HP

HP apresenta o programa Eco Solutions para impressão

Melhor ferramenta para economizar e a reduzir o impacto ambiental

Lisboa, 29 de Novembro de 2011 – A HP anuncia o seu programa Eco Solutions, que proporciona uma seleção de produtos, soluções e serviços, projetados para tornar as escolhas ambientalmente responsáveis, mais fáceis para os seus clientes e, por sua vez, ajudar a empresa a avançar com o seu compromisso de sustentabilidade ambiental.

Através da concepção de produtos, ferramentas e serviços que reduzem o consumo de energia e poupam recursos, e incentivando a reutilização e reciclagem de produtos, a HP ajuda a reduzir a pegada ambiental. Nesse sentido, a HP identifica quatro áreas principais, onde pode ter maior impacto:

Eficiência energética

O HP Eco Solutions para a prática de impressão em grandes organizações inclui um portfolio de ferramentas, software, hardware, serviços e capacidade para ajudar os clientes a economizar e a reduzir o seu impacto ambiental. O portfólio inclui:

¾ HP Web Jetadmin: É uma ferramenta robusta, que ajuda a gerir e otimizar as suas frotas de impressão para economizar energia e reduzir a sua pegada de carbono. O HP Web Jetadmin Eco Solutions Reports permite que os gestores de TI’s possam medir, avaliar e, como resultado, tomar decisões para reduzir o impacto ambiental da impressão na sua organização e, finalmente, poupar. (1)

Printing Change Management kit: Este kit de ferramentas ajuda a implementar as melhores práticas ambientais nas suas organizações e comunicar o valor, tanto financeiro como ambiental, para stakeholders internos e funcionários.

HP Carbon Footprint Calculator para impressão: Esta ferramenta de fácil utilização, proporciona aos clientes a capacidade de medir e avaliar a pegada de carbono existente da sua impressora atual ou da sua frota de impressoras (energia, uso de papel, de emissões de carbono) para perceberem como podem reduzir o seu impacto e poupar dinheiro através da impressão responsável.

Avaliação HP Eco Printing: Este serviço ajuda os clientes empresariais a avaliar o seu consumo de energia, o uso de papel e emissões de carbono, e recomenda formas de usar menos energia, reciclar mais e reduzir o seu impacto global de imagem e impressão.

¾ Tecnologia Instant-on: Tecnologia integrada em várias impressoras LaserJet da HP que proporciona até 50 por cento de poupança de energia, ao entregar uma primeira página até 50 por cento mais rapidamente que os produtos concorrentes. Em fevereiro de 2009, O uso da tecnologia Instant-on reduziu as emissões em 6,4 milhões de toneladas de CO2 – o equivalente a retirar cerca de 1,4 milhões de carros das ruas por um ano.(2)

¾ HP Auto-On/Auto Off: reduz o consumo de energia quando está ligado. Mesmo quando está em modo Auto-Off a tecnologia HP Instant-On garante que a primeira página é impressa em apenas 8,5 segundos. Com a tecnologia HP Auto-On/Auto-Off, a Impressora HP LaserJet P1100 pode economizar até 72 por cento nos custos de energia contra o seu antecessor. (3)

Etiquetas HP Eco Highlights: Projetadas para facilitar a tomada de decisão, com a devida informação prévia, quando se trata do impacto ambiental. A etiqueta HP Eco Highlights resume os recursos que reduzem o impacto ambiental de um produto, ferramenta ou serviço, tais como o uso de energia e reciclagem, a fim de tornar simples e claro aos utilizadores, a identificação dos atributos ambientais de um produto específico.

Qualificação ENERGY STAR®: Todas as nova impressoras inkjet e LaserJet têm ofertas ENERGY STAR.(4)

Conservação de Recursos

Conteúdo reciclado: Como resultado de anos de inovação, investigação e desenvolvimento, e de tentativas e erros, a HP desenvolveu uma forma de utilização de material reciclado nos seus produtos que segue os altos padrões de qualidade da HP.

