Canon

Canon apresenta série LEGRIA HF R com Wi-Fi e características cinematográficas

Partilhe a sua criatividade facilmente

Lisboa, 9 de Janeiro de 2012 – A Canon actualiza a sua série de câmaras de vídeo de entrada de gama LEGRIA com o lançamento das novas LEGRIA HF R38, LEGRIA HF R36 e LEGRIA HF R306. Oferecendo gravação Full HD num corpo compacto e leve, estes modelos vêm equipados com características avançadas incluindo Wi-Fi integrado, zoom avançado de 51x e Estabilizador de Imagem óptico, que tornam fácil para todos gravar conteúdo de excelente qualidade e partilhá-lo com amigos e família.

A série LEGRIA HF R foi desenhada para lhe dar maior liberdade para gravar vídeos nítidos e detalhados graças a várias características inovadoras presentes em toda a gama. Uma objectiva de vídeo HD Canon com um potente zoom óptico de 51x assegura que está sempre perto da acção, ao mesmo tempo que o novo IS Inteligente garante nitidez e detalhe às suas imagens e o Criador de Histórias o guia em todos os passos da criação de novos vídeos.

Para uma partilha mais fácil com os amigos e família, a LEGRIA HF R38 e a LEGRIA HF R36 também incluem conectividade Wi-Fi com suporte MP4, proporcionando a capacidade para transferir, visualizar e armazenar o conteúdo facilmente em dispositivos portáteis da Apple e fazer o upload para o YouTube ou Facebook sem ser preciso transferi-lo primeiro para um PC.

Partilhar, ver e armazenar facilmente

Com a funcionalidade Wi-Fi integrada, as novas LEGRIA HF R38 e LEGRIA HF R36 permitem-lhe ligar-se directamente a uma rede wireless e fazer o upload de vídeos no YouTube ou partilhá-los numa rede social apenas com o toque num botão[i].

A aplicação iOS Movie Uploader e o suporte para gravação MP4 asseguram que os clips de vídeo podem ser partilhados rapidamente em qualquer altura e em qualquer lugar. Conectando-se directamente a um dispositivo iOS através de wireless, como um iPad ou um iPhone, os utilizadores podem visualizar ou armazenar os seus vídeos nos seus equipamentos portáteis enquanto se deslocam, com a possibilidade de fazer uploads directos no Facebook ou no YouTube através da aplicação. Os utilizadores podem ainda reproduzir vídeos a partir da câmara de vídeo directamente num televisor HD ou portátil com certificação DLNA, partilhando as suas criações de forma instantânea no grande ecrã.

Qualidade e facilidade de utilização Canon

O Estabilizador de Imagem (IS) óptico avançado da Canon sofreu melhoramentos com a introdução do IS Inteligente, que adapta automaticamente as definições do estabilizador de imagem à cena que está a ser filmada. Isto significa que os utilizadores não necessitam de mudar as definições manualmente, tornando mais rápido e fácil do que nunca gravar conteúdo fantástico e nítido nas mais diversas condições.

No cerne da nova série LEGRIA HF R está o Sistema de Câmara HD da Canon; integrando um sensor CMOS Full HD de 3.2MP para um melhor desempenho em condições de pouca luz, uma objectiva de vídeo HD da Canon e um processador DIGIC DV III de alta performance, o sistema assegura que os vídeos são sempre gravados com uma qualidade excepcional. Um ecrã táctil de 7,5cm (3.0”) com interface intuitivo garante também o fácil acesso a uma variedade de controlos.

Para um back-up seguro dos seus vídeos mais preciosos e para libertar espaço na memória, a LEGRIA HF R38 e a LEGRIA HF R36 permitem transferência de ficheiros rápida directamente para um disco externo, não sendo preciso transferi-los primeiro para um PC.

