Canon

Canon revela novas possibilidades para fotógrafos profissionais com a EOS-1D X

Lisboa, 18 de Outubro de 2011 – A Canon anuncia a chegada da EOS-1D X – a sua nova câmara profissional Digital SLR (DSLR). Oferecendo uma combinação inigualável de velocidade, resolução e qualidade de imagem, a EOS-1D X é a câmara perfeita para captar imagens impressionantes e vídeos Full HD. Quer esteja a fotografar em estúdio, num recinto desportivo, ou qualquer outro local, este modelo é ideal para qualquer fotógrafo profissional. A EOS-1D X é a nova topo de gama do alinhamento Canon DSLR e o modelo mais avançado de sempre.

O culminar de 40 anos de experiência no desenvolvimento de câmaras profissionais, a EOS-1D X representa uma nova era do sistema EOS e substitui os modelos EOS-1D Mark IV e EOS-1Ds Mark III. Combinando um sensor full-frame de 18.1MP, um sistema de auto focagem (AF) redesenhado e uma nova tecnologia de medição com os novos processadores dual “DIGIC 5+”, esta câmara foi desenhada para oferecer uma utilização e uma qualidade de imagem sem paralelo – assegurando a captação de qualquer cenário com maior precisão e velocidade que nunca.

“A EOS-1D X é a câmara perfeita para todos os tipos de fotógrafos” afirma Kieran Magee, Director de Marketing Profissional, Canon Europa. “Os profissionais fotografam constantemente em situações de alta velocidade e elevada pressão, e a EOS-1D X disponibiliza as características e o desempenho que necessitam. Ouvimos atentamente as necessidades dos profissionais e criámos uma câmara versátil e potente que vai ao encontro dos requisitos de um maior número de fotógrafos.”

Estabelecendo novos padrões

A EOS-1D X oferece uma especificação actualizada abrangente repleta de novas tecnologias. O novo sensor CMOS full-frame de 18.1 Megapixels proporciona uma flexibilidade excepcional, permitindo fotografar uma maior variedade de cenários e motivos em alta resolução. A sua arquitectura redesenhada disponibiliza uma gama de ISO incrível de 100-51200, expansível até 204800, enquanto os processadores dual “DIGIC 5+” oferecem um melhoramento de 2-stop na performance do ruído – tornando fácil captar imagens com baixo ruído e uma qualidade impressionante, mesmo em condições extremas de luz fraca.

O novo sistema de auto focagem de 61 pontos oferece uma sensibilidade ainda maior, proporcionando uma maior precisão e velocidade. Com 41 pontos de tipo cruzado, incluindo cinco pontos de tipo cruzado duplos, o sistema AF da câmara proporciona uma precisão insuperável em todo o enquadramento, enquanto as novas pré-definições de AF foram especificamente desenhadas para fotografar motivos desafiantes – para uma fiabilidade excepcional em situações de disparo particularmente difíceis.

A EOS-1D X também integra um sistema de medição RGB redesenhado, proporcionando níveis de precisão incríveis. Um sensor de medição RGB de 100,000 pixels está ligado ao sistema AF e é alimentado pelo seu próprio processador DIGIC 4, detectando rostos e cor para assegurar níveis de exposição correctos e melhor detecção AF, mesmo quando se está a fotografar os cenários mais difíceis.

Potência extrema

Com a tecnologia de processamento da próxima geração, a EOS-1D X é a primeira câmara a integrar processadores dual “DIGIC 5+”. Oferecendo um desempenho até três vezes mais veloz do que o DIGIC 5 standard, cada processador foi concebido para gerir enormes quantidades de dados e reduzir, simultaneamente, o ruído na imagem. Em combinação com o sensor de leitura de 16 canais, os processadores duplos permitem disparos contínuos em full-resolution até 12fps com conversão de 14-bits A/D e operação total da câmara – a mais rápida de qualquer DSLR disponível actualmente[i]. Um modo de alta velocidade aumenta a velocidade de disparo para 14fps[ii], enquanto um novo obturador e mecanismo de espelho reduzem o intervalo do disparo e o movimento do espelho, proporcionando um desempenho elevado e consistente ao fotografar a alta velocidade.

A DSLR cineasta

A EOS-1D X é ideal para todos os profissionais que queiram explorar o vasto sistema de objectivas e acessórios EOS – quer estejam a fotografar ou a filmar em HD. Os utilizadores podem gravar vídeos Full HD (1920x1080p) a partir do sensor full-frame com uma lista completa de definições manuais para controlar a exposição, a focagem e a taxa de enquadramento[iii], ao mesmo tempo que os níveis de som podem ser visualizados e ajustados no ecrã LCD, para um controlo total de todos os aspectos da gravação.

Graças à potência dos processadores duplos “DIGIC 5+” os efeitos moiré são também reduzidos, enquanto o modo EOS Movie oferece agora opções de gravação mais longas, criando automaticamente um novo ficheiro quando se atinge o limite dos 4GB. Um novo codec de vídeo intra frame assegura a melhor qualidade de vídeo possível, limitando a compressão dos dados da imagem, para que os utilizadores possam guardar maiores níveis de informação para edição e pós-produção.

