BitDefender

Facebook: uma fraude que convida a restabelecer a palavra- chave, usada para roubar chaves de acesso e dados bancários

A fraude começa quando um utilizador e vários membros da sua lista de amigos recebem uma mensagem privada na qual se lhes diz que devem confirmar as suas credenciais de acesso ao Facebook se querem continuar a usar a sua conta nesta rede social

Lisboa, 04 de Outubro de 2011 – A BitDefender®, galardoado provedor de soluções inovadoras de segurança antimalware para a Internet, localizou uma nova fraude no Facebook que está a ser utilizada como isco numa falsa petição, por parte dos responsáveis da rede social, para que os utilizadores verifiquem se os dados da sua conta estão correctos.

A fraude começa quando o utilizador e vários membros da sua lista de amigos recebem uma mensagem privada na qual se lhes diz que devem confirmar as suas credenciais de acesso a esta rede social se querem poder continuar a usar a sua conta.

“Ao incluir vários amigos numa mesma mensagem pode parecer, em princípio, uma temeridade já que basta que um dos amigos se dê conta de que se trata de uma fraude, e o resto não cairá na armadilha”, explica Jocelyn Otero Ovalle, Directora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal, que junta ainda: “Contudo, tem uma contrapartida para os ciberdelinquentes: e é que se cairem na armadilha, fá-lo-ão todos juntos. Os que lhes permite conseguir um grande número de dados com apenas uma mensagem.”

Na mensagem que recebem está incluso um link que conduz à página onde supostamente devem verificar os seus dados. Uma vez ali, para além das suas credenciais de acesso ao Facebook – nome de utilizador e palavra-chave – é-lhes pedido outros dados como a pergunta de segurança e a sua resposta, e também os seus dados bancários.

Uma segunda versão da fraude inclui, inclusivé, uma petição dos dados da conta de PayPal do utilizador.

Uma vez tenha proporcionado esses dados, o utilizador verá uma janela na qual se lhes diz que a sua conta volta a ser segura e que pode continuar a navegar no Facebook sem problemas.

Na realidade, com todos esses dados na mão, os ciberdelinquentes têm pleno acesso à conta do Facebook do utilizador, assim como dos seus dados bancários.

“Em caso de dúvida sobre se há algum problema com a sua conta, o melhor é que os utilizadores contactem directamente o Facebook já que se não o fizerem expõe-se a que todos os seus dados acabem nas mãos dos ciberdelinquentes”, aconselha Jocelyn Otero Ovalle.