Controlo criativo como nunca antes

Integrado pela primeira vez na série LEGRIA HF R, o Criador de Histórias funciona como um realizador, oferecendo orientações no ecrã para ajudar os utilizadores a gravar cenas e contar a sua história com estilo – quer seja uma festa de família ou um casamento. O Criador de Histórias é uma forma divertida e inovadora de gravar e partilhar conteúdo, e é gerido totalmente na câmara[ii] – permitindo aos utilizadores criar os seus vídeos enquanto se deslocam.

A nova série LEGRIA HF R herdou dos modelos de topo os Filtros de Aspecto Cinematográfico que tornam agora mais fácil transformar cenas vulgares, alterando o aspecto do conteúdo de forma instantânea. Com sete filtros[iii] disponíveis, os utilizadores podem dar à cena um ambiente completamente diferente, por exemplo o efeito “Vívido” torna o conteúdo mais colorido e vibrante, enquanto o efeito “Cool” dá às cenas um aspecto semelhante ao de um filme de ficção científica. Todos os filtros são aplicados na câmara, proporcionando aos utilizadores uma outra forma de melhor o seu conteúdo criativamente sem ser necessário um PC ou software adicional.

Características da LEGRIA HF R38:

  • Wi-Fi com suporte MP4
  • Zoom avançado de 51x, CMOS Full HD
  • IS óptico Inteligente
  • Criador de Histórias
  • Filtros com Aspecto Cinematográfico; Touch Decoration
  • Armazenamento directo para uma HDD externa
  • Ecrã táctil de 7,5cm
  • Automático Inteligente (38 cenários), Detecção de Rosto
  • Conversão HD-SD
  • Memória de 32GB, entrada para cartões SDXC

Características da LEGRIA HF R36:

  • Wi-Fi com suporte MP4
  • Zoom avançado de 51x, CMOS Full HD
  • IS óptico Inteligente
  • Criador de Histórias
  • Filtros com Aspecto Cinematográfico; Touch Decoration
  • Armazenamento directo para uma HDD externa
  • Ecrã táctil de 7,5cm
  • Automático Inteligente (38 cenários), Detecção de Rosto
  • Conversão HD-SD
  • Memória de 8GB, entrada para cartões SDXC

Características da LEGRIA HF R306:

  • Zoom avançado de 51x, CMOS Full HD
  • IS óptico Inteligente
  • Criador de Histórias
  • Armazenamento directo para uma HDD externa
  • Ecrã táctil de 7,5cm
  • Automático Inteligente (38 cenários), Detecção de Rosto
  • Video Snapshot
  • Entrada para cartões SDXC


[i] Via CANON iMAGE GATEWAY

[ii] Sujeito a disponibilidade de ligação à internet.

[iii] Vivid, Cool, Nostalgic, Sepia, Old Movies, Cinema Standard, Dynamic B&W

 

Tecnologias – Série LEGRIA HF R

Conectividade Wi-Fi com suporte MP4 (LEGRIA HF R38 e LEGRIA HF R36)

A nova função Wi-Fi integrada permite aos utilizadores partilhar e ver os seus vídeos através de wireless. Podem gravar no formato MP4 para além do AVCHd (Advanced Video Coding High Definition), bastando para tal seleccionar a opção na câmara de vídeo. O formato MP4 é perfeito para partilha em dispositivos móveis ou aplicações cloud graças à sua elevada qualidade de imagem e compressão e baixa taxa de gravação.

Os utilizadores podem transferir e partilhar vídeos MP4 através da aplicação iOS grátis ‘Movie Uploader’ para equipamentos portáteis Apple, incluindo iPads e iPhones. A aplicação permite aos utilizadores visualizar qualquer vídeo em MP4 armazenado na câmara de vídeo e guardar conteúdo de vídeo na pasta “Fotos” no equipamento Apple. O utilizador pode ainda fazer o upload das suas criações directamente no Facebook ou no YouTube através desta aplicação.

Os utilizadores que não possuem um equipamento iOS Apple podem também fazer o upload das suas criações nas redes sociais usando a sua rede sem fios doméstica. Primeiro, devem registar a sua câmara de vídeo na conta CANON iMAGE GATEWAY e depois devem configurar as definições para várias plataformas de redes sociais. Uma vez feito, os vídeos MP4 podem ser partilhados directamente no YouTube ou através de um URL da conta CiG no Facebook, no Twitter e no email seleccionando as opções adequadas na câmara.

