Nokia

Nokia dá mais um passo na sua nova estratégia e desvenda novos dispositivos e serviços

Foi durante a conferência de imprensa da Nokia, realizada hoje no âmbito do Mobile World Congress, a decorrer em Barcelona, que a Nokia anunciou o quarto (e mais acessível) Lumia, o Nokia Lumia 610, e a disponibilidade do Nokia Lumia 900 em vários mercados. Apresentou ainda, o Nokia 808 PureView – um smartphone com câmara de 41 MP – e novos modelos da gama de entrada Asha, agora com serviços melhorados e ainda mais inteligentes.

 

Lisboa, 27 de fevereiro de 2012 – A Nokia apresentou hoje, no Mobile World Congress, um novo leque de dispositivos, serviços e parcerias. Estes anúncios vêm conferir ritmo a 2012 e sublinhar, uma vez mais, a rápida execução da Nokia na sua nova estratégia, que já resultou na adoção do sistema operativo Windows Phone como plataforma principal para os smartphones da marca, em mudanças significativas nas características oferecidas pelos seus dispositivos de gama baixa e agora também em serviços baseados em localização, com o anúncio da unidade de negócio Location & Commerce.

“Há um ano anunciámos que a Nokia iria adotar uma nova estratégia, no sentido de desenvolver dispositivos móveis fantásticos”, afirmou Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. “Hoje, através da apresentação do quarto dispositivo Nokia Lumia, de novos smart devices e de novos serviços, estamos a demonstrar que o ritmo da Nokia nesta nova era está a decorrer a uma velocidade muito acelerada.”

 

Portefólio Lumia está mais completo e pretende chegar a mais pessoas

A Nokia alargou hoje a sua a gama de produtos com Windows Phone, ao anunciar o Nokia Lumia 610 – o dispositivo Lumia mais acessível até à data – assim como a disponibilização do Nokia Lumia 900 em mercados selecionados, fora dos Estados Unidos.

Nokia Lumia 610 foi feito a pensar nos jovens e utilizadores que desejam ter um dispositivo Nokia Lumia com Windows Phone a um preço acessível, com acesso rápido fácil a redes sociais, navegação web, música, jogos, ferramentas de navegação GPS e centenas de milhares de aplicações disponíveis no Windows Phone Marketplace. Estará disponível em quatro cores vibrantes e o preço será de, aproximadamente, 189 euros, excluindo impostos e subsidiação. Deverá começar a ser comercializado em Portugal no segundo trimestre.

Nokia Lumia 900 estará disponível em mercados fora dos Estados Unidos na versão Dual Carrier HSPA, com velocidades de download até 42.2 Mbps. O ecrã AMOLED com a tecnologia ClearBlack e a longa duração da bateria proporcionam uma experiência de conteúdos superior, que brevemente estará disponível em mais mercados a nível mundial.

No Nokia Lumia 610 e Nokia Lumia 900, os utilizadores poderão ainda encontrar o novo serviço Nokia Reading, que irá atuar como um leitor eletrónico de livros, revistas, notícias, etc.

 

Nova era da multimédia e imagem em equipamentos smartphone, com o Nokia 808 PureView

A Nokia inaugura uma nova era da multimédia e imagem nos smartphones de gama alta, através do Nokia 808 PureView. Este é o primeiro smartphone que incorpora a PureView, uma tecnologia exclusiva da Nokia que faz com que, daqui para a frente, as imagens captadas pelos smartphones Nokia tenham uma qualidade superior. O Nokia 808 PureView combina um sensor de alta resolução com 41 Megapixeis, lente Carl Zeiss e a tecnologia “pixel over sampling”, desenvolvida pela Nokia. Isto significa imagens inacreditavelmente nítidas e com um grande detalhe, um ótimo desempenho em condições de pouca luminosidade e capacidade para guardar as imagens em ficheiros compactados, para ser mais fácil partilhá-las através de e-mail, MMS ou redes sociais.

O Nokia 808 PureView integra ainda a tecnologia Nokia Rich Recording, para a gravação de música com qualidade de CD, gravação e reprodução de vídeo em Full HD a 1080p e a tecnologia Dolby Headphone, que transforma sons estéreo numa experiência surround, com qualquer tipo de auscultadores.

 

Gama Asha com equipamentos ainda mais inteligentes

A Nokia está a contribuir para que a linha que separa os telefones de gama baixa e os smartphones seja cada vez mais ténue. Isto, graças à contínua melhoria dos seus dispositivos da gama Asha, que agora têm características e serviços melhorados. A prova está nos três novos Asha apresentados hoje e que foram pensados para utilizadores que pretendem trabalhar, jogar e aprender nos seussmart devices. O Nokia Asha 302 é um equipamento premium, com um teclado QWERTY, desenvolvido para utilizadores urbanos, que não prescindem de ter no seu equipamento móvel funcionalidades empresariais. Nesse sentido, este modelo oferece sincronização de Email Exchange, com suporte também de sincronização de Contactos e eventos no Calendário; uma novidade nos equipamentos Nokia Series 40.

Concebido para um acesso fácil às redes sociais, os equipamentos Nokia Asha 202 e 203 massificam a funcionalidade de touchscreen, já que a levam para a gama baixa. Estes dois modelos integram, ainda, um pacote de 40 jogos gratuitos da Electronic Arts, entre eles os famosos SIMS 3, Fifa 2012 e Need for Speed . O Nokia Asha 202 inclui também a tecnologia Nokia Easy Swap Dual SIM, permitindo aos utilizadores a troca rápida de cartões SIM.

Por sua vez, a Nokia está também a diferenciar-se ao fazer vários updates ao já conhecido Nokia Life Tools, agora denominado Nokia Life, que melhora a qualidade de vida de várias pessoas e está presente na Series 30 e Series 40, onde se inclui o Nokia Asha 202 e o Nokia Asha 203. Com o Nokia Life, os utilizadores da Índia, China, Indonésia e Nigéria poderão beneficiar de serviços de educação, agricultura, entretenimento, entre outros, via SMS.

Estes novos equipamentos Nokia Asha complementam a gama Asha, que agora está disponível em mais de 100 mercados a nível global.

 

Ir além, mais rapidamente

Em relação aos serviços de localização, a Nokia e a Groupon planeiam oferecer descontos e bons negócios, baseados na localização do utilizador. A Nokia anunciou também uma nova versão da app Nokia Drive para dispositivos Lumia com Windows Phone, que terá suporte offline para a navegação GPS turn-by-turn. Outra nova função da app Nokia Drive são as informações de trânsito com reajuste da rota caso seja necessário, de modo a evitar engarrafamentos. Adicionalmente, a Nokia planeia lançar a versão Windows Phone da aplicação Nokia Transport, para definir rotas porta-a-porta, assim como rotas de metro, comboio ou autocarro, em mais de 500 cidades e 45 países.