Apple

Apple apresenta resultados do quarto trimestre

Vendas recorde de Mac e de iPad
Melhor Setembro de sempre em receitas e lucros
CUPERTINO, Califórnia—18 de Outubro, 2011— A Apple® anunciou hoje os resultados do seu quarto trimestre fiscal de 2011, terminado a 24 de Setembro de 2011. A empresa apresentou receitas trimestrais de 28,27 mil milhões de dólares e um lucro liquido de 6,62 mil milhões de dólares, ou 7,05 dólares por ação diluída. Estes resultados comparam-se às receitas de 20,34 mil milhões de dólares e lucro líquido de 4,31 mil milhões de dólares, ou 4,64 dólares por ação diluída, do mesmo trimestre do ano passado. A margem bruta foi de 40,3 por cento, comparado com os 36,9 por cento do mesmo trimestre do ano passado. As vendas internacionais foram responsáveis por 63 por cento das receitas trimestrais.
A empresa vendeu 17,07 milhões de iPhones no trimestre, o que representa um aumento unitário de 21 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado. A Apple vendeu 11,12 milhões de iPads no decorrer do trimestre, um aumento de 166 por cento face ao conseguido no mesmo trimestre do ano passado. A companhia vendeu 4,89 milhões de Macs no decorrer do trimestre, o que representa um aumento unitário de 26 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado. A Apple vendeu 6,62 milhões de iPods no decorrer do trimestre, representando um decréscimo de 27 por cento face ao mesmo trimestre do ano passado.
“Estamos maravilhados com este forte final de um magnífico ano fiscal de 2011, fazendo crescer as receitas anuais para os 108 mil milhões de dólares e os lucros para os 26 mil milhões de dólares”, disse Tim Cook, CEO da Apple. “A resposta dos clientes ao iPhone 4S foi fantástica, estamos com um momento muito forte na entrada para o período festivo, e continuamos muito entusiasmados com o nosso pipeline de produtos.”
“Estamos muito satisfeitos com as receitas e lucros recorde de Setembro e por termos gerado 5,4 mil milhões de dólares em dinheiro no decorrer do trimestre”, disse Peter Oppenheimer, CFO da Apple.  “Olhando para a frente para o primeiro trimestre fiscal de 2012, que abrangerá 14 semanas em vez de 13, esperamos receitas de aproximadamente 37 mil milhões de dólares e ganhos por ação diluída de aproximadamente 9,30 dólares.”
A Apple vai fornecer o streaming em direto da sua conference call dos resultados financeiros do primeiro trimestre a partir de 18 de Outubro, 2011, às 22:00 em www.apple.com/quicktime/qtv/earningsq411. Este webcast fica disponível para visionamento durante aproximadamente duas semanas.

Este webcast fica disponível para visionamento durante aproximadamente duas semanas.

Este comunicado de imprensa contém citações futuristas incluindo aquelas sobre as receitas estimadas e ganhos por acção diluída da empresa. Estas citações envolvem algum risco e incerteza e os resultados reais podem ser diferentes. Os riscos e incertezas incluem o efeito de factores competitivos e económicos e a reação da empresa a estes factores, relativamente às decisões de compra dos consumidores e empresas face aos produtos da empresa; pressões competitivas contínuas no mercado; a capacidade da empresa fornecer o mercado e estimular a procura do cliente por novos programas, produtos e inovações tecnológicas periódicas; o efeito do lançamento e transição de produtos, mudanças no preço dos produtos ou um misto, e/ou aumentos que os custos de conteúdos possam ter na margem bruta da empresa; o risco de inventário associado à necessidade da companhia em encomendar ou comprometer-se em comprar em adiantado componentes de produto; a disponibilidade contínua em termos aceitáveis, ou então, de certos componentes e serviços essenciais para o negócio obtidos pela empresa a partir de recursos únicos e limitados; o efeito que a dependência da companhia face a serviços de fabrico e logística dado por terceiros possam ter na qualidade, quantidade ou custo dos produtos fabricados ou serviços prestados; a confiança da companhia na disponibilidade de conteúdos de terceiros; o potencial impacto de uma descoberta que a empresa possa ter infringido algum tipo de direito intelectual ou outros; a dependência da companhia na performance dos distribuidores, operadores e outros revendedores dos seus produtos; o efeito que os problemas de qualidade de produto e serviço possam ter nas vendas e lucros operacionais da empresa; a confiança da companhias em service providers únicos para iPhone® em certos países; a disponibilidade contínua de executivos e funcionários-chave; guerra, terrorismo, assuntos relacionados com saúde pública, desastres naturais e outras circunstâncias que podem perturbar o fornecimento, entrega ou procura de produtos; potenciais litígios de assuntos investigados pelo comité especial do conselho executivo e a reafirmação da consolidação da demonstração financeira da empresa; e resultados desfavoráveis de outros procedimentos legais. Mais informação sobre factores potenciais que podem afectar os resultados financeiros da empresa está incluído ocasionalmente nos relatórios públicos da empresa juntamente com o SEC, incluindo o Form 10-K para o ano fiscal findo a 25 de Setembro, 2010, e os Forms 10-Q para o trimestre findo a 25 de Dezembro, 2010 para ser preenchido com o SEC. A empresa não assume qualquer tipo de obrigação para atualizar qualquer previsão ou informação, que dizem respeito às suas datas.