Intel

Intel apresenta volume de negócios de 13,8 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2014

Intel

Intel alcança um volume trimestral recorde de microprocessadores distribuídos.

A empresa regista um resultado líquido de 2,8 mil milhões de dólares, o que representa um aumento inter-anual de 40%.

Intel planeia a recompra de acções no valor de 4 mil milhões de dólares durante o terceiro trimestre do ano.

Lisboa, 16 de Julho – A Intel Corporation apresentou hoje os seus resultados do segundo trimestre, registando um volume de negócios de 13,8 mil milhões de dólares, um lucro operacional de 3,8 mil milhões de dólares, um resultado líquido de 2,8 mil milhões de dólares e um lucro por acção de 0,55 cêntimos. Ao longo do trimestre, a empresa gerou um lucro operacional de cerca de 5,5 mil milhões de dólares, pagou dividendos no montante de 1,1 mil milhões de dólares e utilizou 2,1 mil milhões de dólares na recompra de 74 milhões de acções. 

“Os nossos resultados no segundo trimestre demonstram a robustez da nossa estratégia de ampliar o alcance das tecnologias Intel, desde os centros de dados à Internet das Coisas (IoT)”, afirmou Brian Krzanich, CEO da Intel. “Com a transição para a nossa família de SoC Baytrail, temo-nos expandido em novos segmentos, como os sistemas baseados em Chrome, e avançado com firmeza para atingir a nossa meta de produzir 40 milhões de tablets. Para além disso, atingimos um marco importante na certificação dos nossos produtos Broadwell 14 nm; por isso, prevemos que os primeiros sistemas Broadwell sejam colocados à venda durante este Natal.”

A Intel anunciou os seus planos para oferecer maiores benefícios aos seus accionistas, reduzindo ainda mais o saldo da conta através da recompra de maiores volumes de acções. O Conselho de Administração autorizou a expansão do programa de recompra de acções estimada em 20 mil milhões de dólares e a empresa prevé a recompra de acções por um valor total de 4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, com mais acções de recompra para o quarto trimestre. Ao longo da última década, a Intel restituiu  mais de 90 mil milhões de dólares aos accionistas sob a forma de dividendos e recompra de acções.

“Esta mudança na nossa estrutura de capital é mais um passo na dedicação que temos vindo a manter durante anos para criar valor e devolver os investimentos dos nossos accionistas, o que reforça ainda mais a nossa confiança no negócio”, disse Stacy J. Smith, Vice-Presidente Executivo e Diretor Financeiro da empresa.

Tendências das divisões de negócio no segundo trimestre de 2014 

Receitas do PC Client Group atingiram os 8,7 mil milhões de dólares, representando um crescimento sequencial de 9% e inter-anual de 6%.

O Data Center Group registou receitas de 3,5 mil milhões de dólares, representando um crescimento sequencial de 14% e inter-anual de 19%.

A Internet das Coisas registou receitas de 539 milhões de dólares, representando um crescimento sequencial de 12% e inter-anual de 24%.

O Mobile Communications Group registrou receitas de 51milhões de dólares, uma contração sequencial de 67% e inter-anual de 83%.

Os segmentos correspondentes a software e a operação de serviços registaram receitas de 548 milhões de dólares, uma contração sequencial de 1% e um crescimento inter-anual de 3%.

Perspectivas comerciais 

As perspectivas comerciais da Intel não incluem os efeitos de qualquer possível combinação comercial, aquisição de activos, alienação, investimentos estratégicos ou outras potenciais transacções significativas que podem ocorrer a partir de 15 de Julho.

3º trimestre de 2014

Receitas: 14,4 mil milhões de dólares, com um desvio de 500 milhões.

Percentagem de margem bruta: 66%, com um desvio de 2 pontos percentuais. 

Despesas Gerais e de Administração, Marketing e I&D: aproximadamente 4,9 mil milhões de dólares. 

Custos de reestruturação: cerca de 20 milhões de dólares.

