Toshiba

Toshiba revela primeira TV 3D que não requer a utilização de óculos

O 55ZL2 oferece tecnologia inovadora de primeira linha com um design premium numa combinação de experiências em três dimensões sem a necessidade de óculos 3D 

Berlim, Alemanha, 1 de Setembro de 2011 Hoje, a Toshiba Europe GmbH anuncia na IFA 2011, o lançamento do primeiro televisor 3D do mundo que não impõe ao espectador a utilização de óculos 3D. O 55ZL2 tem um ecrã com uma diagonal de 139 cm (55″) e não necessita de óculos para a experiência 3D. Além disso, o 55ZL2 é a primeira TV do mundo no mercado de consumo com um ecrã Quad Full HD.

Este facto permite que o 55ZL2 ofereça uma experiência de TV em 3D que pode ser apreciada por um grande grupo de telespectadores. Além disso, exibe o conteúdo 2D em quatro vezes (Quad) a resolução Full HD. A aplicação de 3D sem óculos do 55ZL2 é alimentada pela plataforma multiprocessador de alto desempenho da Toshiba – o CEVO-ENGINE – que permite ainda a utilização de muitas outras aplicações, entre as quais a PERSONAL-TV. Esta aplicação garante ao utilizador um processo de personalização das definições da TV. Além disso, o CEVO-ENGINE suporta todas as aplicações de SMART-TV, como a gravação através de USB e o acesso ao Toshiba Places. O equipamento conta com opções de Auto Calibration (calibração automática) que garante imagens com a qualidade dos maiores estúdios de cinema. O 55ZL2 vai estar disponível no mercado europeu em Dezembro.

Uma nova era na TV 3D

Os engenheiros da Toshiba usaram todo o seu know-how no desenvolvimento de algoritmos de software e de tecnologia de processamento dedicada à electrónica de consumo para calcular os múltiplos pontos de visão a partir de imagens estereoscópicas, desenvolvendo ainda formas de as mostrar através de uma elevada qualidade de imagem em ecrãs de dimensões generosas. No 55ZL2, introduziram um conjunto de “lenslets” lenticulares que pode ser visto pela primeira vez numa televisão com um grande ecrã até agora apresentada no mercado.

A sofisticada tecnologia “lenslet” oferece múltiplos pontos de visualização

A tecnologia 3D que não impõe a utilização de óculos baseia-se no princípio estereoscópio que garante de forma simultânea uma imagem diferente para cada olho – uma para o olho esquerdo e outra com um pequeno deslocamento (paralaxe) para o olho direito. Estas imagens são depois sobrepostas no cérebro do espectador para que este crie o efeito 3D. Para atingir este efeito sem recorrer a óculos, é essencial que a tecnologia de “lenslets” consiga “guiar” as imagens dedicadas para cada um dos olhos. A tecnologia Integral Imaging, alimentada pelo CEVO-ENGINE e aplicada no 55ZL2 garante nove diferentes modos de visualização que criam por sua vez múltiplas zonas de ângulo de visão alargado em frente da televisão 3D. Este facto permite que vários utilizadores se divirtam em frente ao TV 3D ao mesmo tempo… e sem óculos.

Face Tracking optimiza a experiencia 3D sem óculos

Para optimizar as zonas de visualização relativas à posição de cada um dos espectadores que está a ver televisão, o 55ZL2 disponibiliza tecnologia de Face Tracking. Basta premir um botão para que o equipamento detecte a posição do espectador e ajuste a zona de visualização movendo as pequenas lentes.

Ecrã Quad Full HD para uma qualidade de imagem invejável tanto em 3D como em 2D

Oferecer nove modos de visualização num ecrã com imagens em alta definição é um desafio técnico. Como resposta a este desafio, a Toshiba recorreu a um ecrã com 3,840 x 2,160 pixels, equivalente a resolução Quad Full HD, de forma a que o equipamento possa assegurar nove modos de visualização em simultâneo. Um extra adicional do ecrã de alta resolução do 55ZL2 é a capacidade de mostrar conteúdo 2D em resolução Quad Full HD. Por outras palavras: as fotografias de uma máquina fotográfica digital de 8 Megapixels podem ser mostradas no ecrã sem qualquer compromisso na qualidade de imagem.

