BitDefender

A Bitdefender oferece uma ferramenta gratuita para eliminar Duqu, o “filho do Stuxnet”

Rootkit.Duqu.A tem muitas das caracterísitcas do worm Stuxnet que foi usado em Setembro de 2010 para comprometer o programa nuclear iraniano

Lisboa, 21 de Outubro de 2011 – A BitDefender®, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança antimalware para a Internet, lançou uma ferramenta gratuita para eliminar dos computadores o Duqu, o perigoso malware que foi denominado de “o filho do Stuxnet”, pelas suas parecenças com este malware.

A nova ameaça electrónica, chamada de Rootkit.Duqu.A partilha muitas características com o worm Stuxnet que foi utilizado em Setembro de 2010 para comprometer o programa nuclear iraniano. O rootkit protege uma componente keylogger que recolhe informação dos computadores infectados.

O Rootkit.Duqu.A baseia-se numa tecnologia relativamente antiga, mas as infecções podem conduzir ao roubo de informação confidencial, à perda da propriedade intelectual e outros riscos associados com a presença de um keylogger.

“Apesar de que o rootkit Duqu tenha sido atribuído ao mesmo grupo que desenvolveu o Stuxnet, acreditamos que as duas ameaças não tenham nenhuma relação” assinala Catalin Cosoi, Responsável do Laboratório de Ameaças Online da BitDefender, que juntou ainda: “O Stuxnet foi vítima da engenharia inversa e o seu código foi publicado na Internet no início do ano. Agora, o Stuxnet serviu como fonte de inspiração para outros grupos de ciberdelinquentes. Esse código serve como código aberto para a comunidade de criadores de malware.”

A ferramenta para eliminar o Duqu pode ser descarregada através: http://www.duquremoval.com/en.html?country=es