Apple

Tim Cook nomeado CEO e Jobs eleito Chairman of the Board

CUPERTINO, Califórnia – 24 de Agosto de 2011 – O Quadro de Directores da Apple anunciou hoje que Steve Jobs renunciou ao cargo de Chief Executive Officer e que foi nomeado Tim Cook, ex- Chief Operating Officer da Apple como novo CEO. Jobs foi eleito Chairman do Quadro de Directores e Cook vai juntar-se a este Quadro de forma imediata.

“A visão e a liderança extraordinária de Steve Jobs salvou a Apple e guiou-a à sua posição actual, como a empresa de tecnologia mais inovadora e valiosa do Mundo”, disse Art Levinson, chairman da Genentech, em nome do Quadro de Directores da Apple
“Steve Jobs deu inúmeras contribuições para o sucesso da Apple, atraiu e inspirou a grande criatividade dos funcionários da Apple e da sua equipa de executivos de classe mundial. No seu novo papel como chairman, Steve Jobs vai continuar a servir a Apple com as suas sugestões, criatividade e inspiração.

“O Quadro de Administradores tem plena confiança que Tim Cook é a pessoa certa para ser o nosso próximo CEO”, acrescentou Levinson. “Os seus treze anos de serviço na Apple foram marcados por um desempenho extraordinário e Tim Cook demonstrou um talento assinalável e decisões ponderadas em tudo o que faz”

Steve Jobs enviou a sua renúncia ao Quadro de Administradores e recomendou fortemente que o Quadro seguisse o seu plano de sucessão e nomeasse Tim Cook como CEO.

Como COO, Tim Cook foi responsável por todas as vendas e operações internacionais da Apple, incluindo gestão end-to-end da cadeia de distribuição da empresa, actividades de vendas, serviços e apoio em todos os mercados e países. Cook também liderou a divisão Macintosh da Apple e desempenhou um papel-chave no contínuo desenvolvimento da estratégia de relações com os canais de revenda e fornecimento, assegurando flexibilidade na resposta às procuras crescentes no mercado.