Canon

Canon apresenta a PowerShot S100

 

HS System

O HS System representa uma eficaz combinação de um sensor de alta sensibilidade com o elevado desempenho de processamento DIGIC da imagem. O novo processador DIGIC 5 processa até seis vezes mais informação de uma vez comparativamente ao anterior processador DIGIC 4, para oferecer qualidade de imagem excepcional nas mais variadas condições de luz e especialmente com luz fraca.

 

Esta nova geração do HS System da Canon oferece vantagens significativas relativamente aos modelos de câmaras que não o possuem, incluindo:

  • Melhor qualidade de imagem em todas as situações – O HS System consegue captar imagens com menos ruído do que as câmaras sem este sistema em todas as sensibilidades de ISO. Fotos captadas com o ISO com sensibilidade elevada em câmaras anteriores mostravam níveis de ruído e grão significativos, especialmente com pouca luminosidade. O HS System consegue detectar e captar mais detalhe e reduzir o ruído, resultando em imagens bonitas e fiéis à realidade.
  • Desempenho em luz fraca – Fotografar em condições de luz fraca, tanto em espaços interiores como exteriores, pode produzir imagens desfocadas, principalmente quando se fotografa sem tripé. A utilização do flash nestas condições arruína por vezes o ambiente da cena e nem sempre fornece a luz suficiente para obter os melhores resultados. O HS System está concebido para sobressair em situações de luz fraca e oferecer qualidade de imagem premium. Disparando com sensibilidades ISO mais elevadas também permite conseguir velocidades do obturador mais rápidas para “congelar” o movimento dos sujeitos, evitar a desfocagem e fotografar sem tripé. Quando o flash é necessário em condições de luz muito fraca, o HS System pode expandir o alcance do flash, permitindo captar mais detalhe no fundo e iluminar o sujeito principal.
  • Mais opções ISO – O HS System consegue equilibrar a excelente performance das suas definições de ISO para captar o ambiente de qualquer cenário com uma qualidade excepcional até ao máximo de ISO 6400.
  • Gama dinâmica – A grande sensibilidade do HS System permite-lhe captar uma gama dinâmica mais ampla com uma melhor variação no brilho quando se compara com os resultados de modelos sem HS System.

Processador de Imagem DIGIC 5

O novo processador Canon DIGIC 5 foi concebido para processar dados de imagem mais detalhados mais rapidamente que nunca. O processador analisa quarto vezes mais dados para, de uma forma precisa, produzir cada pixel da imagem, o que oferece mais detalhe e cores mais realistas. Os dados de imagem são processados seis vezes mais depressa comparativamente ao seu antecessor DIGIC 4. A capacidade de processamento, combinada com algoritmos melhorados de redução de ruído, tem como resultado imagens extremamente detalhadas com até 75% menos ruído comparativamente aos modelos anteriores com DIGIC 4 a sensibilidades de IS0 1600.

Balanço de Brancos Multi-área

O novo processador DIGIC 5 potencia uma nova função exclusiva na PowerShot S100, o Balanço de Brancos Multi-área. A maioria das câmaras digitais estabelece um balanço de brancos com base na fonte de luz dominante na cena. Porém, quando se verifica a presença de múltiplas fontes de luz, esta abordagem pode levar a uma inconsistência na forma como a luz é representada. Por exemplo, se o flash for utilizado para iluminar o sujeito principal num ambiente iluminado com luz tungsténio, o sujeito irá parecer natural mas os tons envolventes podem parecer demasiado “quentes”– em resultado das diferentes temperaturas de cor do flash e das luzes tungsténio. Para compensar este desequilíbrio, o Balanço de Brancos Multi-área é capaz de detectar diferentes fontes de iluminação e equilibrar as diferenças entre luz tungsténio, flash e luz do dia, produzindo fotos mais realistas e consistentes.

Sensor CMOS de 12.1 MP de tipo 1/1.7 de alta sensibilidade

O novo Sensor CMOS de 12.1 MP de tipo 1/1.7-type de alta sensibilidade é o sensor Canon para câmaras compactas digitais mais avançado de sempre. Com um tamanho físico maior quando comparado com os sensores convencionais e incluindo tecnologias dos sensores produzidas para as DSLR EOS da Canon, contribui para a obtenção de uma melhor performance em condições de luz fraca e uma qualidade de imagem nunca antes vista na gama de compactas digitais Canon.

