Samsung

Novidades Smart TV apresentadas na IFA 2011

O líder mundial em televisores apresenta as novidades desta indústria, anuncia novas parcerias e expande-se através da premiada Smart TV série LED D8000 

Lisboa, 01 de Setembro de 2011 – A Samsung Electronics Co., Ltd, marca líder global em media digital e tecnologias de convergência digitais, deu início à IFA 2011 com uma entusiasmante apresentação sobre o crescimento das Smart TVs em todo o mundo e outras novas ofertas exclusivas da Samsung Visual Display.

Pelo sexto ano consecutivo, a Samsung posiciona-se como líder incontestado na Europa e no resto do mundo, mantendo a primeira posição na indústria dos televisores, quer em número de vendas quer em quota de mercado. Na Europa, durante o primeiro semestre de 2011[1], as receitas com televisores de ecrã plano e plasma da Samsung representaram uma quota de mercado de 30,7%. Em particular, no mercado europeu de televisores 3D, a popularidade da Samsung foi evidente, com 46,3% de quota de mercado em receitas para o primeiro semestre de 2011. Além disso, um terço de todos os televisores LED vendidos na Europa na primeira metade de 2011 eram Samsung, enquanto metade dos televisores 3D vendidos nas lojas europeias também ostentavam a marca Samsung.

No início deste ano, a Samsung deu início a uma nova era de televisores de ligação aos consumidores através da primeira Smart TV do mercado. Cinco meses após o lançamento destes televisores nas lojas no início de Abril, a Samsung já alcançou diversas marcas, incluindo:

  • Um crescimento de 500% em ofertas de conteúdos, com mais de 900 aplicações disponíveis na Samsung Apps Store
  • O lançamento de 200 novas aplicações em apenas um mês: desde Agosto que a Samsung tem vindo a lançar 10 novas aplicações por dia globalmente nas regiões onde a Smart TV está disponível. A Samsung lançou hoje as aplicações CNBC, Muzu.TV, HealthClubTV e BodyinBalance para os consumidores europeus, disponíveis em vários idiomas e que complementarão as aplicações já existentes para a Smart TV, como o BBC iPlayer, LOVEFiLM, maxdome e a TF1.
  • Os downloads das aplicações Samsung Smart TV estão perto de contabilizar os 10 milhões, um número que é duplicado a cada três meses entre os consumidores de todo o mundo2
  • Procura elevadíssima pelos conteúdos Explore 3D apenas cinco meses após o lançamento. O serviço de video-on-demand 3D em streaming da Samsung (o primeiro do género desta indústria) já obteve mais de 2 milhões de visualizações gratuitas em todo o mundo, com 1 milhões dessas visualizações a acontecerem em 30 países de toda a Europa. Este mês, a Samsung lançará ainda mais vídeos de música, trailers de filmes e documentários no Explore 3D, incluindo o conteúdo de demonstração Samsung 3D, o vídeo musical para We Are the World 25 for Haiti, para além de imagens em concerto dos Black Eyed Peas

À medida que o aumento das opções de conteúdos personalizados para a Smart TV obriga ao desenvolvimento desta indústria, a Samsung tem vindo a demarcar as tendências de consumo das aplicações para televisores e de visualização de conteúdos. Em particular, as aplicações de video on demand, como o Netflix, o YouTube e Vimeo, têm dominado a lista das aplicações mais transferidas em todo o mundo, juntamente com as aplicações informativas como o Google Maps e o AccuWeather.com. No Explore 3D, os consumidores europeus têm vindo a demonstrar preferência pelos conteúdos 3D para ecrã gigante, como o documentário IMAX Ultimate Wave Tahiti.

A forte parceria do YouTube com a Samsung ganhou destaque esta semana, já que a plataforma de vídeo mais famosa do mundo fará parte das ofertas 3D da Samsung. Esta semana na IFA, o YouTube irá lançar conteúdos 3D exclusivos para as Smart TVs da Samsung através da experiência YouTube on TV, um exclusivo das Smart TVs. Os conteúdos em 3D vão adicionar uma nova dimensão à experiência YouTube nos televisores 3D, disponibilizando milhares de vídeos 3D aos consumidores para visualização nas suas Smart TVs da Samsung. A aplicação será mostrada apenas esta semana, exclusivamente na Zona Smart TV da Samsung, no stand 101.

Outros quatro estimados parceiros de conteúdos juntaram-se a Michael Zoeller, Director de Marketing para a Europa da Samsung e a Dan Saunders, Gestor de Conteúdos para a Europa da Samsung, no palco da IFA, incluindo representantes da Berlin Philharmonic, Real Madrid e maxdome para abordar as novas aplicações e parcerias com a Samsung.

Rene Rummel, Gestor de produto sénior da maxdome, explicou o impacto da Smart TV na marca maxdome, que lançou recentemente uma aplicação de video-on-demand para a Samsung Smart TV na Alemanha e que em breve irá também apresentar um serviço HD e 3D através da sua aplicação para a Samsung Smart TV.

“A maior diferença entre uma aplicação para a Smart TV e o serviço maxdome para PC é que agora podemos apresentar os filmes no ecrã, onde realmente pertencem”, afirmou Rummel. “Isto significa que fomos capazes de fornecer conteúdos em vídeo de uma forma adequada à qualidade dos fantásticos ecrãs da Samsung. A maxdome tem como objectivo central o fornecimento de experiências de cinema de elevada qualidade na sala-de-estar e tivemos o cuidado de criar uma serviço à altura”.

A Samsung dá nova vida ao D8000

O prestigiado televisor Smart TV D8000 da Samsung é o suporte principal do êxito da empresa nesta categoria. Hoje, a Samsung anunciou a nova 60D8000, uma fantástica Smart TV de 60 polegadas com tecnologia One Design da Samsung, ecrã diagonal com mais de 1,5 m e uma estrutura ultra-fina com 1,5 cm de largura.Este televisor virtualmente sem contornos cria uma dinâmica visual apelativa, aumentada durante a visualização de conteúdos em 3D e, juntamente com as funcionalidades Smart Hub da Samsung, possui uma solução DVR incorporada que permite aos consumidores fazerem pausa na TV em directo, gravarem os programas preferidos e verem conteúdos da forma que quiserem.

“As importantes parcerias da Samsung com outras entidades desta indústria, como estações televisivas, fornecedores de conteúdos e organizações de entretenimento, aliadas à tecnologia de ponta e um design de vanguarda dão lugar a uma experiência de televisão verdadeiramente única, agradável e cativante”, afirmou Boo-Keun Yoon. “Através da Smart TV, temos o orgulho de apresentar o melhor do entretenimento, da tecnologia e da estética. A Samsung continua a avaliar as necessidades dos consumidores e tem planos entusiasmantes para levar a indústria dos televisores ainda mais para a frente em termos de qualidade, design e utilidade em 2012”.


[1] Segundo os relatórios relativos ao primeiro semestre de 2011 do instituto de estudos de mercado GfK.

[2] Saiba como tirar partido das várias funcionalidades da Samsung Smart TV.