Apple

Apple lança antevisão para programadores do OS X Mountain Lion com mais de 100 novas funcionalidades

CUPERTINO, Califórnia—16 de Fevereiro, 2012—A Apple® apresentou hoje uma versão de antevisão para programadores do OS X® Mountain Lion, a nona principal versão do sistema operativo mais avançado do Mundo, que traz populares aplicações e funcionalidades do iPad® para o Mac® e acelera o ritmo de inovação do OS X. O Mountain Lion apresenta as aplicações MessagesNotesReminders e Game Center no Mac, assim como o Notification CenterShare Sheets, integração com o Twitter e AirPlay® Mirroring. O Mountain Lion é o primeiro lançamento do OS X desenvolvido com o iCloud® em mente para uma fácil configuração e integração com as aplicações. A antevisão do Mountain Lion para os programadores também apresenta a Gatekeeper, uma revolucionária funcionalidade de segurança que o ajuda a manter-se protegido de software malicioso ao dar-lhe um controlo completo sobre que aplicações estão instaladas no seu Mac. A versão de antevisão do Mountain Lion está disponível para membros do Mac Developer Program a partir de hoje. Os utilizadores de Mac vão ser capazes de fazer a atualização para o Mountain Lion a partir da Mac App Store™ no fim do Verão de 2012.

 

“O Mac está numa fase muito positiva, crescendo de forma mais rápida que o PC há 23 trimestre consecutivos, e com o Mountain Lion as coisas vão ficar ainda melhores,” disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “A antevisão do Mountain Lion para programadores vem apenas sete meses depois do incrível sucesso do lançamento do Lion e estabelece um ritmo rápido de desenvolvimento do sistema operativo para computadores pessoais mais avançado do Mundo.”

A antevisão do Mountain Lion para programadores incluí a totalmente nova aplicação Messages, que substitui o iChat® e permite que possa enviar mensagens, fotos e vídeos de alta qualidade ilimitados do seu Mac para outros Mac ou dispositivos iOS. O Messages vai continuar a suportar AIM, Jabber, Yahoo! Messenger e Google Talk. A partir de hoje, os utilizadores do Lion pode descarregar uma beta da Messages em www.apple.com, e a versão final vai estar disponível com o Mountain Lion. A Reminders e a Notes vão ajudá-lo a criar e a seguir os seus afazeres nos seus dispositivos. O Game Center permite-lhe personalizar a sua experiência de jogabilidade no Mac, encontrar novos jogos e desafiar amigos para usufruir de jogos multiplayer em direto, quer esteja num Mac, iPhone®, iPad ou iPod touch®.

 

O Mountain Lion apresenta as notificações de uma forma nova e elegante, e o Notification Center oferece um acesso fácil a alertas do Mail, CalendarMessagesReminders, atualizações de sistema e aplicações de terceiros. As Share Sheets disponíveis por todo o sistema facilitam a partilha de links, fotos e vídeos diretamente de aplicações da Apple e de terceiros. O Twitter está integrado pelo Mountain Lion para que possa fazer o sign on apenas uma vez e fazer o tweet diretamente do Safari®, Quick Look, Photo Booth®, Preview e aplicações de terceiros. O Mountain Lion também apresenta o AirPlay Mirroring, uma forma fácil de enviar um stream de vídeo de 720p do que está a dar no seu Mac de forma wireless e segura para uma HDTV através da Apple TV®.

 

Mais de 100 milhões de utilizadores têm contas iCloud, e o Mountain Lion faz com que seja mais fácil que nunca configurar o iCloud e aceder a documentos através dos seus dispositivos. O Mountain Lion usa a sua Apple ID para configurar automaticamente as aplicações ContactsMailCalendarMessages, FaceTime® e Find My Mac. O novo iCloud Documents faz o push de qualquer mudança para todos os seus dispositivos para que os documentos estejam sempre atualizados, e uma nova API ajuda os programadores a desenharem aplicações baseadas nos documentos que trabalham com o iCloud.

Gatekeeper é uma revolucionária nova funcionalidade de segurança que lhe dá controlo sobre as aplicações que podem ser descarregadas e instaladas no seu Mac. Pode optar por instalar aplicações diretamente da fonte, tal como faz atualmente nos Mac, ou pode usar uma configuração mais segura por defeito para instalar aplicações a partir da Mac App Store, juntamente com aplicações de programadores que têm uma Developer ID única da Apple. Para uma segurança máxima, pode definir o Gatekeeper para apenas permitir que sejam descarregadas e instaladas aplicações da Mac App Store.

 

O Mountain Lion tem também funcionalidades especificamente desenhadas para suportar utilizadores chineses, incluindo melhorias significativas para o método de inserção de chinês e a hipótese de escolher as procuras do Baidu no Safari. O Mountain Lion faz com que seja fácil configurar as aplicações ContactsMail e Calendar com os principais serviços de email, como QQ, 126 e 163. Os utilizadores chineses podem também fazer o upload de vídeos diretamente através do Share Sheets para websites de vídeo líderes, como Youku e Tudou, e o suporte em todo o sistema para Sina faz com o microblogging seja simples.

 

As centenas de novas APIs dão acesso a novas tecnologias core e a melhores funcionalidades dentro do OS X aos programadores. As Game Kit APIs liga-se aos mesmos serviços que o Game Center no iOS, o que faz com que seja possível criar jogos multiplayer que funcionam em Mac, iPhone, iPad e iPod touch. A nova infraestrutura gráfica apoia-se em OpenGL e OpenCL e implementa GLKit, apresentado pela primeira vez no iOS 5, de forma a facilitar a criação de aplicações OpenGL. Usar Core Animation em aplicações Cocoa é mais fácil que nunca, e as novas APIs de vídeo oferecem modernos substitutos de 64-bit para APIs QuickTime de baixo nível. As melhoradas APIs Multi-Touch™ dão aos programadores suporte de zoom ao duplo-toque e acesso ao gesto de procura em todo o sistema. O Kernel ASLR melhora a segurança através de uma mitigação melhorada contra ataques de buffer overflow.