Os melhoramentos na construção das fotocélulas e microlentes permitem que o sensor capte mais luz e menos ruído em todas as sensibilidades ISO. A tecnologia de redução de ruído on-chip, em conjugação com a avançada Redução de Ruído incluída no novo processador DIGIC 5, reduz eficazmente o ruído presente no momento da captação da imagem, permitindo que os utilizadores consigam disparos em resolução total até ISO 6400. Esta maior sensibilidade à luz confere uma melhor gama dinâmica às imagens captadas. A tecnologia de leitura de quatro canais do sensor oferece uma captura mais rápida de fotos e vídeo por isso a PowerShot S100 pode captar sequências de disparos em resolução total de até 9.6 disparos/segundo (até 8 disparos) no modo
High-speed Burst HQ e Super Slow Motion Movies a 240 fps.

Objectiva ultra grande angular Canon f/2.0, 24mm, zoom 5x

Tirando partido de mais de 70 anos de experiência em engenharia óptica, esta objectiva Canon é fabricada com os mesmos processos empregues no desenvolvimento das objectivas EF profissionais da Canon. Para tornar a câmara mais compacta, o corpo da objectiva foi significativamente reduzido sem compromisso do desempenho. A PowerShot S100 apresenta agora uma objectiva ultra grande angular de 24mm com zoom óptico de 5x, aumentando a sua flexibilidade comparativamente a sua antecessora a PowerShot S95. A PowerShot S100 é também 2,8mm mais fina do que a sua antecessora, medindo apenas 26,7mm de espessura.

Estabilizador de Imagem (4-stops)

A tecnologia de Estabilizador de Imagem (IS) da Canon previne a desfocagem ao reduzir dramaticamente os efeitos de trepidações da câmara. Em situações em que é mais previsível a trepidação da câmara como por exemplo em condições de luz fraca ou ao fotografar com zoom elevado, o Estabilizador de Imagem contribui para uma maior nitidez das imagens através do giroscópio de vibração ao minuto que detecta o movimento da câmara causado pelo tremer da mão. Estes sinais são processados por um controlador de IS “single-chip” que distingue as trepidações dos movimentos intencionais da câmara. Os sinais são então enviados para a unidade de IS que move um dos elementos da lente para realinhar os raios de luz e cancelar os efeitos de trepidações da câmara.

IS Inteligente

O IS Inteligente é uma tecnologia que permite à câmara detectar a situação de disparo e seleccionar o modo de Estabilizador de Imagem óptico mais apropriado para evitar a desfocagem. Como a origem do movimento da câmara pode mudar consoante a situação de disparo, há sete diferentes modos IS que podem ser usados:

  • IS Normal: este modo de Estabilização de Imagem standard é apropriado para fotografia onde as trepidações da câmara mais comuns são corrigidas. Dependendo da profundidade e distância focal do sujeito, a câmara irá aplicar o nível de correcção angular (rotativa) e de movimento apropriado para obter os melhores resultados.
  • IS Panning: quando está a captar um sujeito em movimento, como um ciclista ou carros de corrida, este modo detecta o movimento de arrastamento e aplica o Estabilizador de Imagem no eixo oposto para assegurar que o sujeito se mantém nítido e que o efeito de movimento é suave.
  • IS Macro: corrige movimentos angulares e trepidações que muitas vezes ocorrem quando se está a fazer close-ups de motivos como flores.
  • Modo tripé: quando a câmara detecta que está fixa num tripé, o modo tripé desliga automaticamente o Estabilizador de Imagem porque não é necessário.
  • IS Dinâmico: durante a gravação de vídeos, este modo produz conteúdo de vídeo nítido compensando as pequenas vibrações que ocorrem quando os utilizadores estão a filmar em movimento.
  • IS Powered: quando os utilizadores estão a gravar vídeos de sujeitos distantes com o zoom telefotográfico no máximo, este modo é usado para assegurar que o sujeito se mantém nítido, combatendo as mais extremas trepidações da câmara originadas quando se está a usar a definição telefotográfica.
  • IS Dinâmico e Macro: este modo é activado quando se está a filmar motivos macro e corrige zonas desfocadas causadas pelos movimentos típicos da fotografia macro.

Anel de Controlo da Objectiva

A PowerShot S100 possui um intuitivo Anel de Controlo situado na base da objectiva. Este proporciona uma forma simples e cómoda de ajustar manualmente várias definições da câmara, podendo ser rodado para a esquerda e para a direita definições de ISO, abertura, velocidade do obturador, balanço de brancos, focagem manual e zoom.

