Intel

CEO da Intel Apresenta os Planos da Companhia para Continuar a Liderar o Futuro da Computação

Anuncia Parceria com a Google* e Detalha a Inovação dos Ultrabook de Baixo Consumo Energético

DESTAQUES

  • Intel e Google optimizam lançamentos futuros da plataforma Android™ para a família da Intel de de processadores Atom™ de baixo consumo energético.
  • O CEO revelou como os avanços na tecnologia de silício e nas engenharias das plataformas irão reduzir o consumo da plataforma do processador “Haswell” em 2013, quando este está inactivo, reduzindo o consumo até 20 vezes do que os desenhos actuais.

INTEL DEVELOPER FORUM, San Francisco, 13 de Setembro, 2011 – A Intel Corporation anunciou uma nova colaboração com a Google* que pretende acelerar o negócio da Intel nos smartphones.

A companhia também revelou que os engenheiros da Intel estão a trabalhar numa nova forma de gestão de energia das plataformas para os Ultrabooks™ que irá contribuir para oferecer uma experiencia de computação na qual o equipamento está ligado e conectado de uma foirma permanente.

O Presidente e CEO da Intel Paul Otellini fez o anúncio durante a cerimónia de abertura do Intel Developer Forum em São Francisco.

“A computação está num estado constante de evolução,” referiu Otellini, descrevendo as oportunidades e desafios que a Intel e o resto do sector enfrentam. “A exigência computacional sem precedentes que vivenciamos actualmente e que vai desde os dispositivos do cliente até à computação em nuvem, está a criar oportunidades significativas para a indústria. A Intel está a inovar e a trabalhar com os nossos parceiros para disponibilizar uma experiência de computação que seja mais móvel, segura e homogénea. Estou muito orgulhoso com as novas experiências que vão ser criadas para uma vasta gama de dispositivos e apenas estamos a começar.”

Crescer em Novos Segmentos de Mercado

Com o propósito de conseguir alcançar um novo objectivo institucional de crescimento no negócio da Intel em segmentos de mercado de computação adjacentes, Otelini discutiu os esforços mais recentes da companhia em acelerar o seu negócio na área dos smartphones e mostrou novos formatos baseados nos processadores Intel® Atom™ que correm com a plataforma Android™.

Seguidamente, Otellini apresentou Andy Rubin, Vice Presidente Sénior da área de Mobile da Google*. Os dois executivos detalharam os planos que irão permitir e optimizar lançamentos futuros da plataforma Android™ para a família de processadores Atom™ da Intel de baixo consumo energético. Esta parceria conjunta foi concebida para permitir uma maior rapidez na disponibilização de smartphones baseados na tecnologia da Intel e que corram com a plataforma Android.

“A nossa colaboração com a Google irá disponibilizar novas capacidades no mercado e que ajudam a acelerar a inovação no sector, a consequente adopção e escolha”, referiu Otellini. “Estou muito orgulhoso com as possibilidades desta colaboração. Irá permitir aos nossos clientes criarem novos produtos e experiências aos utilizadores que explorem o potencial combinado da arquitectura da Intel e da plataforma Android.”

Este anúncio tem por base as recentes iniciativas conjuntas das duas companhias para capacitarem a arquitectura Intel nos produtos da Google. As iniciativas conjuntas incluem o sistema operativo Google Chrome, Google TV e o Android Software Development Kit (SDK) e o Native Development Kit (NDK)

Levar ao Limite a Poupança Energética dos Ultrabooks™ e ir Mais Além

Otellini previu que os sistemas Ultrabooks possam disponibilizar a experiência de computação mais convincente e completa. A empresa está a trabalhar com os seus parceiros do sector para disponibilizarem produtos, antes da época natalícia, dirigidos ao mercado de massas, criando uma nova categoria de companheiros informáticos mais leves e elegantes.

O CEO da Intel disse que os engenheiros da companhia irão de futuro acelerar, ainda mais, as inovações no campo dos Ultrabooks com a família “Ivy Bridge” que chegará ao início do próximo ano e que irá incorporar a tecnologia de processo de 22nm e os revolucionários processadores tridimensionais Tri-gate da Intel.

Destacou também o extenso e frutífero trabalho entre a Intel e a Microsoft e apontou as oportunidades futuras que o Windows 8 irá apresentar para os tablets, dispositivos híbridos e produtos com novos formatos como por exemplo os Ultrabooks™.

Otellini também descreveu uma nova forma de gestão de energia para as plataformas que está a ser desenvolvida para os produtos “Haswell” de 2013 para o segmento dos Ultrabooks. Os avanços na tecnologia de silício e na engenharia das plataformas irão possibilitar um consumo energético quando o processador estiver inactivo, de 20 menos ao que é possível com os desenhos actuais, sem comprometer o desempenho da computação. Otellini referiu que espera que esta alteração nos desenhos, com a colaboração do sector leve, em 2013, a contar com dispositivos de autonomia de 10 dias em estado de standby conectado à Internet. Estes avanços irão permitir a criação de dispositivos que estejam sempre ligados e conectados à Internet. Assim, os Ultrabooks estarão conectados à Internet mesmo em standby, mantendo o conteúdo do email e dos media sociais e digitais sempre actualizado.

Ao ponderar sobre um futuro mais distante, Otellini previu que a inovação no âmbito da gestão de energia para plataformas irá alcançar níveis que actualmente são difíceis de imaginar. Os responsáveis da Intel pela investigação criaram um chip que pode permitir a um computador arrancar com a energia de uma célula fotovoltaica do tamanho de um selo de correio. Baptizada como: “Near Threshold Voltage Core,” esta arquitectura experimental da Intel revoluciona a capacidade da tecnologia dos transístores de regular o consumo energético até níveis extremamente reduzidos.

Segurança para os Próximos Milhões de Dispositivos de Computação

Juntou-se a Otellini, em palco, Candace Worley, sénior vice-presidente e directora geral da Endpoint Security na McAfee. Expos como a Intel e a McAfee têm vindo a trabalhar juntas numa série de inovadoras soluções de software de segurança assistido por hardware.

Os dois executivos reforçaram a necessidade crescente para um contínuo investimento e inovação, uma vez que se espera que milhões de novos equipamentos informáticos se liguem à Internet entre si.

Worley introduziu a nova plataforma tecnológica DeepSAFE da McAfee cuja execução é compatível com as capacidades de hardware dos processadores Intel® Core™ i3, i5 e i7. A tecnologia DeepSAFE disponibiliza novos níveis de segurança e uma nova perspectiva, pois opera a um nível por debaixo do sistema operativo. Esta tecnologia será lançada num produto da McAfee para empresas até ao final do ano.

Otellini anunciou que a Intel está a trabalhar com a McAfee para a criação de uma estratégia de soluções de segurança que compreende todo o espectro de computação desde os dispositivos integrados, até à computação em nuvem.

Experiências Homogéneas, Consistentes e Interoperáveis

Tendo em conta a contínua evolução da informática, Otellini enfatizou a necessidade de obter experiências informáticas interoperáveis, homogéneas e consistentes em diversos dispositivos. Para ajudar a suportar esta visão, a Intel está agora a desenvolver novas capacidades numa vasta série de dispositivos incluindo Ultrabooks e em computadores integrados. Otellini demonstrou diversas novas capacidades que irão estar disponíveis em sistemas como Acer*, Lenovo*, e Toshiba* ainda este ano.

Para mais informações sobre os produtos e tecnologias apresentadas durante este sessão de apresentação, por favor consulte: www.intel.com/newsroom/idf.