Staples

Staples lança 2ª edição do Banco Escolar para doar material escolar a crianças carenciadas

A edição 2011 do Banco Escolar prevê que as contribuições sejam feitas através de vales de compras ou do Facebook. O projecto Banco Escolar decorre entre os dias 10 e 18 de Setembro. No ano passado, mais de 13.500 pessoas aderiram ao projecto.

Lisboa, 05 de Setembro de 2011 – A Staples lança a 2ª edição do Banco Escolar, um projecto desenvolvido em parceria com a Entrajuda e que assenta na doação de material escolar a crianças carenciadas. O objectivo é equipar o maior número possivel de salas de estudo. Este ano, a participação no Banco Escolar poderá ser feita através do Facebook e na rede de lojas.

Uma das formas de participar neste projecto, que decorre entre os dias 10 e 18 de Setembro, é através de vales de compras. A Staples vai disponibilizar na sua rede de 35 lojas de norte a sul do país vales de 1 e 2 euros que os clientes podem adicionar às suas compras. Os montantes serão apurados através da contagem dos códigos dos vales, registados nas caixas das lojas Staples.

Por cada 5.000€ angariados a Staples doará ainda 100€ em material escolar. O valor dos vales é convertido em material escolar seleccionado pela Staples, tendo em linha de conta as necessidades das Instituições, seleccionadas pela ENTRAJUDA.

A outra forma de participar no Banco Escolar é através do Facebook. A comunidade de fãs da Staples no Facebook pode participar através do botão “like”, publicação no mural ou através do convite a amigos. Cada uma destas acções corresponde a 0,50 euros que a Staples converterá em material escolar.

“Depois do sucesso alcançado o ano passado, a Staples tinha que retomar o projecto Banco Escolar e, desta forma, contribuir para prevenir casos de abandono e insucesso escolar, ajudando a quebrar ciclos de pobreza, através da doação de material escolar”, diz Carlos Maia, director-geral da Staples Portugal.

Banco Escolar 2010 contou com a participação de mais de 13.000 pessoas
A 1ª edição do Banco Escolar assentou apenas numa mecânica online através da página Staples no Facebook. Cada like angariado correspondia a 0,50 euros, que posteriormente foram convertidos em material escolar e distribuídos por 35 Instituições de Solidariedade Social, seleccionadas e acompanhadas na sua actividade pela ENTRAJUDA.
De 23 de Agosto a 14 de Setembro, 13 750 pessoas aderiram ao Projecto Banco Escolar, angariando um total de 275 kits. Motivada pela generosidade daqueles que aderiram a esta causa, a Staples decidiu valorizar a contribuição de cada um e entregou 600 kits completos às instituições seleccionadas.

O Banco Escolar, um projecto ambicioso que quer prevenir o abandono escolar
Em parceria com o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, o Banco Escolar Staples é um projecto ambicioso, que no seu sentido mais lato, pretende contribuir para prevenir casos de abandono e insucesso escolar. Este projecto pretende garantir que crianças e jovens sejam os beneficiados de uma dinâmica viral de solidariedade, com o objectivo de angariar donativos que serão convertidos em material escolar a distribuír por Instituições de Solidariedade Social.
Portugal continua a ser um dos países da OCDE com maior taxa de abandono escolar e com maiores níveis de desigualdade social. Actualmente em Portugal cerca de 3 em cada 10 jovens em idade escolar não completa a escolaridade obrigatória.