Intel

3ª Geração de Processadores Intel Core

Ivy Bridge Processor

A potenciar Novas e Divertidas Experiências para o PC

O Primeiro Processador de 22 nanómetros Quad-Core disponibiliza até o dobro do Desempenho Visual para Experiências inigualáveis nos Computadores em geral

 

DESTAQUES

  • Os processadores Quad-core estão disponíveis a partir de hoje em computadores topo de gama e de grande potência e com um design elegante integrado.
  • A cadência do Modelo Tick Tock da Intel acelera pela primeira vez, para mostrar, simultaneamente, ao mercado o primeiro processador do mundo desenvolvido através de um processo de fabrico de 22 nanómetros, utilizando tecnologia inovadora transístor 3D tri-gate e uma nova arquitectura gráfica.
  • Até duas vezes mais em alta definição e desempenho de gráficos 3-D, bem como processador, disponibilização de experiências visuais impressionantes de jogos mainstream para edição de video em alta definição.
  • Os dispositivos Ultrabook™, plataformas integradas, computadores empresariais e sistemas inteligentes no sector do retalho, saúde ou outros mercados irão beneficiar deste novo processador da Intel, com anúncios oficiais previstos nos próximos meses.

 

SANTA CLARA, Califórnia., 23 de Abril de 2012 – A Intel Corporation introduziu hoje a 3ª geração da familia de processadores Intel® Core™ quad-core, que irá disponibilizar tanto a jogadores, como a aficcionados pelo multimédia e utilizadores finais, aumentos incríveis em computação visual e desempenho. Agora disponiveís em computadores topo de gama e em designs integrados e elegantes, os novos processadores são os primeiros chips em todo o mundo produzidos com a a tecnologia transístor 3D tri-gate de 22 nanometros (nm) da Intel.

Em comparação com a geração anterior de Chips da Intel, esta nova combinação de tecnologia de ponta Transístor 3D tri-gate da Intel e optimização arquitectural, ajuda a atingir até o dobro do desempenho de processamento em Gráficos 3D e em HD Media. Como resultado deste incrível desempenho visual embutido, todas as actividades que as pessoas adoram fazer  nos seus computadores – desde criar e editar vídeos e fotografias, navegar na internet, ver filmes em alta definição ou até mesmo jogar– serão mais rápidas, nitídos e realistas.  Com cerca de mais 20% de melhorias ao nível do desempenho do microprocessador e novas tecnologias para acelerar o fluxo de informação a partir dos chips, os novos processadores potenciam ainda mais a liderança da Intel no que concerne ao desempenho em geral.

Nos próximos meses estarão disponiveis versões adicionais da 3ª geração de processadores Intel Core para ligar uma nova onda de sistemas que vai desde dispositivos Ultrabook™ e computadores portáteis, até servidores e sistemas inteligentes em sectores como o retalho, saúde, etc.

A 3ª geração de processadores Intel Core foi desenvolvida a a partir do zero para criar novas experiências”, afirma Kirk Skaugen, Vice Presidente e Director Geral do PC Client Group da Intel. “Os nossos engenheiros excederam todas as nossas expectativas ao duplicar os níveis de desempenho dos gráficos e dispositivos multimédia face aos melhores processadores desenvolvidos por nós até ao momento, o que significa que estas novas experiências visuais vieram para ser incluídas em computadores “tudo em um” e nos próximos dispositivos Ultrabook. O que torna isto tudo possível é a combinação da arquitectura do processador e do processo de produção, bem como do nosso compromisso inabalável em levar a inovação tecnológica (de computação) mais além”.

  

 “Tick-Plus” – A vantagem Intel

Os benefícios de desempenho encontrados nos novos processadores são derivados, em parte, pela estrutura inovadora e tridimensional dos novos transístores da Intel. Até hoje, computadores, servidores e outros dispositivos têm utilizado apenas transístores planares bidimensionais. Adicionar uma terceira dimensão aos transítores permite à Intel aumentar a densidade do transístor e colocar mais recursos em cada milímetro quadrado destes novos processadores. A Intel reinventou, mais uma vez, o transístor e apresentou uma combinação sem precedentes ao nível do desempenho e eficiência energética, mantendo assim o ritmo acelerado do avanço tecnológico e alimentando a Lei de Moore para os próximos anos.

