Nikon

A Nikon D4 – Concebida para expandir os limites

Amesterdão, Holanda, 6 de janeiro de 2012 A Nikon anuncia hoje o lançamento da D4, o seu novo modelo principal D-SLR para fotógrafos que precisam do mais recente em termos de fotografia.

Concebida para deitar por terra os limites e concretizar todas as oportunidades de disparo, esta câmara de formato FX profissional traz consigo novos níveis de qualidade de imagem, velocidade e precisão tanto em termos de fotografia como de vídeo.

Equipada com um sensor de formato FX de 16,2 megapixéis, ISO fenomenalmente elevada e o poderoso motor de processamento de imagem EXPEED 3 da Nikon, esta oferece um desempenho sem compromissos e uma versatilidade sem rival em condições ambientais e de iluminação extremas.

“Com a Nikon D4, lançámos o que de mais recente se faz em fotografia,” afirma Dirk Jasper, Gestor de Produtos de Professional Products, Nikon Europe. “Se for um fotógrafo no topo da carreira, então necessita de uma câmara que nunca o deixe ficar mal – e essa câmara é a Nikon D4. A Nikon D4 foi concebida para expandir limites, assim como os fotógrafos que a vierem a utilizar o fazem ao expandir os limites diariamente no seu trabalho.”

Qualidade de imagem sem compromissos – Velocidade excecional

Concebida para fornecer uma integridade de imagem fantástica nas condições de iluminação mais diversificadas, a D4 oferece um desempenho fps espantosamente rápido e estabelece um novo padrão em desempenho de baixo ruído. O sensor CMOS de formato FX (em ecrã completo) de 16,2 megapixéis com leitura de canal rápida proporciona até 11 fps – mais rápido que qualquer outra câmara Nikon.

Imagens de qualidade espantosa com baixo ruído e ampla gama dinâmica podem ser conseguidas mesmo com sensibilidades ISO elevadas graças ao desenho de redução de ruído otimizado e ao processamento de sinal A/D de 14 bits integrado no sensor. A gama ISO fenomenal estabelece um novo padrão de ISO12800 e aumenta a gama mais um EV para fazer de ISO 100 a norma. Para condições de maiores desafios, sensibilidades equivalentes ISO 50 e ISO 204,800 tornam a D4 na câmara de eleição para fotógrafos que geralmente enfrentam desafios de iluminação extremos.

Motor de processamento de imagem EXPEED 3 super ampliado

Graças ao motor de processamento de imagem EXPEED 3 de próxima geração da Nikon, a D4 realiza facilmente tarefas exigentes em termos de dados sem sacrificar a velocidade e a qualidade a que os profissionais estão acostumados. O processamento de imagem de 16 bits de velocidade elevada segue a conversão A/D de 14 bits para proporcionar imagens JPG prontas para envio diretamente a partir da câmara. O desempenho nunca é comprometido, mesmo ao realizar as tarefas mais intensas em termos de dados. As imagens apresentam uma cor fiel e bem saturada e uma profundidade natural. Mesmo ao fotografar com iluminação reduzida com sensibilidades ISO elevadas, a redução de ruído de desempenho comprovado e inteligente da câmara reduz o ruído sem degradar a nitidez da imagem.

Vídeo de qualidade de difusão

Para profissionais cujo fluxo de trabalho exige vídeo, a D4 oferece toda a flexibilidade necessária para uma ampla variedade de aplicações de filmagem. Trata-se de filmagem em formato grande no seu melhor, com uma variedade abrangente de fotogramas por segundo.

Fotogramas por segundo: Vídeos Full HD (1080p) podem ser gravados em opções de 30p, 25p e 24p, com opções de 60p, 50p, 30p e 25p disponíveis a 720p. Os clipes de vídeo podem ter até cerca de 30 minutos de duração (cerca de 29:59 min.).

Modo de área múltipla: Gravação Full HD (1080p) possível em formatos baseados em FX e DX bem como em recorte Full HD original (1920×1080).

