HP

HP acelera a evolução dos clientes para a “nuvem”

Novos serviços de data center, soluções HP VirtualSystem e programas HP CloudSystem optimizam os processos de adopção de cloud computing

Lisboa, 24 de Outubro de 2011 – A HP acaba de anunciar os novos serviços e soluções baseadas na HP Converged Infrastructure, que permitem que prestadores de serviços e empresas possam oferecer rapidamente serviços na nuvem, aproveitando os investimentos já existentes, minimizando riscos e reduzindo os custos.

As organizações estão sob crescente pressão para aplicar os recursos de TI eficazmente, de forma a ganharem agilidade, aumentarem a vantagem competitiva e satisfazerem as expectativas dos seus clientes. Centros de dados legacy, arquitecturas de TI rígidas e a dispersão tecnológica são as principais barreiras para implementar novos modelos de negócio em áreas como IT as a Service e cloud computing. Adoptar uma estratégia de cloud adequada para servir o cliente é assim fundamental para o sucesso.

As novas ofertas da HP incluem:

—  HP Technology Consulting Services para estratégia de data centers, operações e continuidade para acelerar o planeamento, desenho e elaboração de centros de dados na cloud até uma optimização de 40 por cento, à medida que se alinham as estratégias de TI, operações de instalação e o negócio. (1)

—  O portefólio alargado de HP CloudSystem, que engloba financiamento, serviços, recursos de desenvolvimento e 100 novos Centros de Excelência HP em todo o mundo – 50 dos quais situados na região da Ásia/Pacífico e Japão. Estes centros permitem aos clientes uma experiência com o HP CloudSystem, a plataforma mais completa, integrada e aberta do mercado, concebida para o desenvolvimento e gestão de serviços em ambientes de nuvens privadas, públicas e híbridas.

—  HP VirtualSystem para Microsoft® e HP VirtualSystem para Superdome 2/HP-UX são novas soluções de hardware e software “chave na mão” que permitem uma rápida implementação de ambientes de aplicações virtualizados totalmente optimizados e testados. Ao recorrerem aos serviços totalmente adaptáveis de consultoria e suporte da HP, os clientes podem implementar blocos padronizados de aplicações para milhares de utilizadores em horas, e não em meses. (2)

“Os clientes querem a nossa ajuda para acelerar sua transição para cloud computing com metodologias comprovadas e soluções baseadas na HP Converged Infrastructre, para que possam aumentar a inovação nos seus mercados e melhor servir os seus clientes “, referiu Dave Donatelli, Executive Vice President & General Manager, Enterprise Servers, Storage, Networking and Technology Services, HP. “As nossas novas ofertas reflectem claramente o melhor que a HP tem para oferecer na liderança desta evolução para os clientes, ao mesmo tempo que reduzem a complexidade, os custos e o risco.”

Transformar o centro de dados para a era do cloud computing

Os centros de dados legacy precisam de uma transformação radical para se prepararem para a computação em “nuvem”. Têm de  beneficiar de uma nova arquitectura, com ciclos de planeamento mais curtos para garantir uma oferta instantânea de serviços. Além disso, devem optimizar as operações e melhorar a fiabilidade desses serviços. Tudo isto requer um melhor alinhamento, comunicações optimizadas e um planeamento estratégico partilhados por toda a organização.

Os serviços propostos pela HP foram concebidos especificamente para servirem as estratégias dos centros de dados, as operações e a continuidade dos mesmos, dotando-os de uma liderança e de metodologias de sucesso comprovado, para que os clientes tenham as ferramentas certas para serem bem-sucedidos.

—  Os serviços estratégicos para os data centres reduzem o tempo de adaptação em 40 por cento ao permitirem que os processos de planeamento, desenho e elaboração das soluções sejam executados ao mesmo tempo.(1) Como resultado, os clientes podem acelerar as tomadas de decisão e as estratégias de investimento, ampliando o espectro de comunicações com os executivos.

—  Os serviços operacionais nos centros de dados reduzem os custos de vida útil dos equipamentos até 37 por cento, graças às melhorias registadas a nível na integração de infra-estrutura e no planeamento, responsáveis pelo aumento de eficiência operacional. (2)

—  Os serviços de continuidade dos centos de dados permitem que os prestadores de serviços prevejam facilmente potenciais falhas nas infra-estruturas de TI antes mesmo que estas aconteçam. Com este portefólio modular de serviços, os clientes podem aderir ao HP Continuous Improvement Program para colmatar lacunas e reduzir o tempo de inactividade, ao HP Reliability Assurance Program para melhorar os processos de continuidade ou ao HP Disaster Recovery Readiness para identificarem falhas no planeamento.