Os utilizadores podem ainda reproduzir os vídeos directamente e sem cabos, a partir da câmara para um televisor HD ou um portátil com certificação DLNA. Quando o televisor não suporta AVCHD, os ficheiros são convertidos de AVCHD para MPEG-2 na câmara de vídeo e visualizados em definição standard no ecrã. Com ligação directa a sites de redes sociais, os televisores com certificação DLNA e os equipamentos portáteis da Apple permitem aos utilizadores desfrutar de uma nova experiência de visualização, partilha e armazenamento do conteúdo.

IS Inteligente

O IS Inteligente é uma tecnologia que permite à câmara detectar a situação de disparo e seleccionar o modo de Estabilizador de Imagem óptico mais apropriado para evitar a desfocagem. Como a origem do movimento da câmara pode mudar de acordo com a situação de disparo há sete diferentes modos IS que podem ser usados:

  • Modo tripé: quando a câmara detecta que está fixa num tripé, o modo tripé desliga automaticamente o Estabilizador de Imagem porque não é necessário.
  • IS Dinâmico: durante a gravação de vídeos, este modo produz conteúdo de vídeo nítido compensando as pequenas vibrações que ocorrem quando os utilizadores estão a filmar em movimento.
  • IS Powered: quando os utilizadores estão a gravar vídeos de sujeitos distantes com o zoom telefotográfico no máximo, este modo é usado para assegurar que o sujeito se mantém nítido, combatendo as mais extremas trepidações da câmara originadas quando se está a usar a definição telefotográfica.
  • IS Macro: corrige movimentos angulares e trepidações que muitas vezes ocorrem quando se está a filmar motivos macro, corrigindo qualquer desfocagem associada ao típico movimento da fotografia macro.

Criador de Histórias melhorado

Melhorado para 2012, o Criador de Histórias oferece agora um botão de orientação no ecrã, que proporciona informação da cena e a duração recomendada. O Criador de Histórias disponibiliza 5 tópicos que podem ser seleccionados de acordo com o tema do vídeo:

  • Viagem
  • Crianças & animais
  • Festa
  • Cerimónia
  • Blog

O Criador de Histórias indica a ordem pela qual o utilizador deve gravar os clips e recomenda períodos de tempo para cada um deles. Na reprodução os clips são compilados de modo a criar um único vídeo com uma história. Os clips gravados com o Criador de Histórias são armazenados de acordo com o tema respectivo numa “Galeria” e no final da gravação, ou durante o visionamento, os utilizadores podem atribuir-lhes estrelas. Uma vez criada a playlist, a história pode ser visualizada num televisor HD ou outros dispositivos HDMI compatíveis através da porta mini HDMI integrada, e pode ser adicionada música na câmara ligando um leitor de música externo ou usando faixas de música pré instaladas. Os vídeos HD podem ser convertidos para SD na câmara para serem carregados na internet.

Filtros de cinema

Os modelos de 2012 integram vários Filtros com Aspecto Cinematográfico desenhados por cineastas profissionais, permitindo aos utilizadores transformar as cenas, aplicando predefinições em características como cor, contraste, nitidez e saturação. Os utilizadores podem seleccionar e verificar os filtros antes de começarem a filmar, com cada um dos filtros a oferecer uma explicação no ecrã LCD antes da activação.