Controlo de áudio de alta fidelidade: respondendo às reações do setor, a D4 introduz novas possibilidade para a gravação de áudio D-SLR, permitindo que os seus vídeos soem tão bem como o seu aspeto. Para além da entrada para microfone estéreo externo, uma saída de áudio para auscultadores externos permite-lhe a sintonização fina do áudio em isolamento.

Saída HDMI não comprimida: para aqueles que necessitam da mais pura saída de vídeo para edição de qualidade profissional, a D4 oferece a possibilidade de saída de visualização em direto não comprimida para gravadores e monitores externos. A primeira vez que tal é possível numa câmara SLR; os dados são fornecidos a 1080i (Full HD) com o tamanho de imagem e velocidade de disparo designados. A saída de dados pode ser reduzida para uma qualidade inferior caso seja necessário e isenta da sobreposição de informação que pode ser visualizada simultaneamente no monitor TFT da câmara.

Controlos personalizados convenientes:
 a operação de visualização em direto é melhorada graças a controlos personalizados convenientes. Em vez de rodar o disco de controlo, a abertura motorizada permite um controlo da abertura mais suave através de botões designados na parte frontal da câmara. A marcação de índice permite marcar imagens importantes no espaço temporal durante a gravação de vídeo, o que torna fácil a localização durante a edição.

Novos níveis de velocidade e precisão

No que diz respeito a acertar nos momentos decisivos, a operação automática melhorada da D4 oferece aos fotógrafos uma nítida vantagem.

Reconhecimento de cenas avançado com sensor RGB de 91.000 pixéis. O sistema avançado de reconhecimento de cenas revolucionário da Nikon incorpora agora um sensor RGB de 91.000 pixéis de conceção nova que analisa meticulosamente cada cena para uma precisão espantosa.

O seguimento de temas em 3D foi particularmente melhorado durante o disparo e seguimento de temas mais pequenos. Os rostos humanos são detetados com uma exatidão espantosa até quando trabalhar apenas com o visor ótico. Este nível de análise de cenas pormenorizado também é utilizado para suportar uma focagem e uma exposição automática mais exata, mesmo nas mais difíceis condições de iluminação.

Módulo de sensor AF Multi-CAM3500FX avançado:
 O sistema AF Multi-CAM 3500FX AF altamente aclamado da Nikon – com definições de cobertura de 9 pontos, 21 pontos e 51 pontos configuráveis ou individualmente selecionáveis – foi reconcebido para uma deteção de temas mais rápida.

O módulo e os algoritmos do sensor de focagem automática melhoram as capacidades de sensibilidade de aquisição de luz reduzida até -2 EV (ISO 100, 20 °C/68 °F). Todos os 51 sensores AF, dos quais 15 são sensores de tipo cruzado, respondem plenamente com qualquer objetiva NIKKOR AF de f/5.6 e, pela primeira vez, este desempenho espetacular não termina nas aberturas f/5.6.

Sensores AF poderosos compatíveis até f/8:
 a D4 mantém o poder dos 11 sensores AF, mesmo que o valor da abertura aberta combinado seja f/8. Uma grande vantagem para fotografar eventos desportivos e vida selvagem, esta proporciona um novo nível de potencial de deteção ao combinar, por exemplo, uma objetiva NIKKOR AF de f/4 de 600 mm com um teleconversor NIKKOR 2.0x. Se o valor da abertura combinada estiver entre f/5.6 e f/8, tem ainda disponível o poder de quinze sensores AF centrais, dos quais nove são de tipo cruzado.

Velocidade de fluxo de trabalho total mais rápida

A velocidade da D4 difunde-se pelo seu fluxo de trabalho completo.

