Toshiba

Toshiba alarga gama de discos com USB 3.0 para responder às exigências de maior capacidade e velocidade de acesso

O novo leque de discos rígidos externos oferece uma alta capacidade de armazenamento portátil e rápido acesso aos dados

 Berlim, Alemanha, 1 de Setembro de 2011 – A Toshiba Europe Storage Peripherals Division anuncia, na IFA 2011, uma nova série de discos rígidos externos (HDD), com suporte para USB 3.0, capazes de responder à grande necessidade que esta nova geração digital tem por alta capacidade de armazenamento e rápido acesso aos dados. A nova série de discos STOR.E oferece dois produtos, o STOR.E BASICS e o STOR.E CANVIO, com capacidades de armazenamento desenhadas para oferecer aos utilizadores toda a flexibilidade exigida pelas suas necessidades digitais – 500GB, 750GB e 1TB[1].

Em combinação com a alta capacidade de armazenamento, a interface USB 3.0 oferece rápidas taxas de transferência, até 5 Gigabits-per-second (Gbps), assegurando desta forma os melhores tempos de acesso aos dados. Ambos os discos vêm totalmente equipados com um Internal Shock Sensor e Ramp Loading Alert, duas funcionalidades essenciais para a protecção dos dados contra quedas acidentais provocadas pelo transporte dos discos nos bolsos ou em malas. Os discos serão comercializados num vasto leque de cores bastante atractivas, incluído preto, vermelho, verde e azul[2].

No mundo actual dominado pelas Tecnologias da Informação e pela Electrónica de Consumo são produzidos dados a uma velocidade frenética. Só este ano estima-se[3] que sejam criados 1.8 zettabytes de dados, pelo que se torna cada vez mais essencial assegurar que existem cópias de segurança de conteúdos insubstituíveis, como fotos, vídeos e música, e que o acesso a todos estes ficheiros seja fácil e rápido.

O disco STOR.E BASICS consegue armazenar mesmo as maiores bibliotecas digitais e é extremamente simples de usar não sendo necessária a instalação de qualquer tipo de software. Com apenas 150 gramas estes discos têm a confortável dimensão de um postal, funcionalidade plug and play e uma interface de utilização muito simples. Todas as características que os tornam perfeitos para responder a todas as exigências e necessidades digitais dos utilizadores actuais, que privilegiam a mobilidade.

Para aqueles utilizadores que possuem requisitos ainda mais exigentes, em termos de armazenamento, o STOR.E CANVIO permite a transferência de grandes ficheiros multimédia a uma velocidade inacreditável, garante toda a segurança dos dados ao dispor de um sistema de cópia e recuperação de dados, e oferece uma forma prática e funcional de manter grandes quantidades de dados críticos num local seguro. Fino e compacto, como o STOR.E BASICS, o disco STOR.E CANVIO HDD é ultra-portátil.

O software exclusivo que vem pré-carregado no STOR.E CANVIO facilita a cópia de segurança de todos os dados, dando ao utilizador uma confiança extra. O software NTI® Backup Now EZ™, também ele pré-instalado, efectua uma verificação ao computador e recomenda as melhores opções de armazenamento. Os utilizadores poderão agora optar entre efectuarem o backup de todos os seus ficheiros para o disco STOR.E CANVIO ou para um sistema de armazenamento na nuvem. Em alternativa, a escolha de ambas as opções conseguem garantir uma protecção extra e mais alargada dos dados.

O disco de 1 Terabyte (TB) é a solução ideal para os utilizadores detentores de muitos conteúdos multimédia, que se negam a deitar ficheiros fora. Consegue armazenar até 285 mil fotografias digitais[4], 263 mil ficheiros de música[5] ou 820 filmes digitais[6] descarregados da Internet. O Drive Space Alert, presente no STOR.E CANVIO, monitoriza o disco e informa o utilizador quando este começar a ficar cheio.

Arnaud Bonvarlet, Director para a EMEA da Storage Peripherals Division, disse: “A nova série de discos rígidos STOR.E oferece uma solução de armazenamento simples para guardar as cópias de segurança dos dados mais importantes, ao mesmo tempo que ajuda a libertar espaço nos sobrecarregados discos dos computadores portáteis, dos PC ou mesmo das consolas de jogos. O facto de alargarmos a gama dos nossos discos rígidos externos com suporte para USB 3.0 demonstra o compromisso da Toshiba em oferecer soluções de armazenamento de última geração. A nova gama de discos rígidos portáteis STOR.E 3.0 da Toshiba não só torna os backups mais fáceis e rápidos, como também funciona como uma rede de segurança contra falhas do sistema.”

Esta nova gama de discos vai estar disponível na Europa no início do quarto trimestre de 2011 e oferece dois anos de garantia. A demonstração da nova série de discos STOR.E CANVIO pode ser vista na IFA, a feira de Electrónica de Consumo e Electrodomésticos que decorre em Berlim, na Alemanha, entre os dias 2 e 7 de Setembro de 2011.

Especificações STOR.E CANVIO

  • Interface: USB 3.0 (compatível com USB 2.0)
  • Dimensão (C x L x A):
    118,9 mm x 79mm x 13,5mm
    1TB: 118,9mm x 79mm x 16,5mm
  • Peso: aprox. 150g
  • Alimentação:
    cabo USB
  • Capacidade 500GB a 1TB
  • Cores: preto, vermeho, verde e azul
  • Conteúdo da caixa: STOR.E CANVIO, cabo USB 3.0 (“A” para Micro “B”), Guia Rápido de Utilização, Folheto de Garantia, Manual do Utilizador pré-instalado, NTI® BackupNow EZ™ pré-carregado

STOR.E BASICS

  • Capacidade: 500GB a 1TB
  • Cores: preto
  • Conteúdo da caixa: STOR.E BASICS, cabo USB 3.0 (“A” para Micro “B”), Guia Rápido de Utilização, Folheto de Garantia, Manual do Utilizador pré-instalado

[1] Um Gigabyte (1GB) representa 109 = 1,000,000,000 bytes e Um Terabyte (1TB) representa 1012 = 1,000,000,000,000 bytes usando como base 10. Um sistema operative de um computador, porém, apresenta a capacidade de armazenamento usando como base 2 para a definição de 1GB= 230 = 1,073,741,824 bytes e 1TB = 240 = 1,099,511,627,776 bytes, exibindo desta froma uma menor capacidade de armazenamento.  A capacidade de armazenamento disponível (incluindo os exemplos de vários ficheiros multimédia) poderá variar consoante a dimensão do ficheiro, a sua formatação, definições, software, sistema operativo, entre outros factores.

[2] A disponibilidade da cor varia consoante a região da EMEA.

[3] IDC/EMC: http://newshub.emc.co.uk/consulting-services/press/world-s-data-more-doubling-every-two-years-driving-big-data-opportunity-ne

[4] Com base numa câmara digital com 6 MegaPixels, usando compressão JPEG, com uma dimensão média por foto de 3.5MB.

[5] Com base numa compressão de 128Kbps, 11:1, e numa dimensão média de 4 minutos por música.

[6] Com base num típico download do iTunes a 1800kbps, de 13.5MB/Minute- 90min.