Os engenheiros da Intel  reformularam igualmente a arquitectura gráfica da 3ª geração dos processadores Intel Core, ajudando a proporcionar melhorias na experiência visual global. Mudar a arquitectura dos chips e, simultaneamente, diminuir o tamanho dos transístores subjacentes é uma aceleração do modelo “tick tock” da Intel. A empresa aderiu, anteriormente, ao modelo rigoroso “tick tock”, no qual foi introduzido um novo processo de fabrico em 1 ano (o “tick”) e a arquitectura do chip (o”tock”) foi alterada de seguida. A capacidade de acelerar o mapa e alterar a arquitectura de ambos os chips e, simultaneamente, o processo de fabrico foi possível devido ao facto de a Intel ser uma das poucas empresas que desenvolve e fabrica os próprios chips, um método denominado de Integrated Device Manufacturing.

 

 

Seja Visual e Comece a Jogar

A 3ª geração de processadores Intel® Core™ com o Intel® HD Graphics 4000 proporciona até duas vezes um melhor desempenho de gráficos 3D, comparativamente à geração anterior de processador, possibilitando jogos mais divertidos e com maior detalhe em alta resolução. O Intel® HD Graphics 4000 suporta o Microsoft* DirectX 11, OpenGL 3.1 e OpenCL 1.1.

“As capacidades de gráficos 3D na 3ª geração de processadores Intel Core da Intel representam um passo importante para os jogos de computador”, afirma Gabe Newell, Co-fundador e Director da Valve Software, fornecedor líder de jogos online. “Os jogadores mainstream vão ficar extasiados ao ter acesso a jogos como o nosso próximo DOTA 2 no Intel HD Graphics 4000”.

Uma grande experiência visual é mais do que apenas jogar. Os videos online continuam a crescer de forma significativa e espera-se que representem metade de todo o tráfego online este ano.** A chave para realizar um vídeo de diversão é a capacidade de partilhar rapidamente o vídeo com os amigos e família. Com a tecnologia Intel® Quick Sync Video 2.0 incorporada nos novos processadores, as pessoas podem converter os seus videos duas vezes mais rápido até mesmo que os processadores lançados o ano passado e, seis vezes mais rápido do que os computadores com apenas 2 anos de idade.

 

Experiências Seguras. Plataforma Optimizada.

A 3ª geração do processador Intel Core acrescenta ainda características de segurança, incluindo o Intel® Secure Key and Intel® OS Guard para proteger dados pessoai. O Intel Secure Key consiste na criação aleatória de números digitais que cria números verdadeiramente aleatórios para fortalecer algoritmos de encriptação. O Intel OS Guard ajuda a defender o sistema contra ataques graves às informações, onde um hacker pode aceder, remotamente, ao sistema de outra pessoa. Estas duas caraterísticas juntam-se às, já existentes, características de segurança da plataforma, tais como Intel® Identity Protection Technology (Intel® IPT) e Intel® Anti-Theft technology (Intel® AT), para ajudar a tornar as plataformas Intel uma das mais seguras no mercado. Quando emparelhado com a série de chipsets Intel® Series 7, o novo processador com o Intel IPT pode tornar uma parte do ecrã ilegível para o spyware com a característica “protected transaction display”, ajudando desta forma a impossibilitar um hacker de obter informações de acesso que podem levar a um roubo de identidade. 

As plataformas baseadas na 3ª geração de processadores da Intel fornecem, igualmente, uma rápida capacidade de transferência de dados, possibilitada pela USB 3.0 integrada no Series 7 Platform Controller Hub (PCH) e PCI Express 3.0 que, por sua vez, se encontra integrado no processador. Esta próxima geração de tecnologias I/O disponibilizam tubos de dados maiores para a plataforma, de forma a manter os dados em movimento, minimizando qualquer interrupção à experiência do PC.

 

Disponibilidade do Sistema e do Processador 

Os sistemas baseados nos produtos da 3ª geração do processador Intel Core quad-core estarão disponíveis a partir deste mês a partir dos principais fabricantes de sistemas. As versões em caixa destes processadores estarão igualmente disponíveis este mês através de canais online, de retalho, e revendedores de canal. As versões adicionais de produtos da 3ª geração do processador Intel Core para sistemas inteligentes de servidores em retalho, saúde e outros sectores, como os dispositivos Ultrabook, computadores portáteis, entre outros, estarão disponíveis ainda este ano.

 

Disponibilidade em Portugal e Espanha

Na Península, a Intel já distribuiu a 3ª geração da familia de processadores Intel® Core™ a todos os principais Fabricantes de Equipamentos Originais (OEM) e Fabricantes de Designs Originais (ODM). Os utilizadores vão poder disfrutar dos novos formatos de compuradores portáteis e de secretária a partir de 599 €. Alguns dos fabricantes locais que dispõem destes novos processadores são, em Portugal JP Sá Couto e Inforlandia e em Espanha Megasur (Tiendas Dynos), Ticnova (Tiendas Beep y PC Box), Mountain Labs, PC Componentes y Aseuropa