Obturador composto por fibra de carbono/Kevlar desenvolvido recentemente: o novo e altamente resistente obturador oferece um valor de ciclos standard de 400.000 disparos, com uma velocidade de obturador máxima de 1/8000 a 30s e uma sincronização do flash de até 1/250 segundos. Um monitor do obturador de diagnóstico automático inteligente e uma unidade de acionamento para reduzir a exigência de alimentação quando o obturador está levantado por períodos prolongados durante filmagens.

Resposta rápida: o arranque demora cerca de 0,12 segundos, o intervalo do tempo de libertação é minimizado até cerca de 0,042 segundos (equivalente à da D3S), com uma capacidade de cerca de 11 fps no formato FX e em todos os modos de recorte.

Suportes de armazenamento: a D4 oferece duas ranhuras para cartões. Uma para cartões CF (UDMA 7) de velocidade rápida e uma para cartões XQD de elevada capacidade e velocidade.

Conetividade:
 um sistema de controlo e comunicação de dados poderoso torna as transferências de ficheiros em LAN com fios e sem fios mais rápidas e mais fáceis que nunca. Suporte de LAN sem fios disponível através do transmissor sem fios WT-5 de conceção recente, o qual inclui modos de ligação HTTP e FTP e permite também o disparo simultâneo de várias câmaras equipadas com WT-5. Pela primeira vez, uma ligação LAN com fios é integrada no corpo da câmara.

Sempre à altura da tarefa

Cada milésimo de segundo pode contar, e a operação melhorada da D4 ajuda os fotógrafos a responder rapidamente a situações em constante evolução.

Controlo horizontal e vertical intuitivo: cada orientação tem controlos com uma disposição idêntica, colocados de forma conveniente de modo a que a câmara possa rapidamente tornar-se uma extensão da sua mão, quer esteja a fotografar com orientação horizontal ou vertical.

AF simplificada e seleção de modo de área de AF: agora possível sem retirar os olhos do visor.

Precisão de 8 cm (3,2 pol.), monitor LCD com ângulo de visualização amplo com cerca de 921.000 pontos com controlo automático de brilho do monitor. O monitor produz uma reprodução de imagem nítida e brilhante com uma capacidade de reprodução das cores muito mais ampla. O brilho do LCD é ajustado automaticamente de acordo com o ambiente de visualização e as imagens podem ser ampliadas até 46x durante a reprodução, o que pode ser uma grande ajuda para confirmação de focagem localizada.

Visor ótico de prisma de vidro: oferece uma cobertura de enquadramento de aproximadamente 100% e ampliação de 0,7x (objetiva de 50 mm f/1.4 em infinito, -1,0 m-1). A conceção do ponto de visão do olho elevado dos visores da Nikon é famosa por minimizar a fadiga visual ao utilizar a câmara durante longos períodos de tempo.

Horizonte virtual eletrónico de eixo duplo: oferece confirmação exata de nível de disparo ao permitir que verifique o monitor LCD, ou o visor, relativamente à posição da câmara em relação ao plano horizontal e à sua oscilação (rotação para a frente ou para trás).

Acesso direto aos controlos de imagem: através de um botão dedicado novo, em vez de através do menu. Os controlos de imagem permitem-lhe personalizar o visual das suas imagens fixas e vídeos através de parâmetros de sintonização fina como, por exemplo, nitidez, saturação e matiz.

1 Com base nas normas CIPA
2 Quando utilizado em conjunto com baterias diferentes da EN-EL15

Controlo total sobre o fluxo de trabalho

A D4 foi concebida para velocidade, mas não só para velocidade. A versatilidade e prontidão vão de mãos dadas com opções de controlo que conseguem proporcionar uma verdadeira vantagem quando o tempo é um imperativo.

Filmagem a intervalos: a D4 alarga a função de fotografia a intervalos popular através do armazenamento de imagens como um ficheiro de vídeo na câmara. Com velocidades de reprodução de 24 a 36.000 vezes mais rápidas que o normal.

