BitDefender

A morte de Kadafi usada para distribuir malware

Fraudes e scams online que utilizam a morte de Kadafi como isco proliferaram nas últimas horas e confirmam o fascínio dos hackers pela morte de celebridades como chamariz para enganar os utilizadores 

Lisboa, 24 de Outubro de 2011 – A BitDefender®, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança antimalware para a Internet, localizou vários scams e fraudes na Internet que usam como isco a morte do ditador líbio Kadafi.

A maior parte destas fraudes está a ser distribuída através das redes sociais como o Twitter, onde os ciberdelinquentes criaram falsos perfis para enviar mensagens que contêm links maliciosos. As mensagens anunciam a morte de Kadafi e incluem um link que, em teoria, daría acesso ao vídeo onde se mostra como morreu Kadafi. Na realidade, contudo, esses links  conduzem ao download de diferentes exemplares de malware.

O uso de notícias sobre a morte – real ou não – de personagens famosas é uma das tendências mais claras no mundo dos ciberlinquentes nos últimos meses. Assim, os criadores de malware aproveitaram a morte de Amy Winehouse, Steve Jobs ou uma falsa notícia sobre o falecimento de Lady Gaga para infectar os computadores dos utilizadores.

“Trata-se de uma estratégia moralmente mais do que questionável, dado que os scammers utilizam a suposta morte de pessoas conhecidas (Lady Gaga, Hugh Hefner, entre outros) para ampliar de maneira exponencial o alcance das suas ameaças. Os ciberdelinquentes, para além do mais, dão mostra de poucos escrúpulos ao utilizar mortes reais para potenciar o alcance das suas fraudes”, assegura Jocelyn Otero Ovalle, Directora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal.

A BitDefender aconselha os utilizadores que, perante notícias sensacionalistas, reais ou não,  aumentem as precauções e antes de fazer clique sobre um link – especialmente se é um URL encurtado – o analizem e, em caso de chegarem a uma página na qual se lhes pede para descarregar algum complemento ou codec para visualizar o vídeo da notícia, a abandonem de imediato já que, provavelmente, se trata de uma página maliciosa.