Canon

Canon celebra a produção de 50 milhões de câmaras SLR da série EOS e 70 milhões de objectivas EF

Lisboa, 18 de Outubro de 2011 – A Canon anuncia mais um marco na sua história de fabrico de câmaras, ao atingir a produção de 50 milhões de câmaras SLR da série EOS. Sublinhando a enorme popularidade do Sistema EOS da Canon, o anúncio coincide com outro importante marco – a produção de objectivas EF da Canon vai ultrapassar os 70 milhões de unidades no final de Outubro de 2011.

“As novas etapas atingidas demonstram a popularidade do Sistema EOS,” afirma Rainer Fuehres, Chief of Consumer Imaging, Canon Europa. “Ao desenvolver o Sistema EOS sempre nos concentrámos em proporcionar níveis de desempenho líderes aos nossos clientes, e a grande e consistente procura por câmaras EOS e objectivas EF constitui um poderoso testemunho da qualidade que os nossos produtos oferecem aos fotógrafos de todos os níveis.”

Câmaras EOS – qualidade líder

A produção da série EOS, que significa “Electro Optical System” e é simultaneamente o nome da deusa grega do amanhecer, teve início em 1987 na fábrica de Fukushima da Canon Inc. com o lançamento da emblemática EOS 650, a SLR com o primeiro sistema electrónico do mundo. Ao longo dos últimos 25 anos a Canon investiu no desenvolvimento do sistema EOS para proporcionar as tecnologias mais avançadas e qualidade de imagem excepcional aos fotógrafos de todos os níveis – desde principiantes até profissionais.

Em 1989, apenas dois anos após o lançamento da série EOS, a Canon lançou a sua câmara SLR EOS mais profissional, a EOS-1, e ao celebrar o 10º aniversário da série EOS, em 1997, a produção alcançou 10 milhões de unidades. Em 2003 o número de câmaras EOS produzidas atingiu 20 milhões de unidades, em grande parte devido ao lançamento da compacta e leve EOS 500, em 1993, e da EOS D30, em 2000, que promoveram o rápido crescimento das câmaras SLR digitais em todo o mundo.

Nos últimos 25 anos, os avanços tecnológicos da Canon proporcionaram o lançamento do processador de imagem digital DIGIC de elevada performance e líder na indústria, e sensores CMOS que proporcionam uma qualidade de imagem inigualável. Desenvolvimentos como estes contribuíram para que a Canon atingisse os 30 milhões de unidades durante o 20º aniversário da série, em Dezembro de 2007, e 40 milhões em Maio de 2010. O actual marco de produção de 50 milhões de unidades foi atingido em Setembro de 2011, ou seja, em apenas um ano e quatro meses – o mais rápido período de produção de sempre na história da gama EOS.

Hoje, a Canon assinala este marco histórico de produção com o lançamento da Canon EOS-1D X – uma DSLR profissional revolucionária e da próxima geração que oferece uma ímpar combinação de velocidade, resolução e qualidade de imagem, ideal para todos os tipos de fotógrafos profissionais.

Objectivas EF – tecnologia precisa, criatividade flexível

A produção da prestigiada série de objectivas EF intermutáveis da Canon para as câmaras SLR EOS teve início em 1987 na fábrica de Utsunomiya, em simultâneo com o desenvolvimento da primeira câmara SLR da série EOS. Desenhada para proporcionar aos utilizadores de SLR EOS uma flexibilidade sem rival em todos os cenários de disparo, a gama de objectivas EF inclui agora mais de 60 objectivas diferentes, que são produzidas em quatro fábricas para responder à enorme procura.

Desde o início da sua produção, a gama de objectivas EF passou a integrar várias tecnologias inovadoras, incluindo o desenvolvimento da primeira[i] objectiva com Motor Ultrasónico (USM) e Estabilizador de Imagem (IS). Inovações como estas proporcionaram níveis de performance novos e avançados e levaram ao rápido crescimento das objectivas EF, que viram a sua produção ultrapassar os 10 milhões de unidades em 1995 e alcançar 20 milhões em 2001.

Em 2006 o número de objectivas EF produzidas chegou aos 30 milhões e muito rapidamente, em Abril de 2008, atingiu os 40 milhões. Graças à crescente popularidade da série EOS, a produção de objectivas chegou aos 50 milhões de unidades em Dezembro de 2009 e em Janeiro de 2011 ascendeu a 60 milhões de unidades. Em Outubro de 2011 a Canon irá ultrapassar a sua próxima etapa de 10 milhões de unidades, ascendendo em apenas nove meses aos 70 milhões de objectivas produzidas, um crescimento estimulado por produtos de vanguarda como a nova EF 8-15mm f/4L Fisheye USM – a primeira1 objectiva de zoom olho-de-peixe do mundo a captar imagens circulares e rectangulares com um ângulo de 180º.

Em linha com sua posição na vanguarda da indústria de processamento de imagem, a Canon irá continuar a melhorar as suas várias tecnologias de imagem nos próximos anos. Usando tecnologias ópticas como elemento essencial, a Canon esforça-se para produzir câmaras e objectivas excepcionais que vão de encontro às necessidades dos fotógrafos de todos os níveis, permitindo-lhes experienciar e desfrutar do poder da imagem.



[i] Entre as objectivas intermutáveis para câmaras SLR