HP

HP expande liderança no Armazenamento Convergente com Nova Tecnologia

Novos sistemas HP 3PAR, com tecnologia de federação de storage, oferecem agilidade, eficiência e desempenho inovadores

Lisboa, 30 de Agosto de 2011 – A HP acaba de alargar o seu portefólio de Converged Storage com o lançamento da funcionalidade HP Peer Motion, um novo software de federação de sistemas de storage, que permite aos clientes movimentarem, de uma forma transparente, cargas de trabalho de aplicações entre sistemas de disco em ambientes virtualizados e de computação na “nuvem”.

A HP introduziu ainda a nova linha HP P10000 3PAR Storage Systems, com funcionalidades inovadoras, tendo em vista a disponibilização de Tecnologias de Informação a partir de “nuvens” públicas e privadas, (IT-as-a-Service). Entre estas funcionalidades encontram-se a capacidade multi-inquilino (multitenancy) para a consolidação de cargas de trabalho, e novidades na funcionalidade de ‘Thin Provisioning’, para uma eficaz utilização da capacidade e o balanceamento autonómico de cargas de trabalho entre recursos do sistema.

De acordo com Luís Brites, HP Storage Division Manager, HP Portugal, “Os sistemas HP 3PAR disponibilizam funcionalidades únicas no mercado, que respondem às necessidades das organizações do presente: redução de custos, facilidade de gestão e eficiência. Com a introdução dos novos sistemas HP 3PAR V10000, a HP elevou a fasquia, introduzindo um novo ASIC GEN 4, que garante um aumento de performance até 3x face aos anteriores sistemas, bem como o aumento da escalabilidade destes sistemas, colocando assim os ‘arrays’ 3PAR num segmento ‘high-end’ dos sistemas de armazenamento”.

A IDC estima que, até 2012, 85 por cento das novas aplicações vão ser especificamente concebidas para serem acedidas na ‘nuvem’. (1) A entrega ágil dessas aplicações virtualizadas e baseadas na ‘nuvem’ requer a interligação de diversos sistemas de armazenamento, para que juntos actuem como uma única entidade. Denominada por armazenamento federado, esta capacidade permite eliminar a camada extra de virtualização com ‘appliances’, diminuindo consequentemente o custo, as despesas gerais de administração e o risco de nível de serviço dentro da arquitectura do centro de dados.

“Os sistemas de armazenamento ‘legacy’ arquitectados há 20 anos não foram desenhados para o mundo dinâmico do IT-as-a-Service, forçando as organizações a abordarem a virtualização através de soluções com maiores custos e menor eficiência”, disse Chris Johnson, Vice -presidente de Storage da HP para a região Europa, Médio Oriente e África (EMEA). “As soluções HP Converged Storage de armazenamento federado, são capazes de lidar com a inerente imprevisibilidade do ‘always-on’, dos ambientes ‘multitenant’, reduzindo custos, esforço de gestão e o risco associado aos níveis de serviço.”

Agilidade para lidar com exigências imprevisíveis

O novo software HP Peer Motion, disponível para HP LeftHand e HP 3PAR Storage Systems, disponibiliza as primeiras capacidades de armazenamento federado ‘peer-to-peer’ na indústria, que abrangem desde o software para rede local de armazenamento virtual (SAN), através de ‘appliance’ de software, até sistemas de armazenamento de gama média e topo de gama. O software HP 3PAR e HP LeftHand Peer Motion permite aos clientes:

  • Assegurarem uma produtividade constante e redistribuírem cargas de trabalho sem interrupção, em resposta a um ambiente imprevisível com balanceamento de carga federada.
  • Aumentarem o retorno sobre o investimento com tecnologia de Thin Provisioning em ambiente de storage federado, movendo de uma forma transparente os dados das aplicações para sistemas com capacidade disponível, reduzindo assim a necessidade de adquirirem armazenamento adicional.
  • Melhorarem a produtividade, efectuando a migração de dados de ‘arrays’ antigos para novos sistemas com gestão de activos federados, eliminando assim o tempo de inactividade ou de interrupção de serviço, durante as actividades relacionadas com a actualização de sistemas de armazenamento.

“A nossa pesquisa diz-nos aquilo que os executivos de TI de todo o mundo já suspeitam, ou seja, seguir a mesma abordagem em termos de armazenamento nos centros de dados da próxima geração não irá disponibilizar os resultados necessários”, disse Steve Duplessie, fundador e analista sénior da Enterprise Strategy Group, uma empresa de análise de TI e de estratégia de negócios. “A nova plataforma HP 3PAR apresenta pontuações de topo ou perto dele em cada um dos critérios de sistemas abertos que considerámos no que respeita ao armazenamento de ‘tier 1’ para este novo modelo de centro de dados.”