HDR (gama dinâmica elevada):
 capta uma imagem em exposição excessiva e uma imagem em exposição insuficiente num único disparo do obturador. O intervalo pode ser ampliado em até 3 EV para visuais diferentes, plenos de saturação e gradação tonal. A suavidade das extremidades onde as duas exposições se encontram pode ser ajustada para um visual mais natural.

Controlo de temperatura de cor refinado: permite o controlo exato sobre o equilíbrio de brancos. O matiz do monitor de visualização direta e o equilíbrio de brancos da imagem resultante pode ser ajustado de modo a que os dois estejam alinhados. A temperatura de cor pode ser definida manualmente em intervalos de 10 Kelvin ou em unidades mired.

Quatro opções de área de imagem:
 pode escolher entre uma variedade de modos de recorte de imagem, todos eles visualmente ocultos no visor. 5:4 (30,0 x 24,0 mm), 1.2x (30,0 x 19,9 mm) e formato DX (23,4 x 15,6 mm).

Edição na câmara:
 as imagens e os filmes captados podem ser alterados e editados na câmara e de forma imediata se assim pretendido. Os menus de retoque incluem um conjunto de funcionalidades úteis como, por exemplo, processamento NEF (RAW), redimensionamento, controlo de distorção e perspetiva para referir apenas alguns. Assim como a capacidade de designar o ponto de início e de fim de todos os clipes de vídeo de uma só vez, para os poder guardar de forma mais eficiente.

Acessórios

Transmissor sem fios W-T5 compacto (opcional): liga-se ao conetor da interface designado da câmara e é alimentado através do corpo da câmara. Inclui modos de ligação HTTP e FTP e permite o disparo simultâneo de várias câmaras equipadas com WT-5.

Unidade GPS GP-1 (opcional): grava informação de localização como, por exemplo latitude, longitude, altitude e hora (UTC) sob a forma de etiquetas de “georeferência” nos dados da imagem (Exif) e permite operação simultânea em conjunto com o WT-5.

Microfone estéreo compacto ME-1 (opcional):
 grava som nítido ao mesmo tempo que reduz significativamente o ruído mecânico.

Nikon SB-910 (opcional) – desempenho de iluminação sem igual: oferece i-TTL versátil para controlo de flash sem fios ou na câmara, operação refinada e um número guia poderoso de 34/112 (ISO 100, m/ft, STD, formato FX, zoom de 35 mm). Os menus e controlos foram melhorados para uma maior facilidade operacional. Estão incluídos filtros de cor fluorescente e incandescente de tipo rígido, os quais podem ajustar o equilíbrio de brancos da sua D4 de forma imediata.

Capture NX 2 (opcional) – Processamento de imagem rápido, poderoso e criativo:
 para possibilitar o poder de imagem da D4, o Capture NX 2 está mais rápido do que antes e compatível com a versão integral de 64 bits.

Camera Control Pro 2 (opcional) – Controlos de câmara remotos versáteis: para além de controlar o modo de exposição, velocidade do obturador e a abertura, o software disponibiliza agora inúmeras melhorias para tornar a operação de visualização em direto da D4 excecionalmente suave. Os novos controlos criativos incluem o início e fim remoto para realização de filmagem e comutação entre visualização em direto para imagens fixas e vídeos.

ViewNX 2 (incluído) – Procure, edite
, partilhe e muito mais: conjunto de software “tudo em um” que implementa uma interface fácil de utilizar e um conjunto de funções de edição, incluindo edição básica de ficheiros RAW e de D-Movies. Integra de forma dinâmica o my Picturetown, o serviço de partilha e armazenamento de fotografias da Nikon.

