Sony

Anúncio sobre tentativas não autorizadas de verificação de contas de utilizador na PlayStation®Network, Sony Entertainment Network e Sony Online Entertainment

Lisboa, 12 de Outubro de 2011 – A Sony Network Entertainment International LLC e a Sony Online Entertainment (SOE) detectaram uma elevada quantidade de tentativas não autorizadas de início de sessão nos serviços PlayStation®Network (PSN), Sony Entertainment Network (SEN) e Sony Online Entertainment. Descobrimos estas tentativas e tomámos acções para mitigar a actividade.

Menos de uma milésima dos nossos consumidores PSN, SEM e SOE poderão ter sido afectados. Houve aproximadamente 93 mil contas (PSN/SEM: aproximadamente 60 mil; SOE: aproximadamente 33 mil) em que as tentativas de verificar os IDs e as palavras-chave dessas contas foram bem sucedidas, sendo que estas contas já foram bloqueadas temporariamente. Como medida preventiva, vamos enviar notificações por email aos detentores destas contas e requisitaremos a definição de novas passwords ou informaremos os consumidores acerca dos procedimentos de redefinição de palavras-chave.

Os números de cartão de crédito associados a estas contas não estão em risco devido a estas tentativas não autorizadas. Apenas uma pequena fracção destas 93 mil contas mostrou actividade adicional antes de estas terem sido bloqueadas. Continuamos a investigar a extensão desta actividade não autorizada em qualquer uma destas contas.

Estas tentativas aparentam incluir um elevado número de dados obtidos numa ou em mais listas comprometidas de outras empresas, outros sites ou outras fontes. Estas foram tentativas não autorizadas de verificar contas de utilizador válidas nos nossos serviços utilizando conjuntos muito grandes de nomes de utilizador e palavras-chave. Entre 7 e 10 de Outubro, confirmámos que estas eram tentativas não autorizadas e tomámos medidas para frustrar esta actividade.