Permitindo elevados níveis de personalização, o utilizador podem configurar a operação do Anel de Controlo da objectiva e do dial multi-controlo na traseira para os vários modos de disparo. Por exemplo, em modo Av, o Anel de Controlo da objectiva controla por defeito a abertura, mas pode ser mudado para controlar o ISO, o balanço de brancos ou a compensação de exposição, e os utilizadores podem usar o dial Multi-controlo para ajustar a abertura. As definições para cada modo de disparo podem ser guardadas para um modo de operação personalizado com as definições preferidas do fotógrafo no Anel de Controlo e no dial.

RAW e DPP 

A PowerShot S100 suporta RAW permitindo a captura de informação de imagens não comprimidas que os fotógrafos podem ajustar e usar, para criar a imagem final manualmente, usando o software Canon Digital Photo Professional (DPP).

Partilhado o mesmo ambiente de edição do Sistema EOS da Canon e adaptada às necessidades dos profissionais e amadores avançados, o DPP disponibiliza uma variedade de opções de processamento para os ficheiros RAW produzidos pela PowerShot S100, incluindo Picture Style, contraste, brilho, nitidez, redução de ruído, balanço de brancos e exposição. Uma função de correcção da lente está também incluída, permitindo corrigir distorções da lente, iluminação periférica, aberrações cromáticas e cores.

GPS[1]

A PowerShot S100 está equipada com uma unidade GPS que grava informação relativa à localização onde foram captadas as fotos. Isto permite a actualização do relógio da câmara de acordo com o fuso horário, tags com informação podem ser adicionados às imagens e, com a função Logger, os utilizadores podem identificar o seu percurso num dia específico. A antena no topo da câmara recebe um sinal de posicionamento via satélite. Os dados de posicionamento são gravados juntamente com as fotos para o cartão de memória durante a captação e mostrados na reprodução.

Além disso, pode ser activada uma função GPS Logger para gravar informação de localização com intervalos de tempo definidos, enquanto o utilizador se desloca. Esta informação é depois gravada como ficheiro GPS, logo, separadamente das imagens. O ficheiro log grava as deslocações do dia e permite ao utilizador rever a sua jornada e assinalar a o posicionamento nas suas fotos usando o software Map Utility fornecido compatível com o Google Maps[2]

Funções de alta velocidade

As funções de alta velocidade permitem fotografar acção com movimento rápido e cenários que de outra forma se tornariam difíceis:

  • Modo Alta Velocidade Burst HQ – Um modo de disparo de alta velocidade Burst HQ que permite captar uma sequência de até 8 fotos a 9.6 disparos/segundo a 12.1MP quando o obturador é activado, captando uma sequência de imagens com grande detalhe para assegurar que o utilizador capta acção rápida.
  • Cenário Nocturno Manual – para fotografar em condições muito escuras, a câmara irá captar uma sequência de disparos e depois combiná-los numa única imagem com a mínima desfocagem e a melhor exposição possível.
  • Filme Super Slow Motion – Usa a potência do sensor CMOS para gravar conteúdo com resolução VGA (640 x 480 pixels) a 120 fps ou vídeo QVGA (320 x 240 pixels) a 240 fps. É uma óptima forma de reduzir a velocidade de movimentos muito rápidos, permitindo analisar, por exemplo, uma jogada de golfe ou ténis.

Modo Automático Inteligente

O modo Automático Inteligente é o modo de disparo automático mais recente, que faz uso de múltiplas tecnologias Canon incluindo Detecção de Cenário, Detecção de Movimento e Detecção de Rosto e que permite que qualquer um consiga obter o melhor resultado, apenas apontando a câmara para o sujeito e pressionando o botão do obturador. O Modo Automático Inteligente utiliza a Tecnologia de Detecção de Cenário para determinar o ambiente do sujeito a fotografar, analisando a luminosidade, o contraste, a distância e o aspecto geral. Em seguida a câmara selecciona o tipo de cenário mais apropriado de entre 32 variáveis, aplicando as melhores definições para um resultado óptimo.

No modo Automático Inteligente, um ícone colorido indicando o tipo de cenário detectado e as condições de luz é mostrado no ecrã LCD. O modo Automático Inteligente também inclui i-Contrast e Exposição Inteligente ao Flash que assegura uma captação com detalhe tanto das áreas mais escuras como das mais claras eliminando sobreexposições e sub-exposições. Isto permite que qualquer utilizador não conhecedor das definições da câmara consiga captar fotos com óptima qualidade.