Especificações

Tipo de câmara Câmara digital reflex de objectiva simples
Montagem da objectiva Encaixe F da Nikon (com acoplamento AF e contactos AF)
Pixels efectivos 16,2 milhões
Sensor de imagem Sensor CMOS de 36,0 x 23,9 mm (formato FX da Nikon)
Pixels totais 16,6 milhões
Sistema de redução de poeira Limpeza do sensor de imagem, dados de referência de Image Dust Off (exige o software Capture NX 2 opcional)
Tamanho de imagem (pixels) 1) Formato FX (36 x 24): 4928 × 3280 (L), 3696 × 2456 (M), 2464 × 1640 (S) 2) 1,2× (30×20): 4096 × 2720 (L), 3072 × 2040 (M), 2048 × 1360 (S) 3) Formato DX (24×16): 3200 × 2128 (L), 2400 × 1592 (M), 1600 × 1064 (S) 4) 5:4 (30×24): 4096 × 3280 (L), 3072 × 2456 (M), 2048 × 1640 (S) 5) Fotografias no formato FX tiradas em visualização em directo de filmes (16:9): 4928 × 2768 (L), 3696 × 2072 (M), 2464 × 1384 (S) 6) Fotografias no formato DX tiradas em visualização em directo de filmes (16:9): 3200 × 1792 (L), 2400 × 1344 (M), 1600 × 896 (S) 7) Fotografias no formato FX tiradas em visualização em directo de filmes (3:2): 4928 × 3280 (L), 3696 × 2456 (M), 2464 × 1640 (S) 8) Fotografias no formato DX tiradas em visualização em directo de filmes (3:2): 3200 × 2128 (L), 2400 × 1592 (M), 1600 × 1064 (S) É usado um formato baseado em DX para as fotografias tiradas utilizando a área de imagem DX (24 x 16) 1,5x; é usado um formato baseado em FX para todas as outras fotografias
Formato de ficheiros NEF (RAW): 12 ou 14 bits, compressão sem perda, com compressão ou sem compressão, TIFF (RGB), JPEG: Compatível com JPEG linha base com compressão fine (aprox. 1:4), normal (aprox. 1:8) ou basic (aprox. 1:16) (Prioridade ao tamanho); Compressão de qualidade óptima disponível, NEF (RAW) + JPEG: cada fotografia é gravada em formato NEF (RAW) e em formato JPEG.
Sistema Picture Control É possível seleccionar entre Standard, Neutro, Vivo, Monocromático, Retrato, Paisagem; é possível modificar a definição de Picture Control seleccionada; armazenamento para Picture Control personalizado
Suportes de armazenamento Cartões de memória XQD e CompactFlash tipo I (compatíveis com UDMA)
Ranhuras duplas para cartões Ambos os cartões podem ser utilizados para armazenamento primário ou de segurança, ou para armazenamento separado de imagens NEF (RAW) e JPEG; é possível copiar imagens entre cartões.
Sistema de ficheiros DCF (Norma de design de sistema de ficheiro para câmaras) 2.0, DPOF (Formato de ordem de impressão digital), Exif (Exchangeable Image File Format para câmaras fotográficas digitais) 2.3, PictBridge
Visor Visor reflex de objectiva simples com pentaprisma ao nível do olho
Cobertura do enquadramento FX (36×24): Aprox. 100% na horizontal e 100% na vertical, 1,2x (30×20): Aprox. 97% na horizontal e 97% na vertical, DX (24×16): Aprox. 97% na horizontal e 97% na vertical, 5:4 (30×24): Aprox. 97% na horizontal e 100% na vertical
Ampliação Aprox. 0,7 x (objectiva de 50 mm f/1.4 em infinito, -1,0 m-1)
Ponto de visão do olho 18 mm (-1,0 m-1; desde a superfície central da objectiva da ocular do visor)
Ajuste dióptrico -3 a +1 m-1
Ecrã de focagem Ecrã claro mate BriteView do tipo B Mark VIII com marcas de área de AF e grelha de enquadramento
Espelho reflex Retorno rápido
Pré-visualização da profundidade de campo Quando o botão Pv é pressionado, a abertura da objectiva é reduzida para o valor seleccionado pelo utilizador (modos A e M) ou pela câmara (modos P e S)
