Nokia

Nokia aumenta a sua gama Asha com equipamentos móveis mais inteligentes e com mais potencialidades

Entre as novidades dos novos Asha estão características como o suporte de Mail For Exchange; novos serviços Nokia Life, que fornecem informações chave para os jovens consumidores urbanos; o browser Nokia, que funciona em cloud e permite a descoberta rápida do mundo online com menos tráfego de dados; e a app Nokia Social , que agora, com um único login, permite o acesso a várias comunidades.

Lisboa, 27 de fevereiro de 2012 – Acelerando a sua capacidade de ligar o próximo bilião de utilizadores à Internet, a Nokia revelou, no Mobile World Congress , novos serviços e três novos equipamentos da gama Asha : o Nokia Asha 202 , o Nokia Asha 203  e o Nokia Asha 302 .

Concebidos para oferecer uma variedade de experiências de mobilidade a um preço acessível, estes novos equipamentos têm como objetivo fornecer mais serviços em três vertentes: trabalho, através do suporte para o Mail for Exchange; aprendizagem, trazendo mais informação útil aos utilizadores jovens e com um browser que, através do seu funcionamento em cloud, reduz o tráfego de dados; e jogos, através da oferta de 40 jogos gratuitos da EA, disponíveis nos Nokia Asha 202 e Nokia Asha 203.

“Desde que delineámos uma nova estratégia, há um ano, realizámos várias ações para que tudo corresse da melhor forma”, afirmou Mary T. McDowell, vice-presidente executiva da Nokia para a área de mobile phones. “Temos estado a ligar o próximo bilião de pessoas à Internet móvel, através dos benefícios dos smart devices e dos serviços de Internet que oferecem. Hoje, damos outro grande passo nessa direção, com uma combinação de equipamentos móveis mais inteligentes e serviços inovadores.”

Nokia Life beneficia 50 milhões de utilizadores

A Nokia também anunciou uma evolução do serviço Nokia Life Tools, agora denominado Nokia Life, que fornece informações que melhoram a vida das pessoas em equipamentos Nokia Series 30 e Series 40. Agora com serviços adicionais relevantes, elementos sociais e um aspeto renovado, estas melhorias estarão, para já, disponíveis nos dispositivos Nokia Asha 202 e Nokia Asha 203. Desde o seu  lançamento em 2009, na Índia, este serviço, que funciona através de SMS, já foi expandido para a China, Indonésia e Nigéria. Até à data, mais de 50 milhões de pessoas usufruem dos seus benefícios.

O serviço Nokia Life fornece conteúdos nas áreas da educação, saúde, entretenimento e agricultura, entre outros. O Nokia Life pode ensinar os pais a focarem-se no desenvolvimento e necessidades físicas, sociais e emocionais dos seus filhos, desde o nascimento até à adolescência, por exemplo. Os utilizadores podem também praticar o seu Inglês através de uma aprendizagem feita através da troca de SMS, da receção de notícias desportivas e respondendo a pequenos “testes”.

“O Nokia Life providencia uma entrada no mundo dos conteúdos digitais através de uma experiência semelhante à da Internet, a pessoas que não têm acesso a planos de dados”, afirmou Dieter May, vice-presidente sénior da área de serviços para mobile phones. “Estamos continuamente a melhorar os nossos serviços, de modo a que os utilizadores tenham uma experiência cada vez mais agradável nos equipamentos Nokia Asha. Conseguimo-lo através do fornecimento de conteúdos que interessem aos destinatários e que os possam ajudar no seu dia-a-dia.”

A família Asha cresceu

A família Nokia Asha aumentou rapidamente desde a sua estreia, há apenas quatro meses, quando apresentou quatro dispositivos Asha no Nokia World 2011. Estes equipamentos estão agora disponíveis em mais de 100 mercados a nível global e agora veem a família aumentar com os três equipamentos anunciados hoje.

Nos smart devices Nokia Asha 202 e 203, o destaque vai para a combinação de um teclado com um ecrã tátil de 2.4 polegadas, ideal para navegação na Internet;scrolling e execução de aplicações. Além disso, o Nokia Asha 202 é um dispositivo Dual SIM munido da tecnologia Easy Swap e de um gestor de cartões SIM que permite personalizar o terminal e guardar as informações de utilização até cinco cartões SIM. Ambos os equipamentos têm uma câmara fotográfica de 2 Megapixeis, leitor de música, rádio FM, Nokia Browser, conetividade Bluetooth e suporte para cartões de memória até 32GB. O preço estimado de venda ao público para os dois equipamentos é de cerca de 60 euros, excluindo impostos e subsidiações. Prevê-se que estejam disponíveis durante o segundo semestre de 2012.

Outra novidade diz respeito à parceria entre a Nokia e a Electronic Arts, que estabeleceram uma aliança inovadora com o objetivo de trazer jogos ao próximo bilião de pessoas. Deste modo, o Nokia Asha 202 e Asha 203 serão os primeiros dispositivos Nokia Series 40 a disponibilizar jogos da EA. Através de uma promoção com a duração de 60 dias na Nokia Loja de Aplicações, os utilizadores podem poupar 75€, que seria o custo dos 40 jogos avulso, e poderão usufruir de títulos como os populares Tetris, Need for Speed, Fifa 2012 e SIMS 3.

Quanto ao Nokia Asha 302, é o primeiro dispositivo Nokia Series 40 a suportar Mail for Exchange, dando assim aos utilizadores o acesso aos seus e-mails, contactos e calendário num servidor Exchange. A esta característica junta-se o teclado QWERTY, ideal para novos empreendedores e profissionais que procuram um equipamento móvel com um design extremamente agradável. Para além destes aspetos, o Nokia Asha 302 liga-se às mais populares redes sociais e permite o envio de mensagens instantâneas através da WhatsApp e outros serviços de IM. O Nokia Asha 302 tem um processador de 1GHz e suporta redes 3.5G. Estará disponível por cerca de 95 euros, excluindo impostos e subsidiações, no segundo semestre de 2012.

“Com os anúncios de hoje, a Nokia acelerou, verdadeiramente, a possibilidade de todos poderem trabalhar em mobilidade”, de acordo com Nicholas McQuire, diretor da área de enterprise mobility strategies EMEA da IDC. “Ao disponibilizar o Mail for Exchange em dispositivos móveis com preços inferiores a 100€, a Nokia deu um passo significativo na simplificação dos negócios em países em vias de desenvolvimento, já que ajuda os seus utilizadores a obter uma melhor produtividade, melhores resultados e uma maior satisfação por parte dos colaboradores, por poderem trabalhar em mobilidade.”

Nokia Browser ajuda consumidores e operadores a reduzir custos

Os três dispositivos apresentados têm o Nokia Browser com aceleração via cloud pré-instalado, o que facilita a navegação na web e permite a personalização da homepage e o acesso a centenas de aplicações web. Para além destas características, o Nokia Browser comprime o tráfego de dados até 90%, reduzindo os custos no acesso à Internet. Este facto não só beneficia os utilizadores como os operadores, pois desta forma a rede tem capacidade para atingir velocidades superiores. O Nokia Browser foi rapidamente adotado, com quase quatro novos utilizadores a cada segundo que passa. Está disponível em mais de 200 mercados a nível mundial.