Nintendo

Da Game Boy para a mesa do escritório: pela primeira vez Tetris sai do ecrã e joga-se no mundo real

Um dos é um dos maiores ícones pop do século XX quebra uma nova dimensão na Nintendo 3DS. Para além da jogabilidade renovada, desta vez vai ser possível jogar no mundo real graças às funcionalidades de Realidade Aumentada!

24 de outubro de 2011 – A música ficou carinhosamente gravada na sua memória, lembra-se da emoção de conseguir eliminar uma linha “Tetris” eliminando quatro linhas numa só jogada e divertiu-se a guiar as famosas formas Tetrimino até ao lugar certo ao longo dos anos, mas nunca antes jogou Tetris como este. Tetris surge pela primeira vez em 3D integral e em Realidade Aumentada na Nintendo 3DS e já está disponível em Portugal.

Com mais de 20 modos de jogo Tetris, o jogador tem garantida inúmeras horas de diversão. Comece por se espantar atirando um Cartão de Realidade Aumentada que acompanha a Nintendo 3DS para a mesa à sua frente e veja o jogo ganhar vida em modos de Realidade Aumentada totalmente novos. Compita em batalhas contínuas no modo Computer Battle, corre contra o tempo no modo Fever, aguente o máximo que conseguir no modo Survival ou divirta-se com o adorado modo Marathon.

Torne tudo ainda mais interessante com os modos Party, que incluem uma gama impressionante de novas e desafiantes opções de jogo Tetris tais como Fit, que coloca os blocos em buracos com formatos especiais; Bombliss Plus, que utiliza bombas para fazer explodir os blocos vindos de baixo; Capture, que cobre estrelas em ambos os lados do Matrix de forma estratégica com Tetriminos; e Jigsaw, que soluciona puzzles de imagens – que podem mesmo ser as suas próprias fotografias! Não se esqueça de estar atento aos novos itens, que serão disponibilizados através do SpotPass para o modo Fever.

Tetris para a Nintendo 3DS também possui uma vasta gama de divertidas opções para múltiplos jogadores que o manterão a si e aos seus amigos entretidos – há cinco modos de jogo em rede local e três modos Download Play que foram concebidos para serem jogados por até oito pessoas ao mesmo tempo. Além disso, com os modos Download Play basta que um único jogador tenha o jogo para partilhá-lo com os restantes – e, se isso não chegar, pode ligar-se à rede e competir online contra o resto do mundo utilizando os modos de jogo World Battle e Friend Battle.

O jogo que todos jogaram

As verdadeiras lendas não morrem, e Tetris é um exemplo consumado de uma obra intemporal, que já foi considerado “o melhor jogo de todos os tempos” por publicações como  a Electronic Gaming Monthly. Criado pela mente do programador russo Alexey Pajitnov em 1984, Tetris foi distribuído em praticamente todas as plataformas onde um jogo eletrónico poderia existir, desde consolas de jogos a PDAs, passando por telemóveis, leitores de MP3 ou até máquinas de calcular. Mas foi a versão para a Nintendo Game Boy, lançada em 1989, que realmente fez explodir a popularidade de Tetris, tornando-o num fenómeno planetário. Em Portugal não era de todo invulgar ver, no dealbar dos anos 90, homens e mulheres de todas as idades debruçados sobre a popular consola portátil da Nintendo a empilhar e eliminar o maior número de linhas de peças possível. Para muitos, a versão Game Boy de Tetris foi o primeiro e o único jogo que experimentaram na vida.

Tetris não dependeu de hordas de zombies e extraterrestres para abater ou de simulações de assaltos violentos ou de conflitos armados para se ter tornado num dos mais viciantes, reconhecidos, icónicos e amados jogos de sempre. Mas isso não quer dizer que este intenso jogo de puzzles não tenha sido ele próprio uma peça no quebra-cabeças que foi a Guerra… Fria.

Em 1985 a União Soviética estava ainda de pé e o autor Alexey Pajitnov trabalhava na Academia Russa das Ciências, onde eram desenvolvidos projetos importantes para a antiga superpotência, como o programa espacial Sputnik. Tetris pertencia ao Estado Soviético e daí até começarem a surgir teorias da conspiração no Ocidente foi um passo. Especialmente quando Tetris ultrapassou a Cortina de Ferro e começou a ser jogado em todo o mundo – chegou a falar-se de um projeto soviético para lavagem cerebral ao Ocidente! O Kremlin como cenário do jogo original e as músicas – inspiradas em canções populares russas como “Kalinka”, ou até em O Quebra-Nozes, ballet de Tchaikovsky – terão ajudado a reforçar esta ideia de invasão soviética na mente dos mais desconfiados.

Se há jogo com uma aura de mistério em seu redor, é Tetris. O seu conceito abstracto, que coloca os jogadores a procurar a ordem onde existe o caos, e a suposta jogabilidade infinita despertaram variadas interpretações e debates. As histórias relatadas por jogadores que viam blocos de Tetris a cair em sonhos conduziram a estudos académicos sobre o “efeito Tetris” no cérebro – e a conclusão foi que o uso do jogo pode resultar numa atividade cerebral mais optimizada, ajudar a melhorar o pensamento crítico e lógico e até ajudar pacientes com problemas de stress pós-traumático.

A verdade é que desde o lançamento original, em 1985, Tetris tornou-se um símbolo planetário que se traduziu em centenas de milhões de cópias vendidas. Em 1996, os direitos do jogo passaram do Estado russo para a Tetris Holding, LLC.

Tetris para a Nintendo 3DS já está disponível em Portugal. Para mais informações, consulte o site oficial em www.tetris-3ds.com.