Abertura da objectiva Retorno instantâneo, controlo electrónico
Objectivas compatíveis Compatível com objectivas NIKKOR AF, incluindo objectivas tipo G e D (aplicam-se algumas restrições a objectivas NIKKOR PC), objectivas DX [utilizando área de imagem DX (24×16)], objectivas NIKKOR AI-P e objectivas AI sem CPU (apenas modos de exposição A e M); objectivas NIKKOR IX, objectivas para F3AF e objectivas sem AI não podem ser utilizadas. O telémetro electrónico pode ser utilizado com objectivas que disponham de uma abertura máxima de f/5.6 ou mais rápida (o telémetro electrónico suporta os 11 pontos de focagem com objectivas que disponham de uma abertura máxima de f/8 ou mais rápida)
Tipo de obturador Obturador de plano focal de deslocação vertical, controlado electronicamente
Velocidade do obturador 1/8000 a 30 s em passos de 1/3, 1/2 ou 1 EV, exposição B, X250
Velocidade de sincronização do flash X=1/250 s; sincronização com o obturador a 1/250 s ou inferior
Modos de obturação S (imagem-a-imagem), CL (contínuo a baixa velocidade), CH (contínuo a alta velocidade), Q (obturador silencioso), (auto-temporizador), MUP (espelho elevado)
Velocidade de avanço de imagem Até 10 fps (CL) ou 10 a 11 fps (CH)
Auto-temporizador 2 s, 5 s, 10 s, 20 s; 1 a 9 exposições a intervalos de 0,5, 1, 2 ou 3 s
Medição da exposição Medição da exposição TTL utilizando um sensor RGB com aprox. 91K (91 000) pixels
Método de medição 1) Medição matricial da cor 3D III (objectivas de tipo G e D); Medição matricial da cor III (outras objectivas com CPU); Medição matricial da cor (objectivas sem CPU se o utilizador fornecer dados sobre a objectiva) 2) Central ponderada: Ponderação de 75% atribuída ao círculo de 12 mm no centro do enquadramento, o diâmetro do círculo pode ser alterado para 8, 15 ou 20 mm, ou a ponderação pode ser baseada na média de todo o enquadramento (objectivas sem CPU utilizam o círculo de 12 mm ou a média de todo o enquadramento) 3) Localizada: Medição do círculo de 4 mm (cerca de 1,5% do enquadramento) centrado no ponto de focagem seleccionado (no ponto de focagem central quando é utilizada uma objectiva sem CPU)
Gama de medição (100 ISO, objectiva f/1.4, 20 °C)
Medição matricial ou central ponderada -1 a 20 EV
Medição localizada 2 a 20 EV
Acoplamento de exposímetro Combinação CPU e AI
Modos de exposição Programação automática com programa flexível (P); Automático com prioridade ao obturador (S); Automático com prioridade à abertura (A); Manual (M)
Compensação de exposição -5 a +5 EV em incrementos de 1/3, 1/2 ou 1 EV
Bracketing de exposição 2 a 9 imagens em passos de 1/3, 1/2, 2/3 ou 1 EV
Bloqueio da exposição A luminosidade é bloqueada no valor detectado com o centro do selector secundário
Sensibilidade ISO (Índice de exposição recomendado) 100 a 12 800 ISO em passos de 1/3, 1/2 ou 1 EV; também podem ser fixos em aprox. 0,3, 0,5, 0,7 ou 1 EV (equivalente a 50 ISO) abaixo de 100 ISO ou em aprox. 0,3, 0,5, 0,7, 1, 2, 3 ou 4 EV (equivalente a 204 800 ISO) acima de 12 800 ISO; controlo automático da sensibilidade ISO disponível
D-Lighting activo É possível seleccionar entre automático, muito elevado +2/+1, elevado, normal, baixo ou desligado
Bracketing ADL 2 enquadramentos utilizando o valor seleccionado para um enquadramento ou 3 a 5 enquadramentos utilizando os valores predefinidos para todos os enquadramentos