Tecnologia de Detecção de Rosto

A Tecnologia de Detecção de Rosto torna mais fácil do que nunca

fotografar pessoas. Este sistema avançado detecta rostos num cenário de forma rápida e precisa – depois optimiza as definições para que toda a gente apareça no seu melhor. Com a capacidade para detectar até 35 rostos num enquadramento, é ideal para fotografias de grupo e retratos. Estas câmaras incluem as seguintes tecnologias de Detecção de Rosto da Canon:

  • Detecção de Rosto AF: Foca os rostos em retratos de grupos e não apenas no sujeito mais próximo.
  • Detecção de Rosto AE: Optimiza a exposição dos rostos em qualquer condição de luz – útil em situações de contraluz ou interiores.
  • Detecção de Rosto FE: Evita que os rostos fiquem demasiado claros quando se utiliza o flash – perfeito para close-ups em locais com pouca iluminação.
  • Detecção de Rosto WB: Optimiza o balanço de brancos para obter tons de pele naturais independentemente da cor a pele e das condições de luz.
  • Correcção de Olhos Vermelhos: Elimina automaticamente os indesejáveis do flash imediatamente após o disparo. Com um toque no botão de visualização, o efeito olhos vermelhos é eliminado

Detecção Avançada do Sujeito

Uma outra característica do modo Automático Inteligente, a Detecção Avançada do Sujeito, permite à câmara identificar um objecto em movimento, e seleccioná-lo – assegurando a sua focagem e exposição correctas até à activação do obturador.

Servo AF/AE

O Servo AF/AE ajusta, de forma contínua, a focagem e a exposição do motivo, enquanto o obturador fica retido a meio. Esta função garante que, mesmo quando os motivos se afastam ou aproximam da câmara, estão sempre focados e com a exposição correcta no disparo.

AF Táctil

Para acompanhar sujeitos em movimento ou ajudar a conseguir uma composição criativa, o modo AF Táctil permite seleccionar elementos no centro do enquadramento e acompanhá-los quando estes se movem ou se o enquadramento for refeito.

Tecnologia de Detecção de Movimento

Activada no modo Automático Inteligente, a Tecnologia de Detecção de Movimento detecta automaticamente os movimentos no cenário. Quando tal acontece, a câmara aumenta a sensibilidade do ISO e a velocidade do obturador para minimizar a desfocagem e maximizar a qualidade da imagem.

Obturador inteligente

O modo Obturador Inteligente usa a Tecnologia de Detecção de Rosto para

permitir aos utilizadores tirar fotos de grupo e auto-retratos facilmente.

O obturador pode ser activado remotamente de três formas:

  • Detecção de Sorriso: activa o obturador quando a câmara detecta

um sorriso no enquadramento.

  • Temporizador de Pestanejar: activa o obturador dois segundos depois do sujeito no enquadramento piscar o olho à câmara, eliminando a necessidade de um controlo remoto.
  • Temporizador para Auto-retrato: permite fotos de grupo e auto-retratos perfeitos, activando o obturador automaticamente dois

segundos após um novo rosto entrar no enquadramento.

Detecção de piscar de olhos

Tecnologia que usa a função Detecção de Rosto para detectar se os olhos dos sujeitos fecharam no momento do disparo – permitindo aos utilizadores voltar repetir a foto. Na visualização da imagem é mostrado um quadrado sobre o rosto da pessoa cujos olhos estavam fechados e o “Blink icon”  surge à direita do visor LCD.

Vídeo Full HD incluindo som estéreo e HDMI-CEC

Vídeo com resolução Full HD a 1080p é gravado a 24fps com som estéreo, pronto para ser reproduzido com excelente qualidade em ecrãs Full HD. Um Botão de Gravação de Vídeo no interface táctil do ecrã activa instantaneamente a gravação de vídeo. Está disponível uma porta HDMI-CEC para ligação directa (através de um cabo opcional) a ecrãs HD, como televisores HD. Se os utilizadores possuírem um ecrã compatível com HDMI-CE, podem controlar o visionamento das imagens na câmara através de telecomando.

Efeito Miniatura no vídeo

O Efeito Miniatura pode também ser aplicado a gravação de vídeo, permitindo captar modelos à escala com uma resolução de 720p. Este efeito desfoca gradualmente a parte superior e inferior, ou direita e esquerda do cenário, enfatizando a perspectiva. O utilizador pode seleccionar a taxa de enquadramento a que o vídeo é gravado (6fps, 3fps ou 1.5fps) para que quando o vídeo for reproduzido, dar um efeito de um vídeo com lapso de tempo de um modelo à escala.