Gestão simplificada sem sacrificar o desempenho

Os clientes podem ter certeza de que a inovação que tornou a 3PAR única continua, agora, como parte integrante da HP. Menos de um ano após a aquisição da 3PAR por parte da HP, a empresa está a introduzir o HP P10000 3PAR Storage System com dois novos modelos, o V400 e V800 (HP 3PAR V-Class).

O HP 3PAR V-Class é um poderoso sistema de armazenamento à prova de falhas capaz de suportar simultaneamente cargas de trabalho mistas, imprevisíveis e ‘multitenant’ num único ‘array’ de elevado desempenho. Esta capacidade única é disponibilizada pelo ASIC HP 3PAR Gen4, que simplifica a gestão, por:

  • Consolidar cargas de trabalho imprevisíveis, tais como as transacções financeiras e as implementações de aplicações virtualizadas, sem a necessidade de separação manual de diversas cargas de trabalho para recursos de armazenamento ou sistemas de armazenamento diferentes.
  • Fornecer, em comparação com sistemas 3PAR anteriores, 1,5 vezes mais recursos de conectividade, através de portas adicionais de ‘front-end’ e de ‘back-end’, bem como até 3 vezes maior desempenho para cargas de trabalho sequenciais,quando comparado com os anteriores sistemas 3PAR. (2)
  • Balancear de forma autonómica os dados dentro do ‘array’, à medida que novos recursos são adicionados ao sistema, aumentando assim o desempenho e a disponibilidade do nível de serviço, em todos os volumes do sistema.

Eficiência para responder às necessidades de crescimento de dados

Os ‘arrays’ de storage da concorrência conseguem atingir taxas de utilização típicas de escrita entre 10 a 20 por cento. (3) A solução de sistemas HP 3PAR V-Class consegue eliminar a necessidade de comprar espaço em disco adicional, aproveitando na totalidade a capacidade em disco existente, graças à:

  • Utilização de uma largura de banda três vezes superior para a conversão ‘fat-to-thin’, que permite aos clientes moverem rapidamente os seus dados para volumes ‘thin’ mais eficientes, alcançando assim uma maior utilização da capacidade. (3)
  • Identificação e recuperação da capacidade de armazenamento não utilizada em incrementos graduais, à medida que uma aplicação escreve e elimina dados, com um novo motor de “nano recuperação”.
  • Replicação de dados remota, que detecta e elimina o espaço não utilizado em volumes tradicionais, reduzindo as necessidades de largura de banda e da capacidade em disco do sistema de armazenamento remoto.

O HP 3PAR V-Class é a tecnologia chave das novas soluções HP VirtualSystem e HP CloudSystem, que integram hardware, software e serviços para acelerarem o desenvolvimento e disponibilizarem às empresas uma transição simples para arquitecturas de computação na de “nuvem”.

Preços e disponibilidade (4)

As soluções HP VirtualSystem e HP CloudSystem que integram o HP 3PAR V-Class Storage System estarão disponíveis ainda este ano. A solução HP P10000 3PAR Storage System está disponível mundialmente em 29 de Agosto na HP ou através dos seus parceiros de canal, com um preço listado para a região de EMEA a partir de aproximadamente 200 mil euros.

A solução HP 3PAR Peer Motion é um produto de software separado, estando disponível por um custo adicional. Os clientes ao abrigo dos contratos de apoio existentes para sistemas de armazenamento HP LeftHand podem actualizar os seus ambientes operativos sem qualquer custo adicional, de modo a poderem tirar partido da tecnologia HP LeftHand Peer Motion.

Para obter informação adicional acerca da HP 3PAR, por favor visite o site www.hp.com/go/path2cloud.

O HP DISCOVER, principal evento para clientes da HP, ocorrerá entre 29 de Novembro e 1 Dezembro, na cidade de Viena, na Áustria. O evento irá revelar como as organizações podem começar a sua jornada em direcção à Instant-On Enterprise.

  1. “Five Steps to Successful Integrated Cloud Management,” White Paper da IDC patrocinado pela HP, IDC No. 228116, Maio de 2011.
  2. Comparação interna da HP entre as novas e as anteriores gerações dos sistemas 3PAR.
  3. Baseado em experiências e em resultados de negócio documentados junto de implementações em clientes.
  4. Estimativa baseada na lista de preços para os Estados Unidos. Os preços reais podem variar.