Focagem automática Módulo do sensor avançado de focagem automática Multi-CAM 3500FX da Nikon com detecção de fase TTL, ajuste de precisão e 51 pontos de focagem (incluindo 15 sensores de tipo cruzado com f/8 suportado por 11 sensores)
Gama de detecção -2 a +19 EV (100 ISO, 20 ºC)
Servo da objectiva Focagem automática (AF): Focagem automática de servo único (AF-S); focagem automática de servo contínuo (AF-C); seguimento da focagem previsível activado automaticamente em função do estado do motivo Focagem manual (M): É possível utilizar o telémetro electrónico
Ponto de focagem É possível seleccionar entre 51 ou 11 pontos de focagem
Modos de área de AF AF de ponto simples, AF de área dinâmica de 9, 21 ou 51 pontos, seguimento 3D, AF de área automática
Bloqueio de focagem A focagem pode ser bloqueada pressionando ligeiramente o botão de disparo do obturador (focagem automática de servo único) ou pressionando o centro do selector secundário
Controlo de flash TTL: O controlo de flash i-TTL que utiliza o sensor RGB com aprox. 91K (91 000) pixels está disponível com SB-910, SB-900, SB-800, SB-700, SB-600 ou SB-400; o flash de enchimento equilibrado i-TTL para SLR digital é utilizado com a medição matricial ou central ponderada; flash i-TTL standard para SLR digital com medição localizada
Modos de flash Sincronização de cortina dianteira, sincronização lenta, sincronização de cortina traseira, redução do efeito de olhos vermelhos, redução do efeito de olhos vermelhos com sincronização lenta, sincronização lenta de cortina traseira; sincronização de alta velocidade do plano focal automático suportada
Compensação do flash -3 a +1 EV em incrementos de 1/3, 1/2 ou 1 EV
Bracketing de flash 2 a 9 imagens em passos de 1/3, 1/2, 2/3 ou 1 EV
Indicador de flash preparado Acende-se quando a unidade de flash opcional estiver totalmente carregada; pisca após o flash ser disparado com a intensidade máxima
Sapata de acessórios Sapata do tipo ISO 518 com contactos de sincronização e dados, e com bloqueio de segurança
Sistema de iluminação criativa (CLS) da Nikon A Iluminação avançada sem fios é suportada com o flash SB-910, SB-900, SB-800 ou SB-700 como flash principal e SB-600 ou SB-R200 como remotos, ou SU-800 como controlador; a sincronização de alta velocidade do plano focal automático e a iluminação de modelação são suportadas por todas as unidades de flash compatíveis com CLS excepto SB-400; a Comunicação da informação da cor do flash e o Bloqueio de FV são suportados com todas as unidades de flash compatíveis com CLS
Terminal de sincronização Terminal de sincronização do tipo ISO 519 com rosca de bloqueio
Equilíbrio de brancos Automático (2 tipos), incandescente, fluorescente (7 tipos), luz solar directa, flash, nublado, sombra, predefinição manual (é possível armazenar até 4 valores), selecção de temperatura de cor (2500 K a 10 000 K), todas com ajuste de precisão
Bracketing de balanço de brancos 2 a 9 imagens em passos de 1, 2 ou 3
Modos de visualização em directo Fotografia de visualização em directo (silencioso ou sem som), visualização em directo de filmes
Servo da objectiva da visualização em directo • Focagem automática (AF): Focagem automática de servo único (AF-S); focagem automática de servo permanente (AF-F) • Focagem manual (M)
Modos de área de AF AF prioridade ao rosto, AF de área ampla, AF de área normal, AF de seguimento do motivo
