Nintendo

Está quase a chegar o momento pelo qual todos os fãs de Zelda esperam

A imprensa especializada, em Portugal e no mundo, está a ser unânime nos elogios a The Legend of Zelda: Skyward Sword, lançado em Portugal no dia 18 de novembro.

14 de Novembro: 2011 tem verdadeiramente sido “o ano Zelda”, com as comemorações do 25.º aniversário desta série de videojogos épica. Para terminar o que tem sido um ano de recordações para os fãs de Zelda, a Nintendo vai lançar um dos títulos da série mais aguardados de todos os tempos, The Legend of Zelda: Skyward Sword, em exclusivo para a Wii, a 18 de novembro.

The Legend of Zelda: Skyward Sword estabelece o alicerce para os acontecimentos contados em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, frequentemente citado pela imprensa e jogadores de todo o mundo como o melhor jogo de todos os tempos. A expetativa é elevada. O peso de 25 anos de história sem passos em falso é enorme. Mas The Legend of Zelda: Skyward Sword está a reunir o consenso da crítica e a demonstrar estar à altura da herança. Alguns dos mais respeitados meios especializados, em Portugal e no resto do mundo, já apontaram as muitas qualidades do jogo:

BGamer, 96% – “Uma jogabilidade que é um autêntico hino ao design e uma componente audiovisual impressionante”, “É tudo aquilo que os fãs ansiavam”. Edição de dezembro.

Maxi Consolas, 10 em 10 –Não há dúvida que Skyward Sword é o maior e mais completo da saga. As constantes introduções de mecânicas de jogabilidade, os puzzles e desafios constantes, o sistema de combates e o confronto com gigantescos bosses fazem dele facilmente o melhor Zelda”, “Uma narrativa profunda e interessante, uma jogabilidade exemplar e um design único na indústria”. Edição de novembro.

IGN, 10 em 10 – “Ocarina of Time tem um jogo à sua altura”. “The Legend of Zelda: Skyward Sword  é o melhor jogo Zelda jamais criado. É o melhor jogo para a Wii e um dos maiores feitos que os videojogos alcançaram nos últimos 10 anos”, “Mais uma vez, a Nintendo demonstra a sua capacidade inigualável para arquitetar algumas das melhores experiências de jogo que esta indústria já viu”.

Edge, 10 em of 10“Um triunfo”, “Quão apropriado que este definitivo conto de um herói veja o hardware da Nintendo tornar-se na consola que sempre esteve destinada a ser”. Edição de dezembro

Game Informer, 10 em 10“É o primeiro 10 que alguma vez dei nos meus dois anos a trabalhar na Game Informer”, “O impressionante sistema de combate dá origem a algumas das mais interessantes batalhas com bosses da história da série”. Edição de dezembro

Tanto os fãs como a comunicação social aguardam com expetativa a oportunidade de guiarem o herói Link numa viagem por um mundo rico e denso. The Legend of Zelda: Skyward Sword combina de forma harmoniosa aventura e combate em terra com uma arrebatadora exploração dos céus de Hyrule, o mágico reino que faz os jogadores sonharem há um quarto de século. E tudo isto retratado através de um estilo gráfico único, inspirado em Impressionistas com Paul Cézanne, e de uma banda sonora que pela primeira vez na série é depositada nas mãos e instrumentos de uma orquestra sinfónica.

Também pela primeira vez num jogo Zelda é utilizado todo o potencial da tecnologia de controlo por movimentos Wii MotionPlus, seja a deslizar pelos céus no dorso de uma imponente ave para logo de seguida fazer voo picado, rompendo pelas nuvens em direção a terra firme, ou em combates onde a espada é esgrimida com uma precisão sem paralelo (até os movimentos do pulso são fielmente reproduzidos no ecrã). Cada inimigo tem uma tática de batalha diferente pelo que o jogador deve analisar a sua estratégia e desenvolver contra-ataques concentrados nos seus pontos fracos. A vasta gama de itens que o jogo contém faz também uso dos controlos por movimento, permitindo atirar bombas, disparar setas e guiar objetos voadores.

Numa recente entrevista Iwata Pergunta, o presidente da Nintendo Satoru Iwata falou com o produtor da série, Eiji Aonuma, sobre este novo elemento. “Acho que é como sermos capazes de, gradualmente, aprender a utilizar melhor um pincel ou um cinzel”, reflete Iwata, ao que Aonuma responde “ou, talvez, um instrumento musical. À medida que o utilizamos, o corpo vai-se habituando a ele e, gradualmente, aprendemos a utilizá-lo”. Para Aonuma, o controlo por movimento introduzido em The Legend of Zelda: Skyward Sword, poderá criar nos jogadores uma “memória física” associada à experiência de jogo, da mesma forma que ao ouvirmos uma música da série The Legend of Zelda a memória nos transporta para um momento específico que experimentámos no passado. Para ler esta entrevista da série “Iwata

“Iwata Pergunta”, em português, visite http://www.nintendo.pt/NOE/pt_PT/news/iwata/iwata_pergunta_the_legend_of_zelda_skyward_sword_45404_45405.html.

Sejam fãs de longa data ou simplesmente fãs de jogos incontornáveis, a espera está quase a chegar ao fim. É já no próximo dia 18 de novembro que The Legend of Zelda: Skyward Sword chega às lojas de todo o país.

Para mais informações e vídeos sobre The Legend of Zelda: Skyward Sword visite http://www.legendofzeldaskywardsword.com.pt/.

Para mais informações sobre The Legend of Zelda visite o portal dedicado a The Legend of Zelda em www.nintendo.pt/zelda.

Para conhecer toda a campanha comemorativa do 25.º aniversário de The Legend of Zelda visite www.25aniversariodezelda.com.pt.