Desenhada para profissionais

A EOS-1D X oferece uma versão cuidadosamente renovada do design clássico da série EOS-1, com botões maiores que tornam mais fácil controlar as definições – mesmo em condições extremas nas quais é necessário o uso de luvas. Dois multi-controladores e uma roda de controlo sensível ao toque, para utilização no modo de vídeo, tornam mais fácil mudar as definições, enquanto vários botões de funções personalizáveis permitem que os utilizadores configurem a câmara para se adaptar às suas necessidades individuais, permitindo criar atalhos para as funções e pré-definições mais usadas.

Um visor com cobertura de 100% facilita o enquadramento de cada cena, enquanto a funcionalidade de visor inteligente mostra, instantaneamente, uma grelha quando necessário. O ecrã LCD Clear View II de 8,11cm (3.2”) possui uma resolução de 1.014 mil pontos e a sua estrutura anti-reflexiva previne de reflexos de luz ou brilho quando se visualizam imagens em condições de luz forte. Inclui ainda uma cobertura em vidro temperado capaz de resistir a batidas e riscos que acontecem frequentemente quando se fotografa em movimento.

O sistema de menu também integra um interface de utilizador totalmente redesenhado, incorporando funções de ajuda para tornar a operação da câmara mais rápida, simples e fácil. Adicionalmente, um novo guia AF permite aceder e personalizar pré-definições AF para situações de disparo ou motivos comuns, permitindo aos utilizadores concentrar-se em captar o momento sem necessitarem de ajustar constantemente as definições da câmara.

Construída para durar

A EOS-1D X possui um corpo altamente resistente e leve, construído em liga de magnésio que oferece protecção contra os elementos e as batidas resultantes da utilização diária. A mais recente implementação do Sistema de Limpeza Integrado da Canon também utiliza tecnologia adaptada a partir das objectivas Canon, usando vibrações semelhantes às dos Motores Ultrasónicos para eliminar poeiras e sujidade do sensor de forma mais eficaz.

A EOS-1D X possui um mecanismo de obturador melhorado, para maior durabilidade, que oferece 400 000 ciclos. Desta forma os fotógrafos podem confiar na sua câmara para responder aos desafios e exigências dos disparos contínuos. A câmara inclui selagem protectora à volta dos botões e das uniões da tampa, tornando-a resistente a poeiras e humidade quando combinada com as objectivas Canon EF resistentes a várias condições climatéricas.

Uma conectividade melhorada também assegura que os fotógrafos podem enviar as suas fotos para bancos de imagem ou estúdios de forma rápida e segura. Uma porta ethernet integrada proporciona uma forma rápida e fiável de transferir imagens a partir de espaços de eventos ou do estúdio, sem ser necessário um adaptador.

O Sistema EOS – criatividade sem limites

Fazendo parte do premiado Sistema EOS, a EOS-1D X é compatível com a maior selecção de objectivas do mundo, unidades de flash Speedlite EX e vários acessórios. A actualização ideal para os utilizadores das câmaras EOS-1D Mark IV e EOS-1Ds Mark III, a EOS-1D X é também compatível com vários acessórios EOS, permitindo a sua adição a qualquer kitbag da série EOS-1 existente.

Adicionalmente, a Canon lança o novo WFT-E6 – transmissor WiFi compacto, concebido para a transferência de imagens quando não está disponível uma ligação com fios. Suportando o padrão WiFi 802.11n e oferecendo suporte Bluetooth para ligação a dispositivos GPS externos, o WFT-E6 proporciona uma transferência segura de imagens e vídeos para um servidor ftp ou a possibilidade de reproduzir o conteúdo num ecrã compatível através de uma conexão DLNA[iv].

A EOS-1D X é também compatível com o novo receptor GPS – GP-E1. Permitindo aos utilizadores adicionar informação relativa à localização aos dados EXIF e identificar geograficamente o percurso efectuado durante a reportagem fotográfica, o GP-E1 é particularmente útil para fotógrafos de vida selvagem ou repórteres que poderão necessitar de registar a localização da cena para referência futura.

Canon EOS-1D X – principais características:

  • Sensor CMOS full frame de 18.1MP
  • Disparos até 12fps e 14fps
  • ISO 100-51200, até H:204800
  • Sistema AF de 61 pontos
  • Medição AE RGB de 100,000 pixels com DIGIC 4
  • Vídeos EOS Full HD 1080p
  • Processadores dual “DIGIC 5+”
  • LCD Clear View II de 8,11 cm (3.2”) e 1040k pontos
  • Porta ethernet

 


[i] De acordo com pesquisas da Canon. Correcto até Setembro de 2011.

[ii] Apenas no formato JPEG.

[iii] 1920 x 1080: 30 (29.97), 25, 24(23.976) frames por segundo, 1280 x 720: 60 (59.94), 50 fps, 640 x 480: 30 (29.97), 25 fps

[iv] Digital Living Network Alliance

Pages: 1 2