Focagem automática AF de detecção de contraste em qualquer ponto do enquadramento (a câmara selecciona automaticamente o ponto de focagem quando AF prioridade ao rosto ou AF com seguimento do motivo estão seleccionados)
Medição de filmagem Medição da exposição TTL utilizando um sensor de imagem principal
Tamanho de imagem (pixels) e velocidade de disparo • 1920 x 1080; 30p (progressivo), 25p, 24p • corte 1920 x 1080; 30p, 25p, 24p • 1280 x 720; 60p, 50p, 30p, 25p • 640 x 424; 30p, 25p As velocidades de disparo reais para 60p, 50p, 30p, 25p e 24p são, respectivamente, 59,94, 50, 29,97, 25 e 23,976 fps; todas as opções suportam uma qualidade de imagem elevada e normal
Formato de ficheiros MOV
Compressão de vídeo Codificação avançada de vídeo H.264/MPEG-4
Formato da gravação de áudio PCM linear
Dispositivo de gravação de áudio Microfone monofónico incorporado ou estéreo externo; sensibilidade ajustável
Sensibilidade ISO Ajustada automaticamente na gama 200 a 12 800 ISO ou 200 ISO a Hi 4
Duração máxima Aprox. 29 min. 59 s
Outras opções de filme Marcação de índice, fotografia temporizada
Monitor LCD TFT de 8 cm (3,2 pol.), aprox. 921 000 pontos (VGA), com ângulo de visualização de 170º, cobertura do enquadramento de aprox. 100% e controlo automático do brilho do monitor utilizando um sensor de luminosidade ambiente
Reprodução Reprodução de imagem completa e de miniaturas (4, 9 ou 72 imagens) com zoom de reprodução, reprodução de filmes, apresentação de diapositivos de fotografias e/ou filmes, visualização de histograma, destaques, informações de fotografia, visualização de dados de GPS, rotação automática da imagem, entrada e reprodução de memória de voz e incorporação e visualização de informações IPTC
USB USB Hi-Speed
Saída de HDMI Conector HDMI mini-pino do tipo C; pode ser utilizada em simultâneo com o monitor da câmara
Entrada de áudio Tomada mini-pino estéreo (3,5 mm de diâmetro; alimentação plug-in suportada)
Saída de áudio Tomada mini-pino estéreo (3,5 mm de diâmetro)
Terminal de 10 pinos para controlo remoto Pode ser utilizado para ligar o controlo remoto opcional, uma unidade GPS GP-1 ou um dispositivo GPS compatível com NMEA0183 versão 2.01 ou 3.01 (é necessário o cabo adaptador GPS MC-35 opcional e um cabo com conector de 9 pinos D-sub)
Conector Ethernet RJ-45
Conector periférico Para o Transmissor sem fios WT-5
Idiomas suportados Alemão, Árabe, Checo, Chinês (Simplificado e Tradicional), Coreano, Dinamarquês, Espanhol, Finlandês, Francês, Holandês, Indonésio, Inglês, Italiano, Japonês, Norueguês, Polaco, Português, Romeno, Russo, Sueco, Tailandês, Turco e Ucraniano
Bateria Uma bateria de iões de lítio recarregável EN-EL18
Adaptador CA Adaptador CA EH-6b; é necessário o Conector de alimentação EP-6 (disponível em separado)
Encaixe do tripé 1/4 pol. (1222 ISO)
Dimensões (L × A × P) Aprox. 160 × 156,5 × 90,5 mm
Peso Aprox. 1340 g com bateria e cartão de memória XQD, mas sem tampa do corpo e tampa da sapata de acessórios; aprox. 1180 g (apenas corpo da câmara)
Ambiente de funcionamento Temperatura: 0 a 40 °C; humidade: inferior a 85 % (sem condensação)
Acessórios incluídos (podem variar em função do país ou da zona geográfica) Bateria de iões de lítio recarregável EN-EL18, Carregador de baterias MH-26, Cabo USB UC-E15, Clip para cabo USB, Correia da câmara AN-DC7, Tampa do corpo BF-1B, Tampa da sapata de acessórios BS-2, Tomada de entrada de microfone estéreo para microfone estéreo ME-1 UF-2