Jaspersoft

Jaspersoft e IBM Anunciam Solução Analítica de Dados Massivos Baseada em Hadoop

A nova solução associa tecnologia BI avançada à oferta Hadoop da IBM para abordar Analítica de Dados Massivos.

Lisboa, 24 de Outubro de 2011 – A Jaspersoft, empresa produtora do software de inteligência empresarial (BI – Business Intelligence) mais utilizado a nível mundial, anunciou hoje uma parceria com a IBM (NYSE:IBM) no domínio dos Dados Massivos. A Jaspersoft irá trabalhar com a IBM no sentido de fornecer uma solução que associa o produto de classe empresarial baseado em Hadoop da IBM, InfoSphere BigInsights, com a suite de BI completa da Jaspersoft, com vista a proporcionar uma solução completa de relatório e gestão, que satisfaça as necessidades de dados de volume significativo dos clientes.

Com a crescente quantidade de dados existentes actualmente nas empresas, existe uma oportunidade de extrair grandes volumes de dados, tanto dentro como fora da organização. De facto, a Forrester Research estima que as empresas utilizam atualmente menos de 5% dos dados que têm disponíveis; os Dados Massivos (Big Data) permitem às empresas acederem de forma economicamente viável aos restantes 95%.

Embora estes conjuntos de dados sejam caracterizados pelo seu grande volume, velocidade e variedade de informação, a utilização das ferramentas certas permite obter novas informações para um valor de negócio acrescido. Através da sua nova parceria em torno dos Dados Massivos, a Jaspersoft está a integrar e licenciar o InfoSphere BigInsights da IBM através de um Acordo Específico de Licenciamento de Aplicações..

O Jaspersoft for InfoSphere BigInsights combina a capacidade da plataforma analítica da IBM para gerir, analisar e providenciar conhecimento profundo a partir dos dados massivos com a capacidade da Jaspersoft de extrair informação-chave utilizando relatórios, painéis e visualizações analíticas flexíveis e simples de utilizar, fornecendo assim uma vantagem competitiva.

A Jaspersoft proporciona uma solução de relatório verdadeiramente nativa, que pode ser directamente ligada ao InfoSphere BigInsights da IBM através de HBase ou Hive. Isto significa que, com a Jaspersoft, as empresas podem realizar relatórios e análises interactivas ad-hoc directamente em dados armazenados em Hadoop, sem necessitarem de carregar esses dados para outra base de dados, como sucede com outros vendedores de BI.

Totalmente integrada com a plataforma InfoSphere BigInsights da IBM, a suite de BI da Jaspersoft proporciona aos utilizadores de BigInsights um acesso directo “plug-and-play”  aos dados das suas organizações e a capacidade de combinarem esta informação com uma grande variedade de outras fontes internas e externas, incluindo a Internet e fontes de dados baseadas em SaaS.

Karl Van den Bergh, Vice-Presidente de Produtos e Alianças da Jaspersoft afirmou: “estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de parceria com a IBM, destinada a fornecer uma solução líder no sector que associa inteligência empresarial flexível e economicamente viável a capacidades de gestão de dados à escala da Internet. Juntos, poderemos dar resposta às necessidades de Analítica de Dados Massivos de organizações de qualquer dimensão.”

Bruce Weed, Director do Programa de Desenvolvimento de Negócios de Dados Massivos na IBM afirmou que “a Jaspersoft oferece uma solução de relatório e análise poderosa e flexível, e é uma parte essencial do nosso rico ecossistema no universo Big Data. Além disso, a comunidade Jaspersoft, que conta com um quarto de milhão de membros, irá ajudar-nos a continuar a abordar e a resolver os problemas no domínio dos Dados Massivos.”

Características principais da solução:

• Suite BI da Jaspersoft incluindo ETL, relatórios com perfeição gráfica e ad-hoc, painéis e análises com ligações nativas à IBM InfoSphere BigInsights através de Hbase e Hive;

• Gestão de tarefas e fluxos de trabalho, aprovisionamento e segurança avançada, indexação em grande escala e análise de textos através da InfoSphere BigInsights da IBM;

• Disponível como versão gratuita/comunitária e uma versão comercial com funções mais avançadas.

Recursos on-line