro se deixar de estar presente na iTunes Store, App Store ou iBookstore.