As opções de filtro incluem:

  • Cinema standard: um aspecto cinematográfico que pode ser personalizado pelo utilizador
  • Vivido: as cenas apresentam uma saturação de cor elevada (principalmente cores RGB) e um contraste ligeiramente maior, o que acentua as cores primárias para um aspecto mais luminoso e alegre
  • Divertido: adiciona maior contraste e nitidez à cena e realça as cores frias. Dá um tom azulado para um efeito divertido e futurista
  • Nostálgico: confere características às cenas como nitidez, preto e leve alto contraste bem como baixa saturação. Este filtro ajuda os utilizadores a recriar o aspecto dos programas de televisão dos anos 70
  • Sépia: as cenas possuem um tom sépia, com pouco contraste e saturação. Produz um aspecto antigo e envelhecido.
  • Filmes antigos: os vídeos ficam com o aspecto de cinema antigo graças a “trepidações” artificiais e a efeitos como riscos e grão nas imagens
  • P&B dramático: as cenas apresentam um aspecto monocromático; possuem elevado contraste e grão. Cria uma poderosa imagem a preto e branco com uma escala de cinzentos de elevado contraste.

Objectivas de Vídeo HD da Canon

As objectivas de vídeo HD das câmaras da série LEGRIA HF R foram desenhadas pela Canon para assegurar a melhor qualidade de imagem HD possível e simultaneamente, oferecer o tamanho e o peso necessários para utilização em movimento.

Um design inovador torna estas objectivas ultra compactas, permitindo gravação grande angular enquanto mantêm um tamanho físico reduzido. O novo design aumentou o número de grupos de elementos de lentes móveis de dois para três. O grupo intermédio move-se livremente num espaço tridimensional, proporcionando uma estabilização de imagem efectiva e resposta imediata aos comandos do zoom.

Uma redução no tamanho da objectiva pode resultar em maior distorção e aberração na imagem. A adição de um terceiro grupo móvel também ajuda a prevenir estes efeitos, proporcionando uma qualidade de imagem HD impressionante.

Processadores de imagem DIGIC DV

O DIGIC DV III foi apresentado pela primeira vez nas câmaras de vídeo Canon em 2009. Sendo uma evolução do DIGIC DV II, originalmente desenvolvido para a XL H1 para gerir o aumento dos dados e das exigências do HD. O processamento de alta velocidade dos dados em Full HD requer cerca de 5x mais capacidade de tratamento que o vídeo em Definição Standard. O DIGIC DV III foi optimizado para processar maiores volumes de dados e oferecer mais características “amigas” do utilizador.

Ao gerir a grande quantidade de dados envolvida na imagem HD da Canon, o DIGIC DV III emprega um sistema de redução de ruído exclusivo. O vídeo final beneficia de uma reprodução de cor excelente e de um amplo leque de tonalidades. O DIGIC DV III suporta um gamut alargado de cor xvYCC (x.v.Color) e proporciona um aumento de 25% na gama dinâmica em comparação com o DIGIC DV II.

Como uma das principais tecnologias Canon, o DIGIC DV III proporciona processamento dos sinais de fotografia e vídeo em separado numa única câmara. As imagens de vídeo e fotografia têm requisitos diferentes em termos de cor: processando os sinais de forma diferente, cada um deles pode ser maximizado. O resultado traduz-se em imagens de cores ricas e vibrantes que são fiéis ao sujeito original, quer sejam vistas num ecrã de televisão ou impressas.

O DIGIC DV III é também a força condutora por detrás de muitas características das câmaras de vídeo Canon como a Tecnologia de Detecção de Rosto e o modo Automático Inteligente.

Automático Inteligente

Utilizado primeiro nas câmaras digitais compactas da Canon, o modo Automático Inteligente foi optimizado para as câmaras de vídeo HD Canon como uma das principais características da série LEGRIA. A Tecnologia Inteligente de Detecção de Cenário identifica o tipo de disparo com base em múltiplas variáveis como o número de rostos, a distância do sujeito principal, luminosidade, a cor e o movimento, as condições de contraluz e o tipo de céu. Com a introdução de uma nova função de gravação Tele Macro, podem ser reconhecidos mais 7 tipos de cenário – perfazendo assim um total de 38. O Tele Macro é disponibilizado automaticamente quando a câmara de vídeo está a fazer zoom num close up de um sujeito.

