CA Technologies

CA Technologies abre centro de investigação europeu

Sediado na Universitat Politècnica de Catalunya.BarcelonaTech,o CA Labs Europe vai promover projetos de investigação e inovação em gestão das tecnologias da informação para responder às novas e futuras necessidades do mundo empresarial

Lisboa, 3 de Outobro de 2011 – A CA Technologies (NASDAQ: CA) anunciou a criação de um centro de investigação europeu, que foi implementado na Universitat Politècnica de Catalunya.BarcelonaTech (UPC), situada em Barcelona, sendo gerido em colaboração com a mesma.

O objetivo desta iniciativa de colaboração, denominada CA Labs Europe, é criar um centro de inovação europeu que gira conhecimento e consiga resultados avançados em investigação. Esta colaboração será conduzida através do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-UPC) da Universitat Politècnica de Catalunya.BarcelonaTech, reconhecida como um dos ambientes universitários de cariz técnico mais avançados de Espanha e da Europa. “O CA Labs Europe levará a cabo uma investigação avançada em soluções de gestão Cloud, que se tornaram numa peça fulcral para o sucesso de todas as organizações, num mundo que gira em torno da tecnologia”, afirmou Donald Ferguson, Executive Vice President and Chief Technology Officer da CA Technologies. “Com a sua abundância de talento técnico de qualidade – e presença de grandes companhias que operam na região –, a Universitat Politècnica de Catalunya vai oferecer um ambiente bastante fértil para inovações importantes”.

O CA Labs Europe e a UPC vão colaborar nas seguintes áreas:
– Projetos de investigação relacionados com tecnologias de gestão das TI, incluindo soluções de cloud computing, que respondam às necessidades atuais e futuras das empresas.

– Promoção e desenvolvimento de ideias sobre tecnologia e negócio propostas por investigadores da UPC e de outras universidades, tanto espanholas como europeias, assim como empresas.

O CA Labs Europe vai permitir aos estudantes do último ano de cursos técnicos e de gestão adquirir experiência real do mundo empresarial, oferecendo-lhes a oportunidade de trabalhar com especialistas da CA Technologies em investigações inovadoras.

O reitor da UPC, Dr. Antoni Giró, destacou a importância de “colaborar com uma companhia global com grande experiência na gestão das TI, como é a CA Technologies, pois permite-nos valorizar os resultados da investigação básica e aplicada realizada nos nossos laboratórios, como neste caso do centro de investigação Data Management Group (DAMA), e contribuir na criação de inovação tecnológica no sector empresarial”.

O CA Labs Europe vai centrar-se inicialmente em cinco projetos, nos quais farão inicialmente parte 10 investigadores da CA Technologies e da UPC, nomeadamente do Data Management Group (DAMA), centro de investigação que faz parte da rede TECNIO da Generalitat de Catalunya e que é orientado à criação de resultados de investigação e à transferência de tecnologia às empresas. Os projetos vão estar relacionados com segurança e privacidade em ambientes de cloud computing, análise forense na cloud, ferramentas de tradução automática para a localização de produtos em vários idiomas, visualização eficiente de sistemas muito grandes e novos modelos de negócio de TI.

O novo laboratório empresarial-universitário fará parte do CA Labs, a organização mundial de investigação da CA Technologies, que foi estabelecida em 2005 para fortalecer as relações com as comunidades de investigação externas. O CA Labs funciona em estreita colaboração com universidades, associações profissionais e organizações governamentais de todo o Mundo. Atualmente, o CA Labs está a trabalhar em mais de 30 projetos de investigação relacionados com novos produtos, tecnologias e metodologias de gestão de TI, em colaboração com 35 universidades de 10 países, contanto com a participação de mais de 90 investigadores.