Está quase a chegar o momento pelo qual todos os fãs de Zelda esperam
A imprensa especializada, em Portugal e no mundo, está a ser unânime nos elogios a The Legend of Zelda: Skyward Sword, lançado em Portugal no dia 18 de novembro.
14 de Novembro: 2011 tem verdadeiramente sido “o ano Zelda”, com as comemorações do 25.º aniversário desta série de videojogos épica. Para terminar o que tem sido um ano de recordações para os fãs de Zelda, a Nintendo vai lançar um dos títulos da série mais aguardados de todos os tempos, The Legend of Zelda: Skyward Sword, em exclusivo para a Wii, a 18 de novembro.
The Legend of Zelda: Skyward Sword estabelece o alicerce para os acontecimentos contados em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, frequentemente citado pela imprensa e jogadores de todo o mundo como o melhor jogo de todos os tempos. A expetativa é elevada. O peso de 25 anos de história sem passos em falso é enorme. Mas The Legend of Zelda: Skyward Sword está a reunir o consenso da crítica e a demonstrar estar à altura da herança. Alguns dos mais respeitados meios especializados, em Portugal e no resto do mundo, já apontaram as muitas qualidades do jogo:
BGamer, 96% – “Uma jogabilidade que é um autêntico hino ao design e uma componente audiovisual impressionante”, “É tudo aquilo que os fãs ansiavam”. Edição de dezembro.
Maxi Consolas, 10 em 10 – “Não há dúvida que Skyward Sword é o maior e mais completo da saga. As constantes introduções de mecânicas de jogabilidade, os puzzles e desafios constantes, o sistema de combates e o confronto com gigantescos bosses fazem dele facilmente o melhor Zelda”, “Uma narrativa profunda e interessante, uma jogabilidade exemplar e um design único na indústria”. Edição de novembro.
IGN, 10 em 10 – “Ocarina of Time tem um jogo à sua altura”. “The Legend of Zelda: Skyward Sword é o melhor jogo Zelda jamais criado. É o melhor jogo para a Wii e um dos maiores feitos que os videojogos alcançaram nos últimos 10 anos”, “Mais uma vez, a Nintendo demonstra a sua capacidade inigualável para arquitetar algumas das melhores experiências de jogo que esta indústria já viu”.
Edge, 10 em of 10 – “Um triunfo”, “Quão apropriado que este definitivo conto de um herói veja o hardware da Nintendo tornar-se na consola que sempre esteve destinada a ser”. Edição de dezembro
Game Informer, 10 em 10 – “É o primeiro 10 que alguma vez dei nos meus dois anos a trabalhar na Game Informer”, “O impressionante sistema de combate dá origem a algumas das mais interessantes batalhas com bosses da história da série”. Edição de dezembro
Tanto os fãs como a comunicação social aguardam com expetativa a oportunidade de guiarem o herói Link numa viagem por um mundo rico e denso. The Legend of Zelda: Skyward Sword combina de forma harmoniosa aventura e combate em terra com uma arrebatadora exploração dos céus de Hyrule, o mágico reino que faz os jogadores sonharem há um quarto de século. E tudo isto retratado através de um estilo gráfico único, inspirado em Impressionistas com Paul Cézanne, e de uma banda sonora que pela primeira vez na série é depositada nas mãos e instrumentos de uma orquestra sinfónica.
Também pela primeira vez num jogo Zelda é utilizado todo o potencial da tecnologia de controlo por movimentos Wii MotionPlus, seja a deslizar pelos céus no dorso de uma imponente ave para logo de seguida fazer voo picado, rompendo pelas nuvens em direção a terra firme, ou em combates onde a espada é esgrimida com uma precisão sem paralelo (até os movimentos do pulso são fielmente reproduzidos no ecrã). Cada inimigo tem uma tática de batalha diferente pelo que o jogador deve analisar a sua estratégia e desenvolver contra-ataques concentrados nos seus pontos fracos. A vasta gama de itens que o jogo contém faz também uso dos controlos por movimento, permitindo atirar bombas, disparar setas e guiar objetos voadores.
Numa recente entrevista Iwata Pergunta, o presidente da Nintendo Satoru Iwata falou com o produtor da série, Eiji Aonuma, sobre este novo elemento. “Acho que é como sermos capazes de, gradualmente, aprender a utilizar melhor um pincel ou um cinzel”, reflete Iwata, ao que Aonuma responde “ou, talvez, um instrumento musical. À medida que o utilizamos, o corpo vai-se habituando a ele e, gradualmente, aprendemos a utilizá-lo”. Para Aonuma, o controlo por movimento introduzido em The Legend of Zelda: Skyward Sword, poderá criar nos jogadores uma “memória física” associada à experiência de jogo, da mesma forma que ao ouvirmos uma música da série The Legend of Zelda a memória nos transporta para um momento específico que experimentámos no passado. Para ler esta entrevista da série “Iwata
“Iwata Pergunta”, em português, visite http://www.nintendo.pt/NOE/pt_PT/news/iwata/iwata_pergunta_the_legend_of_zelda_skyward_sword_45404_45405.html.
Sejam fãs de longa data ou simplesmente fãs de jogos incontornáveis, a espera está quase a chegar ao fim. É já no próximo dia 18 de novembro que The Legend of Zelda: Skyward Sword chega às lojas de todo o país.
Para mais informações e vídeos sobre The Legend of Zelda: Skyward Sword visite http://www.legendofzeldaskywardsword.com.pt/.
Para mais informações sobre The Legend of Zelda visite o portal dedicado a The Legend of Zelda em www.nintendo.pt/zelda.
Para conhecer toda a campanha comemorativa do 25.º aniversário de The Legend of Zelda visite www.25aniversariodezelda.com.pt.