BitDefender

Scammers e hackers atacam as crianças para roubar os dados dos pais

Na última semana os investigadores da BitDefender descobriram mais de meia dezena de atractivos jogos equipados com trojans

As crianças são enganadas e levadas a instalar nos computadores software malicioso

Lisboa, 21 de Setembro de 2011 – Os burlões e piratas informáticos são cada vez mais propensos a atacar crianças, muitos deles inclusive demasiado jovens para saberem ler, com uma série de jogos online que os enganam para que instalem software mal-intencionado nos seus computadores.

Jogos que convidam as crianças para cuidarem de gatinhos virtuais, ou lhes permitem pintar abóboras e bolhinhas, ou “encontrar as diferenças” entre duas imagens semelhantes, estão a infectados com malware que poderá dar acesso aos burlões a dados financeiros dos pais ou permitir-lhes tomar o controlo do equipamento para os incluir numa rede de computadores ou botnet utilizados com fins ilegais.

“Algumas fraudes poderiam levantar suspeitas nos adultos, especialmente quando se trata de instalar software no computador ou redirigir os utilizadores informáticos a páginas online suspeitas”, assinala Catalin Cosoi, Chefe de Laboratório de Ameaças Online da BitDefender, “Assim, os burlões procuram objectivos mais fáceis. As crianças são mais fáceis de enganar para que façam clique num botão de download de tamanho grande e cores vistosas, sobretudo, se com isso esperam obter um jogo. Com cinco ou seis anos, ou inclusive mais, as crianças ainda não estão preocupadas com a segurança informática.”

O problema é que actualmente as crianças passam mais tempo na Internet e os pais muitas vezes descuram da sua supervisão. Um inquérito online da BitDefender mostra que cerca de 46,6% das crianças nos Estados Unidos da América e no Reino Unido têm as suas próprias contas em redes sociais e que 24,7% dos pais não supervisiona a actividade dos seus filhos na Internet. Dos 1649 adultos entrevistados, 44,3% afirmou que os seus filhos tiveram acesso a sites inadequados para a sua idade.

Na última semana apenas, os investigadores da BitDefender descobriram mais de meia dezena de atractivos jogos equipados com trojans que poderiam dirigir as crianças a páginas online que instalam software mal-intencionado capaz de roubar informação financeira, ou que poderiam injectar spyware nos equipamentos.

A BitDefender descobriu malware em vários sites onde as crianças podem adoptar e criar mascotes virtuais. Num deles, o “pincel mágico”, uma aplicação que permite mudar a cor da mascote, foi alterado para levar as crianças até um dowloand de malware. Uma página italiana para crianças também foi hackeada e manipulada para expôr todos os visitantes a sites com malware e até uma página de venda de peluches foi manipulada para incluir software malicioso.

Em todas as situações, o ataque consistiu em atacar páginas legítimas e utilizá-las para distribuir malware. Mas os jogos não são a única ameaça online para as crianças. Os sites com materiais educativos e de entretenimento para crianças também foram utilizados para atrais os menores.

A BitDefender aconselha, para proteger as crianças, os seguintes passos:
·Nunca deixe o seu filho utilizar o computador com um utilizador que tenha autorizações de administrador. Em vez disso, crie uma conta limitada com o seu nome. Isto evitará que instale aplicações, modifique a configuração crítica do sistema ou apague arquivos do sistema que podem danificar o equipamento.

·Use um antivírus: alguns exemplares de malware foram desenhados para funcionar inclusive nas contas limitadas. Nesta situação, um bom antivírus pode ser a última linha de defesa.

·Use um controlo parental: nem todos os sites para crianças que foram hackeados levam a malware. Às vezes, os ciberdelinquentes redirigem as crianças a pornografia ou conteúdos violentos.

Para mais informações sobre a actualidade informática siga BitDefender Portugal no Facebook e no Twitter.