Microsoft

Microsoft reimagina o Windows e apresenta o Windows 8 Developer Preview

Os participantes e programadores da conferência BUILD têm acesso em primeira mão ao novo sistema operacional

LOS ANGELES 13 de setembro de 2011 — Hoje, em sua conferência BUILD para programadores, a Microsoft Corp. exibiu uma apresentação detalhada da mais nova versão do Windows, com o nome de código Windows 8. A empresa também mostrou em detalhes as novas ferramentas para programadores que ajudarão na criação de aplicativos para mais de mil milhões de pessoas ao redor do mundo que utilizam o Windows diariamente.

“Nós reimaginamos o Windows”, disse Steven Sinofsky, presidente da Divisão do Windows e Windows Live na Microsoft, em seu discurso de abertura para milhares de programadores participantes. “Do chipset à experiência do usuário, o Windows 8 traz uma nova gama de possibilidades, sem abrir mão de nada.”

A empresa também destacou uma variedade de novos recursos no Windows 8, incluindo:

Interface do usuário que prioriza toques e gestos

  • Estilo Metro. O Windows 8 introduz uma nova interface no estilo Metro criada para dispositivos sensíveis ao toque, que mostra informações importantes para o utilizador, incorpora simplicidade e oferece mais controle.
  • Navegação que prioriza toques e gestos, não apenas uma navegação em um

Mais maneiras de trabalhar com aplicativos avançados e conectados

  • Plataforma de aplicativos. Os aplicativos do estilo Metro criados para o Windows 8 são o foco de sua experiência, preenchendo toda a sua tela para que não haja distrações.
  • As aplicações podem funcionar juntos. As aplicações comunicam-se entre si no Windows 8. Por exemplo, pode facilmente selecionar e enviar fotos por email de locais diferentes, como Facebook, Flickr ou no seu próprio disco rígido.
  • O conteúdo criado é sincronizado em todos os dispositivos. Realiza roaming em tempo real de todo o conteúdo dos serviços na nuvem que mais utiliza (fotos, emails, calendário e contatos) e mantêm atualizados em todos os seus dispositivos. Com o SkyDrive, é possível aceder o conteúdo de qualquer lugar com a sua conta da Microsoft.

Funções básicas aprimoradas

  • O melhor do Windows 7, ainda melhor. O Windows 8 é construído sobre a base sólida do Windows 7, oferecendo melhorias em desempenho, segurança, privacidade e um sistema confiável.
  • Preservando os recursos favoritos dos usuários avançados e tornando-os ainda melhor. Para aqueles que exigem o máximo de seus PCs, o Windows 8 traz um Gerenciador de Tarefas e Windows Explorer aprimorados e novas opções flexíveis para configurações em vários monitores.

Novas oportunidades para programadores

  • Windows Store. A loja online Windows Store permitirá que os programadores vendam as suas aplicações em todos os cantos do mundo onde o Windows for vendido, sejam novos jogos ou ferramentas de produtividade clássicas.
  • Crie com mais linguagens. O Windows 8 permite aproveitar as suas habilidades e ativos de códigos para criar experiências incríveis usando a linguagem de programação de sua preferência.
  • A excelente integração de hardware leva a melhores experiências, sobretudo em jogos. O recurso DirectX 11, que melhora o desempenho de jogos, oferece suporte ao Windows 8, facilitando a criação de jogos em ecrã completo, deixando a ação mais uniforme e sem cintilações.

Nova geração de hardware

  • Um Windows — muitas formas e tamanhos. Com suporte a chipset baseado em ARM, dispositivos x86, dispositivos sensíveis ao toque e a sensores, o Windows 8 funciona perfeitamente com todo tipo de dispositivo, de tablets de 10 polegadas a laptops e telas “tudo em um” de alta definição de 27 polegadas.
  • Sempre conectado. Com o Windows 8, novos PCs ultrafinos e tablets ligam instantaneamente, funcionam o dia todo com apenas uma carga e permanecem conectados à Internet para que o seu PC esteja pronto quando você estiver.
  • Aproveite todo o potencial do seu PC. O Windows 8 é executado em PCs e é compatível com os dispositivos e programas que você usa atualmente no Windows 7, sem abrir mão de nada, para fornecer o desempenho que você espera de um PC.

Nos próximos dias, os programadores poderão fazer download do Windows Developer Preview pelo novo Windows Dev Center. Também serão colocados webcasts das sessões no site da BUILD.