Amortização de intangíveis gerados por aquisições: cerca de 65 milhões de dólares.

Impacto dos investimentos, juros e outros: aproximadamente zero. 

Depreciação: aproximadamente 1,9 mil milhões de dólares.

Taxa de imposto: cerca de 28%.

 

Para o exercício completo de 2014 

Receitas: um crescimento aproximado de 5%, ligeiramente acima das expectativas iniciais da empresa. 

Percentagem de margem bruta: 63%, com um desvio de dois pontos percentuais, um número que corresponde às expectativas iniciais da empresa. 

Despesas Gerais e de Administração, Marketing e I&D: 19,3 mil milhões de dólares, com um desvio de 200 milhões, acima das expectativas anteriores, estimada em 19,2 milhões. 

Amortização de intangíveis gerados por aquisições: aproximadamente 300 milhões de dólares, sem alteração das expectativas anteriores. 

Depreciação: aproximadamente 7,4 mil milhões de dólares, inalterado em relação às expectativas anteriores. 

Taxa de imposto: prevé-se que a taxa de imposto permaneça em cerca de 28% para os demais trimestres de 2014, inalterada face a estimativas anteriores. 

As despesas de capital para o ano todo: 11 mil milhões de dólares, com um desvio de 500 milhões, sem alteração das expectativas anteriores.

Estado das perspectivas de negócio

As perspectivas de negócio da Intel são publicadas no site intc.com e podem ser replicadas em reuniões públicas e privadas com investidores ou outros. Estas perspectivas de negócio terão vigência até ao final do dia 12 de Setembro, caso não sejam actualizadas antes desta mesma data. Para efeitos de amortização de activos intangíveis, do impacto de capital social, juros e outros itens e taxas de imposto, as presentes perspectivas de negócio estarão em vigor até ao final do dia 22 de Julho. 

A partir do final do dia 12 de Setembro e até à publicação dos resultados do terceiro trimestre, marcada para 14 de Outubro de 2014, a Intel irá manter um “Período de Silêncio”, durante o qual todas as perspectivas de negócio que sejam incluídas em comunicados de imprensa da empresa e relatórios arquivados na SEC (Securities Exchange Commission, equivalente à CNMV), deverão ser considerados como dados históricos válidos somente como referência às actividades anteriores ao “Período de Silêncio”, no qual a empresa não poderá fornecer quaisquer actualizações.

 

Factores de risco 

Tudo o que é exposto no presente documento referente a planos e expectativas para o quarto trimestre, o ano completo e o futuro a longo prazo, são previsões de futuro sujeitas a um conjunto de riscos e incertezas. Estas estimativas em relação ao futuro identificam-se de acordo com termos como “prevê”, “espera”, “planeia”, “intenção”, “considera”, “procura”, “estima”, “pode”, “no futuro”, “talvez”, e todas as possíveis variações. Tudo o que é exposto e que faça referencia ou esteja baseado em projecções, eventos incertos ou supostos também deverá ser considerado como estimativas futuras. Tudo o que é exposto e que faça referencia ou esteja baseado em projecções, eventos incertos ou supostos também deverá ser considerado como estimativas futuras.

Múltiplos factores podem afectar os resultados finais da Intel e as possíveis discrepâncias em relação às expectativas actuais da Intel relacionadas com os referidos factores podem fazer com que os resultados reais difiram consideravelmente em relação aos expressados nas estimativas actuais. A Intel considera que os factores indicados a seguir são aqueles que mais poderão influir na empresa, fazendo com que os resultados sejam substancialmente diferentes das estimativas aqui apresentadas.

A procura poderá não corresponder às expectativas da Intel devido a diversos factores entre os quais se incluem as mudanças na conjuntura económica e empresarial, problemas de fornecedores e outras disrupções que afectem os clientes: a aceitação dos produtos da Intel e da concorrência; mudanças na flutuação dos pedidos realizados pelos clientes, incluindo o cancelamento dos pedidos, e alterações nos níveis de inventário dos clientes. A incerteza mundial em redor da economia e das condições financeiras supõem um risco de que os consumidores e as empresas adiem as suas compras em resposta a eventos financeiros adversos, o que poderia afectar negativamente a procura de produtos e outros aspectos relacionados.