Quando as condições estão determinadas, a câmara de vídeo regula automaticamente variáveis como o balanço de brancos, a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade para obter o melhor resultado possível. Um ícone no LCD mostra ao utilizador o tipo de cenário que foi detectado.

Tecnologia de Detecção de Rosto da Canon

Potenciada pelo DIGIC DV III, a Tecnologia de Detecção de Rosto é capaz de detectar até 35 rostos num único enquadramento, optimizando as definições para cada um. Podem ser realçados até nove rostos – um deles pode ser seleccionado pelo utilizador como o ponto de referência. A sofisticada tecnologia de Face Select and Track (Selecção de Rosto) – semelhante à encontrada nas câmaras digitais compactas Canon – assegura que o rosto escolhido se mantém seleccionado o maior tempo possível, mesmo em movimento.

A Tecnologia de Detecção de Rosto inclui dois componentes de destaque. Primeiro a Detecção de Rosto AE (Auto Exposição) usa a potência do DIGIC DV III para obter rapidamente a exposição correcta. Depois, a Detecção de Rosto AF (Auto Focagem) emprega o sistema de AF Instantâneo da Canon – que usa dois sistemas AF para proporcionar uma combinação única de velocidade e precisão – para seleccionar os rostos e assegurar que estão sempre bem focados. O sistema de Detecção de Rosto da Canon responde rápida e eficazmente – mesmo quando o rosto está enquadrado contra fundos significativamente mais escuros ou mais claros que o sujeito.

Cópia de segurança para Discos Externos (LEGRIA HF R38 e LEGRIA HF R36)

Os utilizadores podem guardar os vídeos de forma rápida e fácil directamente da câmara de vídeo para um disco externo através de um cabo USB, sem ser necessário transferir primeiro os ficheiros para um computador – perfeito para registar um dia de aventura nas férias. Os vídeos armazenados no disco externo podem também ser reproduzidos num televisor através da câmara de vídeo.

Ecrã LCD táctil com interface de utilizador baseado em gestos

O Interface de Utilizador do ecrã táctil da Canon permite um maior controlo das definições manuais para utilizadores mais avançados, com opções de controlo mais acessíveis permitindo um ajuste mais fácil e preciso de definições como balanço de brancos, focagem e exposição. Com a Focagem Táctil os utilizadores apenas tocam no ecrã a área que pretendem focar, enquanto a função Touch and Track mantém o motivo focado, uma vez tocado no ecrã, sempre que este se movimente.

O novo interface de utilizador integra uma variedade de ícones redesenhados que facilitam a navegação rápida nos guias, bem como nas sugestões e dicas sobre como filmar. Os sistemas de menu intuitivos também proporcionam fácil acesso às definições da câmara.

O controlo táctil pode também ser utilizado na reprodução. Os ficheiros podem ser visualizados no ecrã táctil passando rapidamente de uma imagem para a seguinte, permitindo aos utilizadores localizar facilmente os vídeos que procuram.

Touch Decoration

A função Touch Decoration ajuda os utilizadores a adicionar efeitos aos seus vídeos facilmente. Os efeitos são adicionados na câmara e não requerem a utilização de um PC.

A Touch Decoration permite adicionar:

  • Animação: ícones animados e efeitos para dar um toque mágico às cenas (ex: estrelas cadentes)
  • Textos e selos: permite inserir texto no vídeo (ex: mensagens de felicitações). O texto é escrito usando uma caneta fornecida. Podem também ser adicionados selos de entre uma selecção disponível.
  • Imagens estáticas: permite aos utilizadores sobrepor gráficos ou imagens estáticas ao seu conteúdo.

Video Snapshot

O Video Snapshot permite aos utilizadores gravar cenas curtas que duram por vários períodos de tempo (2, 4 ou 8 segundos), proporcionando uma forma simples de compilar uma história com aspecto profissional. Os utilizadores poderão adicionar faixas de música originais e outras no visionamento, para opções mais criativas.

Tal como o Criador de Histórias, os vídeo snapshots podem ser classificados, o que permite aos utilizadores ordenar as suas cenas preferidas.