Sony

Sony Computer Entertainment oferece SDK para a PlayStation®Suite a partir de Novembro

A SCE dará um forte apoio aos criadores de conteúdos para a PlayStation®Suite com o objectivo de começar a distribuição de novo conteúdo a partir da próxima Primavera

Lisboa, 16 de Setembro de 2011 – A Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI) anuncia que irá oferecer um kit de desenvolvimento de software (SDK – software development kit) para a PlayStation®Suite (PS Suite). O PlayStation®Suite SDK1 será destinado a programadores e será disponibilizado a partir de Novembro. A PS Suite é uma solução preliminar para alargar o mundo da PlayStation® a dispositivos portáteis Android™.

Através do PS Suite SDK, os programadores podem criar conteúdos para dispositivos PlayStation™ certificados (PS Certified), hardware certificado através do programa de licenciamento da PS Suite, assim como para a PlayStation® Vita (PS Vita).

Com suporte para C# como linguagem de programação, o PS Suite SDK pode correr programas desenvolvidos em C# em máquinas virtuais incluídas quer nos dispositivos PS Certified, quer na PS Vita. Ao suportar o desenvolvimento para múltiplos dispositivos e adoptar bibliotecas com vista a criar uma vasta variedade de conteúdos não apenas limitada aos jogos, o PS Suite SDK irá não só ajudar os programadores a poupar no custo de criação de novos conteúdos, como também lhes vai permitir criar eficientemente o seu conteúdo em apenas um SDK sem ter de programar em vários e diferentes SDK’s.

Através do PS Suite SDK, a SCE irá possibilitar aos criadores de jogos e produtoras o potencial de expandir as suas oportunidades de negócio aos dispositivos portáteis Android. Adicionalmente, a SCE pode aproximar-se de um número mais abrangente de criadores de conteúdos (não apenas para jogos) e programadores individuais. A informação pormenorizada sobre o PS Suite SDK, incluindo como efectuar o download, será anunciada numa secção dedicada à PS Suite no site oficial da SCE.

Actualmente, a lista de dispositivos PS Certified inclui o Sony Ericsson Xperia PLAY, os tablets Sony S e Sony P, sendo que a SCE irá continuar a acelerar a expansão de dispositivos PS Certified além do hardware actual.

Além disso, a partir do final de Outubro, a SCE irá disponibilizar uma vasta variedade de conteúdo para os dispositivos PS Certified na PlayStation®Store2, começando com jogos originais PlayStation (Clássicos PS one®). O serviço irá começar em nove países, incluindo Japão, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Austrália, sendo esperados mais países em breve. Na próxima Primavera, a SCE irá expandir a PS Store para dispositivos PS Certified e fornecer conteúdo criado através do PS Suite SDK, aumentando o mundo PS Suite.

Com a PS Suite, a SCE irá implementar várias medidas com vista a apoiar os programadores na expansão do seu negócio para dispositivos portáteis Android e irá potenciar a experiência de entretenimento da PlayStation num sistema operativo aberto.

1 Software Development Kit é um conjunto de ferramentas de desenvolvimento e bibliotecas de software. Os programadores podem obter este SDK assinando um acordo de licenciamento com a SCE e adquirindo as suas ferramentas.

2 Na PS Store, os utilizadores podem fazer download de um leque bastante alargado de conteúdos, incluindo jogos para PS3, PSP, PS Vita e dispositivos PS Certified.