Os resultados da Intel, incluindo as receitas, margem bruta, despesas, juros e outros podem ser afectadas por uma ruptura financeira e de negócios generalizada por conta do incumprimento dos EUA e das obrigações do Governo dos EUA e/ou uma falha prolongada em manter operações do governo dos EUA.

A Intel realiza as suas operações comerciais em sectores muito competitivos e que têm uma alta percentagem de custos fixos ou difíceis de reduzir a curto prazo.

A percentagem de margem bruta pode variar significativamente em relação às estimativas em consequência de alterações na utilização da capacidade, as variações na valorização do inventário, incluindo as variações relacionadas com o calendário de validação de produtos para venda, as variações ao nível das receitas, a combinação de produtos para cada segmento e os volumes de inventário dos mesmos, os calendários e execução da introdução de novos produtos e os custos associados a este processo, os custos de início de operações, o inventário excessivo ou obsoleto, as variações nos custos por unidade, os defeitos ou perturbações no fornecimento de materiais e recursos, a qualidade e volume de produção e a deterioração dos bens de longa duração incluindo os bens para fabricação, montagem/testes e os intangíveis.

As previsões para as taxas de imposto calculam-se conforme a legislação fiscal vigente e as receitas previstas para o período. Dessa forma, as taxas de imposto podem ver-se afectadas pela jurisdição na qual se obtenham os rendimentos e pelo lugar onde estejam sujeitos ao pagamento de impostos, além das alterações nas estimativas dos créditos, benefícios e deduções, a resolução de incidentes que possam surgir com diferentes organismos e deduções, a resolução de incidentes que possam surgir com diferentes organismos tributários devido a auditorias fiscais, incluindo o pagamento de juros e sanções, e pela capacidade de compensar o pagamento de impostos em exercícios posteriores.

As perdas ou ganhos em acções ou juros e outros podem variar em relação ao estimado dependendo dos ganhos ou perdas produzidos pela venda ou intercâmbio de acções, para além das alterações devido a perda de valor associada aos títulos de dívida, valores ou outros investimentos; tipos de juros; saldos contáveis e intercâmbio no valor de mercado de possíveis instrumentos derivados. 

Os resultados da Intel poderiam ser afectados por conjunturas negativas a nível económico, social, político, fiscal ou relativo a infra-estruturas nos países nos quais a Intel, os seus clientes e fornecedores realizam actividades comerciais. Entre estes factores incluem-se possíveis conflitos militares e outros riscos para a segurança, desastres naturais, incidências nas infra-estruturas, problemas sanitários e flutuações nos tipos de troca de moeda.

Os gastos, especialmente certos investimentos relacionados com marketing e retribuições salariais e imparidades associadas a restruturações ou perda de valor dos bens, variam dependendo dos níveis na procura de produtos da Intel e pelo nível de receitas e benefícios.

Os resultados da Intel podem ver-se afectadas pelo calendário de conclusão de possíveis aquisições ou desinvestimentos.

Os resultados da Intel podem também ver-se afectados por possíveis efeitos adversos associados a produtos defeituosos e erratas (desvios em relação às especificações publicadas), assim como litígios ou assuntos normativos em redor da propriedade intelectual e assuntos relacionados acções, consumidores, leis anti-monopólio, a divulgação de dados confidenciais ou outros temas como aqueles relacionados com normas e litígios descritos nos documentos da Intel para a SEC. Uma possível sentença adversa pode causar repercussões económicas ou ordens judiciais que proíbam a Intel a produção ou a venda de um ou mais produtos, o que poderia impossibilitar a empresa de continuar as suas práticas empresariais concretas, ao afectar a capacidade da Intel de conceber produtos ou outras soluções como a expedição obrigatória das licenças de propriedade intelectual.