Expandir a plataforma HP CloudSystem

O HP CloudSystem é ideal para empresas e prestadores de serviços que desejam oferecer serviços de cloud privadas e públicas que vão desde a computação ao Software as a Service. Com o HP CloudSystem, os clientes podem implementar um serviço de nuvem em minutos ou horas, esquecendo as semanas ou meses que um método manual requer. Novas formas de financiamento, serviços e recursos para equipas de desenvolvimento aumentam ainda mais o valor do HP CloudSystem.

—  Com o HP CloudSystem Financing(3), parte do programa da empresa para oferecer até 2 mil milhões de dólares em financiamento para projectos de cloud, os clientes qualificados têm ao seu dispor opções adequadas para fazerem a mudança para a cloud por um valor acessível. Numa primeira fase, podem escolher um plano de pagamento que lhes permita construir os seus ambientes de cloud sem grandes investimentos iniciais. Este aspecto é crítico para os CFOs e CIOs que procurem um nível de previsibilidade nos investimentos de TI que levam a cabo. Além disso, como parte do programa HP CloudAgile para prestadores de serviços qualificados, a HP pode oferecer um plano de pagamentos faseados, através do qual os pagamentos são reduzidos no início e aumentam ao longo de seis a 12 meses. Desta forma, os prestadores de serviços podem alavancar os seus negócios e alinhar melhor os gastos com o crescimento da receita.

—  Os HP CloudSystem Enablement Services garantem serviços de consultoria e integração predefinidos que asseguram a definição dos primeiros serviços de cloud de que o cliente necessita. O novo HP AllianceONE resource center para o CloudSystem garante aos Independent Software Vendors (ISVs), aos integradores de sistemas e aos prestadores de serviços um toolkit que inclui amostras de código, demonstrações em vídeo e dicas de especialistas.

—  Os novos HP Cloud Centers of Excellence permitem que os principais parceiros de canal da HP forneçam aos seus clientes um acesso rápido e conveniente a demonstrações ao vivo de soluções cloud HP baseadas no HP CloudSystem. Os centros permitem que os clientes consigam mais facilmente avaliar, testar e implementar soluções baseadas na cloud enquanto avaliam o caminho mais adequando para adoptarem este tipo de soluções.

Optimizar a implementação e gestão de serviços aplicacionaisA virtualização está muitas vezes na base da estratégia de construção de uma infra-estrutura de cloud. Com o HP VirtualSystem, as empresas e os prestadores de serviços podem implementar, de forma rápida, blocos de aplicações e garantir capacidade de suporte para milhares de utilizadores. A execução de aplicações de maiores dimensões em ambientes virtualizados permite uma maior flexibilidade, eficiência melhorada e custos mais reduzidos.

—  O HP VirtualSystem para Microsoft torna mais rápida a virtualização e a implementação de plataformas essenciais para o negócio, como Microsoft SharePoint, Exchange e SQL Server. Através de uma única consola, os clientes podem acompanhar os serviços aplicacionais, identificar e resolver problemas sem tempo de inactividade em toda a infra-estrutura de hardware, no sistema operativo, no hypervisor e em aplicações Microsoft.

—  O HP Virtual System para Superdome 2/HP-UX dinamiza a viagem para as soluções de virtualização de customer relationship management (CRM), enterprise resource planning (ERP) e aplicações financeiras essenciais em sistemas HP Integrity. A combinação do HP-UX 11i v3 com o HP Integrity Superdome 2 foi estabelecida para aplicações mission-critical e é capaz de garantir os mais altos níveis de resiliência, escalabilidade e desempenho de virtualização.

Num mundo que está permanentemente ligado, a Infra-estrutura Convergente da HP é um elemento chave para que as empresas se tornem organizações Instant-On. A Instant-On Enterprise incorpora tecnologia em tudo o que faz para servir os clientes, colaboradores, parceiros e cidadãos em tudo o que eles precisarem, de forma imediata.

O primeiro evento de clientes da HP, o HP DISCOVER, terá lugar entre os dias 29 de Novembro a 1 de Dezembro em Viena de Áustria. O encontro irá mostrar como as empresas podem dar os primeiros passos nas suas viagens enquanto organizações Instant-On.

Para mais informações, por favor visite: www.hp.com/go/HPCloudInnovation

(1) Baseado em comparações de cliente.

(2) Baseado em testes internos HP.

(3) Financiamento disponível através da Hewlett-Packard Financial Services Company ou de um afiliado. Sujeito a aprovação de crédito e dos documentos dos HP Finantial Services. Podem aplicar-se outras restrições. A HP Financial Services reserva-se o direito de alterar ou cancelar a informação deste documento em qualquer altura e sem aviso prévio.