Canon

Canon apresenta objectivas de cinema EF no elenco principal para o novo Sistema EOS Cinema

Nova série de objectivas estreia-se com sete modelos

LISBOA, 4 de Novembro / HOLLYWOOD, Califórnia, 3 de Novembro, 2011— A Canon Inc. e a Canon Portugal anunciaram sete novos modelos de Objectivas de Cinema EF de 4K, uma série totalmente nova de objectivas de vídeo cinematográficas que, com o actual alinhamento de Objectivas EF intermutáveis da Canon para as câmaras SLR EOS, formam o coração do novo Sistema EOS Cinema da Canon. O lançamento deste novo sistema marca a entrada da Canon na indústria de produção digital de alta resolução. O novo sistema digital cinematográfico profissional integra objectivas, uma câmara de vídeo e uma câmara digital SLR.

O novo alinhamento de Objectivas de Cinema EF engloba quatro objectivas de zoom de topo cobrindo uma gama de zoom de 14.5 mm a 300 mm – dois modelos EF e dois PL – e três objectivas EF de profundidade focal única. Os sete modelos podem proporcionar performance óptica de 4K e compatibilidade com um formato de imagem Super equivalente a 35mm. As três objectivas EF de profundidade focal única podem ser usadas com câmaras equipadas com sensores full-frame de 35mm.

As sete novas objectivas representam a estreia da Canon na série de Objectivas de Cinema EF, um alinhamento de topo que irá continuar a crescer no futuro com a apresentação de novas objectivas A-list zoom e de profundidade focal fixa.

Objectivas de Cinema grande angular e telefoto com Zoom para montagens EF e PL

  • CN-E14.5–60mm T2.6 L S / CN-E14.5–60mm T2.6 L SP
  • CN-E30–300mm T2.95–3.7 L S / CN-E30–300mm T2.95–3.7 L SP

As quarto novas objectivas de cinema com zoom integram as grande angulares CN-E14.5–60mm T2.6 L S (para EF) e CN-E14.5–60mm T2.6 L SP (para PL), e as telefotográficas CN-E30–300mm T2.95–3.7 L S (para EF) e CN-E30–300mm T2.95–3.7 L SP (para PL). Cada objectiva suporta resolução de 4K (4096 x 2160 pixels), que proporciona uma contagem de pixels quatro vezes maior que o Full HD (1920 x 1080 pixels), e oferece compatibilidade com as câmaras Super equivalentes a 35mm, standards na indústria, bem como câmaras APS-C. [i]

Integrando vidro de dispersão anómala, eficaz na eliminação da aberração cromática, e objectivas asféricas de grande diâmetro, as objectivas zoom proporcionam imagem de alta resolução a partir do centro do enquadramento até às margens. Cada objectiva está equipada com um diafragma de abertura de 11 lâminas redesenhado para uma desfocagem suave e atractiva, tornando-as ideais para aplicações cinematográficas.

A profundidade focal de 14.5–300mm coberta pelas novas objectivas de zoom representam as profundidades focais mais utilizadas em produção de imagem em movimento teatral, uma gama que muitas vezes requer uma combinação de três ou mais objectivas de zoom separadas. As novas objectivas grande angular e telefotográficas da Canon oferecem, contudo, um ângulo mais amplo e um zoom potente para permitir uma cobertura completa em toda a gama com apenas duas objectivas. As novas objectivas de zoom grande angular para cinema irão proporcionar o ângulo de visão mais amplo da indústria de entre objectivas digitais de cinema de 35mm com uma profundidade focal grande angular de 14.5 mm. [ii]

Zoom, focagem e íris estão posicionadas em locais de fácil acesso para melhorar a visibilidade por detrás da câmara. Com um ângulo de rotação do foco de aproximadamente 300º e um ângulo de rotação do zoom de aproximadamente 160º, as objectivas facilitam o desempenho preciso da focagem enquanto tornam possível uma operação de zoom suave e subtil.

O novo alinhamento de topo de objectivas de zoom para cinema pode ser usado com os acessórios manuais e electrónicos da indústria cinematográfica, bem como com caixas matte. Integrando um diâmetro da frente da objectiva unificado e posições artísticas uniformes, as objectivas adequam-se às necessidades de ajustar ou reposicionar o acessório quando se alterna com outras objectivas da série.

Objectivas de Cinema de Profundidade Focal única para montagens PL

  • CN-E24mm T1.5 L F / CN-E50mm T1.3 L F / CN-E85mm T1.3 L F

Tal como as objectivas de zoom cinematográficas grande angulares e telefotográficas, as novas CN-E24mm T1.5 L F, CN-E50mm T1.3 L F e CN-E85mm T1.3 L F proporcionam performance óptica de 4K. As três objectivas, desenhadas para utilização com montagem EF, são compatíveis não apenas com as câmaras standards da indústria Super equivalentes a 35mm, mas também com sensores full-frame de 35mm, APS-H e APS-C. O trio integra vidro de dispersão anómala e objectivas asféricas de grande diâmetro, para imagens em alta resolução em todo o enquadramento, e um diafragma de abertura de 11 lâminas redesenhado para desfocagem suave e atractiva.

Com a focagem e a íris facilmente visíveis por detrás da câmara, as três novas objectivas de profundidade focal única da Canon permitem fácil operação de estilo cinematográfico e, oferecendo um ângulo de rotação do foco de aproximadamente 300º, facilitam o desempenho preciso da focagem.

As CN-E24mm T1.5 L F, CN-E50mm T1.3 L F e CN-E85mm T1.3 L F suportam os acessórios manuais e electrónicos da indústria cinematográfica, bem como caixas matte, e possuem um diâmetro unificado da frente da objectiva e posições artísticas uniformes, eliminando a necessidade de ajustamentos quando se muda de objectiva.


[i]      Incompatível com sensores full-frame de 35mm ou APS-H.

[ii]     A 3 de Novembro, de acordo com dados de competitividade publicados.