BitDefender

Lady Gaga, isco numa nova fraude no Twitter e no Facebook

Uma página no Facebook, que tem por objectivo facilitar o acesso a um filme sobre a suposta morte de Lady Gaga, é isco para uma nova fraude

Lisboa, 23 de Setembro de 2011 – A BitDefender®, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança antimalware para a Internet, descobriu uma nova fraude no Facebook que usa a suposta morte da cantora Lady Gaga para distribuir malware.

Os ciberdelinquentes criaram uma página no Facebook com o nome: “Breaking News: Lady Gaga found dead in Hotel Room” (Notícia de última hora, Lady Gaga foi encontrada morta num quarto de hotel), na qual incorporaram um suposto vídeo em que se vê a notícia.

Para dar mais credibilidade à sua página, utilizaram como imagem de perfil o logotipo da cadeia televisiva BBC.

Contudo, os utilizadores que tentam ver o vídeo, na realidade, acabam por descarregar no seu equipamento um exemplar de malware.

Para propagar ainda mais esta ameaça, os ciberdelinquentes incluiram a possibilidade de publicar a notícia no Twitter, incluíndo um título e o link para o vídeo. Esta situação fez com que a ameaça se esteja a propagar também pela rede social Twitter.

“Os ciberdelinquentes utilizam falsas notícias sobre pessoas famosas para atrair a atenção dos utilizadores e infectar os seus equipamentos”, explica Jocelyn Otero Ovalle, Directora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal, “por isso, é importante que antes de fazerem clique sobre alguma hiperligação ou vídeo, verifiquem com uma fonte fidedigna se a notícia é verdadeira. Já que em caso contrário, podem encontrar um importante problema de segurança.”

Para mais informações sobre a actualidade informática siga BitDefender Portugal no Facebook e no Twitter.