Modos de Disparo Criativos

Modos de disparo adicionais tornam fácil captar imagens de alta qualidade e criativas. Estes modos são:

  • Movie Digest: quando este modo está activo a câmara irá filmar os 4 segundos em resolução VGA antes da captação de uma fotografia. Depois irá combinar todos os clips gravados no mesmo dia num único vídeo. Isto dá aos utilizadores a possibilidade de verem os poucos segundos antes de cada foto, dando uma divertida e alternativa forma de gravar esses momentos em vídeo.
  • Movie Digest Playback: permite a reprodução de vídeos gravados no modo Movie Digest por data. Na visualização destes vídeos, é possível saltar para a frente ou para trás em unidades de quatro segundos com um botão designado para o efeito.
  • Filtros Criativos: estão disponíveis, com acesso directo a partir do selector de modos, uma selecção de filtros que permite aos utilizadores divertir-se a tirar fotos criando imagens com grande impacto ou com um humor diferente:
    • Efeito Toy Camera – escurece as margens da imagem, ao mesmo tempo que leva o processamento da imagem a aumentar as diferenças no contraste da imagem, para recriar o efeito de um estilo antigo. Adicionalmente podem ser seleccionados três tipos de efeitos: Quente, Standard ou Frio.
    • Monocromático – permite aos utilizadores fotografar em três tipos de efeitos monocromáticos: preto e branco, sépia ou azul
    • Efeito Olho de Peixe – imita a distorção de uma objectiva olho de peixe em três níveis: fraco, médio, forte
    • Super Vivas – satura as cores da imagem para um efeito colorido intenso
    • Efeito Poster – reduz os níveis de gradação de cor para dar à imagem o aspecto retro dos posters vintage
    • Efeito Miniatura – dá o efeito de uma profundidade de campo muito estreita fazendo com que o cenário apareça como um modelo à escala. Na gravação, algumas partes superiores e inferiores ficam desfocadas, enquanto o resto da imagem se mantém focada
  • Reprodução de Grupos de Imagens: o modo de Disparo de Alta Velocidade capta várias imagens compostas semelhantes. No entanto, dependendo do objectivo na visualização, poderá não ser necessário ver todas as imagens. Por isso, as imagens fotografadas num disparo de alta velocidade são agrupadas e é possível mostrar apenas o primeiro frame. Isto pode ser configurado no menu de reprodução de grupo.
  • iFrame Movies: o formato de vídeo iFrame da Apple®[3]é um formato de vídeo de fácil utilização concebido para simplificar bastante o processo de trabalho dos vídeos gravados pela sua câmara. Com o iFrame, o vídeo na câmara encontra-se no mesmo formato em que será editado, logo, é rápido importá-lo. Poderá começar a editar e a partilhar os seus vídeos imediatamente em várias plataformas e dispositivos. Baseado em tecnologias standard como H.264, AAC, MP4 e QuickTime, o iFrame pode ser usado com as aplicações PC e MAC.

Ecrã LCD G PureColor II

O ecrã LCD PureColor II de 7,5 cm (3.0”), oferece excelente visibilidade para ajudar na captação e reprodução das fotos e vídeos. A camada exterior em vidro temperado dá-lhe robustez, contraste melhorado e ampla reprodução de cores. O ecrã disponibiliza ainda um amplo ângulo de visão com resolução de 461k pontos que facilita os disparos a partir de ângulos complicados e fácil partilha das imagens.

Funções Eye-Fi connected

Para utilizadores que pretendem transferir conteúdo através de wireless, a PowerShot S100 integra funções Eye-Fi. Esta câmara vem equipada com uma secção dedicada Eye-Fi no Interface de Utilizador, bem como ícones no ecrã. Ela cancela também a função de desligar automático quando um cartão Eye-Fi é detectado – permitindo aos utilizadores transferir o conteúdo facilmente e sem interrupções.

Disparo Multi-Aspect

O Disparo Multi-Aspect permite aos utilizadores de câmaras digitais compactas fotografar em vários formatos sem ser necessária pós-produção. Os fotógrafos podem agora escolher de entre os formatos 1:1, 16:9, and 3:2, permitindo-lhes seleccionar instantaneamente a composição que melhor se adapta ao sujeito e ao resultado desejado.


[1] GPS pode estar restringido em certos países ou regiões. O uso de GPS deve observar as leis e regras do país ou área onde está a ser utilizado, inclusive restrições ao uso de equipamentos electrónicos.

[2] Google, Google Maps e Google Earth marcas registadas da Google Inc.

[3] Apple é uma marca da Apple Inc.

Pages: 1 2 3 4