Ao utilizar algoritmos complexos, a tecnologia Resolution+ da Toshiba converte conteúdo como os programas de televisão em resolução SD ou HD – bem como conteúdo em DVD ou Blu-rayTM – em conteúdo com resolução quatro vezes Full HD – para poder usar em pleno a alta resolução do ecrã Quad FHD.

Uma janela personalizada para o mundo

O 55ZL2 oferece muito mais que apenas televisão 3D sem necessidade de óculos. Este modelo dispõe ainda de funcionalidades avançadas de SMART-TV. Através delas, o utilizador pode aceder ao Toshiba Places, a plataforma online da Toshiba que oferece a oportunidade de comprar e partilhar conteúdos web-based através de streaming. Além disso, suporta o standard HbbTV® (Hybrid broadcast broadband TV). Por último, mas não menos importante, o 55ZL2 permite a gravação de programas de televisão para um disco rígido externo ligado ao televisor através de um cabo USB. Graças ao Toshiba Apps Connect, os utilizadores do iPhone® não precisam de recorrer ao comando da televisão, já que podem controlar o equipamento usando o smartphone da Apple.

O 55ZL2 conta ainda com aplicações PERSONAL-TV: o televisor tem a capacidade de guardar as definições pessoais de imagem e uma lista de canais personalizada diferente – até quatro utilizadores. Além disso, permite o agrupamento das gravações pessoais de cada um destes utilizadores. A TV consegue “lembrar-se” do nível de volume que cada um dos espectadores utilizava antes de desligar o aparelho.

CEVO-ENGINE: os alicerces na base das características inovadoras

O CEVO-ENGINE, a plataforma de multiprocessador da Toshiba, está na base do 55ZL2. É o único motor disponível no mercado de televisores que garante o poder de processamento necessário para gerir os algoritmos mais complexos, responsáveis pela implementação da tecnologia 3D sem óculos e das suas aplicações. A fabulosa tecnologia do CEVO-ENGINE permite adicionar a informação de fundo de que é preciso para obter o complexo efeito 3D.

Auto Calibration: qualidade de imagem ao nível de estúdio de cinema

O 55ZL2 explora o desempenho do CEVO-ENGINE para melhorar ainda mais a qualidade de imagem. O televisor conta com uma ferramenta de calibração automática[1], que optimiza as definições do ecrã para que este faculte as cores e a escala de cinzentos da forma como estas foram criadas pelos realizadores dos filmes. Até hoje, a abordagem de análise de cores[2] era usada apenas por profissionais e implicava a utilização de um computador. A partir de agora, o CEVO-ENGINE é capaz de lidar internamente com todos os cálculos necessários.

Especificações Toshiba 55ZL2

  • Ecrã LCD Quad Full HD 16:9, 3,840 x 2,160 pixéis, retro iluminação LED
  • Alimentado pelo
    CEVO-ENGINE
  • 3D sem necessitar de óculos e com 9 zonas de visualização
  • Tecnologia de Face tracking para optimização da posição das 9 zonas de visualização
  • Auto calibração
  • 3D Resolution+
  • PERSONAL-TV com predefinições para até quatro utilizadores
  • SMART-TV com:
    acesso ao Toshiba Places, interface WLAN integrado, compatibilidade com Windows® 7, gravação USB para um disco rígido externo, Toshiba Apps Connect
  • Sintonizador embutido para DVB-T, DVB-T2, DVB-C, e DVB-S/S2

 


[1] Para uma descrição detalhada da calibração Automática, veja o documento técnico no Toshiba Press Lounge

[2] O hardware necessário para a calibração poderá ser adquirido como opcional ou facultado como um serviço do revendedor

* Nota: Algumas pessoas podem sentir algumas complicações de saúde quando expostas a certos tipos de imagens 3D. Por favor, abstenha-se de visualizar conteúdos em 3D se começar a sentir quaisquer efeitos negativos na sua saúde. Todos aqueles que registarem qualquer tipo de problema físico devem imediatamente deixar de visualizar qualquer conteúdo em 3D e consultar um médico. Os efeitos da percepção em 3D vão diferir de pessoa para pessoa, e estão dependentes do conteúdo que está a ser visualizado. Devido a um possível impacto no desenvolvimento da visão, os utilizadores que vão visualizar imagens em 3D deverão ter uma idade mínima de seis anos. Por favor consulte as precauções a ter na visualização de conteúdos 3D, que se encontram no manual, antes de ver qualquer tipo de imagem 3D.