Axis

Axis anuncia câmaras de rede IP fixas com capacidade de captura dinâmica

A AXIS Q1604 é ideal para instalações de videovigilância onde as condições de luminosidade estão constantemente a mudar

Lisboa, 27 de Setembro de 2011 – A Axis Communications, líder mundial em soluções de vídeo em rede, apresentou duas câmaras IP fixas fora de série: a Q1604 e a Q1604-E . Estas câmaras assumem-se como soluções ideais para videovigilância em locais onde as condições de luz sofrem mudanças constantes, como por exemplo, quando a luz atravessa uma janela de vidro ou entrada, criando tanto zonas muito claras, como zonas de sombra. Neste tipo de cenário, as câmaras IP Q1604/-E permitem que o utilizador identifique de forma clara pessoas e objectos.

“Adaptadas para cenários em constante mutação, a extraordinária capacidade de captura dinâmica da Axis faz com que estas câmaras consigam gravar em contra-luz directa e mesmo assim conseguir resultados soberbos neste tipo de condições”, referiu Erik Frännlid, Director of Product Management da Axis Communications. “As Axis Q1604/-E conseguem produzir imagens claras mesmo quando a intensidade da luz varia constantemente”. A tecnologia usada baseia-se no conceito de Wide Dynamic Range, com captura dinâmica, e funciona com a captação de várias imagens com diferentes valores de exposição.

Em conjunto com um processamento avançado de imagem, o resultado é um vídeo com uma claridade e detalhe de excepção, o que garante que nenhuma parte da imagem é demasiado escura ou clara. Esta vantagem é especialmente útil em ambientes onde a luz que incide directamente no campo de visão da câmara ou os contrastes intensos são um problema.

As novas Q1604/-E são perfeitas para monitorizar entradas, edifícios com grandes janelas, túneis, estações de comboios e espaços urbanos. O modelo para interiores Q1604 e o destinado a aplicações exteriores oferecem um scan progressivo de imagem com qualidade de resolução de 1MP/HDTV 270p e capacidade de configuração de múltiplos streams em H.264 e Motion JPEG em simultâneo.

Entre as outras características das câmaras, destacam-se a funcionalidade de gravação em modo de dia e noite, lentes variofocais, foco remoto e suporte para saídas de áudio de duas vias. O modelo Q1604-E está classificado de acordo com as normas IP66 e NEMA 4X, vem com um suporte de montagem para a parede e uma protecção solar. Além disso é a prova de poeiras, chuva, neve e sol, podendo ser instalada em locais com temperaturas entre os -40ºC e os 50ºC.

As Axis Q1604/-E são compatíveis com o software de gestão de vídeo AXIS Camera Station, bem como com a maior base de software de gestão de vídeo do mercado através do programa Axis Application Development Partner. Como complemento, estas câmaras incluem suporte para a Camera Application Platform e para o AXIS Video Hosting System (AVHS) com ligação One-Click Camera para fazer a gestão remota de serviços de monitorização de vídeo. Estes modelos estarão disponíveis no quarto trimestre de 2011.