¾ Em 2008, a HP anunciou o primeiro processo fechado de reciclagem de toners jato de tinta – um avanço de engenharia que permite o uso cartuchos de jato de tinta vazios Originais HP, recolhidos através do programa Planet Partners e de outras fontes, tais como garrafas de água do dia-a-dia, na produção de cartuchos jato de tinta Originais HP. Até à data, a HP produziu 1.000 milhões de cartuchos jato de tinta Originais HP, com pós-consumo de material reciclado de garrafas plásticas e cartuchos de tinta. (5,6) Na Primavera de 2008, a HP lançou a sua primeira impressora feita com plástico reciclado – a HP Deskjet D2545, feita com 83 por cento de material reciclado. Desde então, a HP tem cada vez mais incorporado conteúdo reciclado no seu portfólio de impressão.

A impressora HP Deskjet 3050A e-All-in-One é feita com 25% de plástico reciclado e utiliza os cartuchos de tinta HP 301, que contêm até 70% de plástico reciclado, provenientes do processo HP “closed loop”.

Em 2009, a HP lançou a primeira impressora mundial sem PVC – a HP ENVY 100 HP e-All-in-One. Além disso, tem qualificação ENERGY STAR® e utiliza cartuchos com 70 por cento de plástico reciclado. (9)

Poupança de papel: a HP oferece diversas ferramentas e soluções para tornar mais fácil a impressão de forma responsável e economizar papel, incluindo:

¾ O HP Web Jetadmin e o software Universal Print Driver, facilitam a configuração das impressoras para imprimir frente e verso, e reduzir o consumo de papel. A impressão frente e verso economiza dinheiro e espaço, permitindo imprimir nos dois lados da página, cortando assim o seu uso de papel em até 50 por cento. (6)

¾ O HP Smart Web Printing permite, pela primeira vez, juntar facilmente diferentes partes de páginas da Internet numa única página, e os utilizadores imprimem apenas o que querem. Ao eliminar páginas extra, margens desnecessárias e páginas com apenas um endereço Web, os clientes reduzem significativamente o desperdício de papel.

Reutilização e Reciclagem

A HP começou a reciclagem de eletrônicos em 1987 e lançou oficialmente o HP Planet Partners – programa de reciclagem de cartuchos de impressão – em 1991. Desde então a HP reciclou 389 milhões de cartuchos de impressão de jato de tinta e LaserJet através do programa Planet Partners. Atualmente o programa HP Planet Partners facilita os clientes de mais de mais de 50 países de todo o mundo, na reciclagem de qualquer marca de equipamento de TI, bem como em cartuchos de impressão HP. Ao atingir a produção de 1.000 milhões de cartuchos de tinta em 2010 com contendo de plástico reciclado e ao utilizar o processo fechado de reciclagem, a HP manteve 1.46 billion itens fora do aterro, incluindo 1,3 bilhões de garrafas de plástico e 160 milhões de cartuchos de tinta.

Alternativas digitalmente verdes

A transição do analógico para o digital tem permitido à HP desenvolver uma série de soluções, para os clientes reduzirem o desperdício e os custos totais, incluindo custos associados com o transporte e armazenamento desatualizado. O digital permite utilizar menos recursos e ajuda os clientes a reduzir a sua pegada de carbono, e a HP está a analisar todos os seus segmentos de negócio para impulsionar esta mudança. Aqui estão apenas alguns exemplos de alternativas digitalmente verde da HP:

¾ Tecnologia de impressão latex da HP: Inovadora e projetada a pensar no ambiente. A Tintas HP Latex à base de água proporcionam durabilidade e impressões inodoras, mas não necessitam de ventilação especial e não são nem inflamáveis​​, nem combustíveis, o que contribui para um melhor ambiente de trabalho. O HP Surface Treatment Technology permite que ambas as tintas HP Latex e HP low-solvent, produzam impressões duradouras com uma qualidade de imagem nítida, em materiais recicláveis, à base de HDPE (7), que normalmente não fornecem bons resultados com tintas aquosas e solventes.

¾ Soluções de impressão de retalho: Solução de secagem para o mercado de impressão de fotos em retalho, que consome três vezes menos energia do que as outras soluções comparáveis. Estas soluções eliminam os químicos e a descarga de água, e usam os cartuchos de tinta que são recicláveis ​​através do programa HP Planet Partners.

Distribuição de Impressões: Um grande retalhista, com centenas de locais, provavelmente, tem várias promoções diferentes a acontecer ao mesmo tempo. Ao invés de ter materiais de merchandising de impressão genéricos e de enviá-las para todo o país, cada local poderia imprimir os seus materiais específicos no local, o que resulta numa peça de marketing mais eficaz, enquanto poupa em custos associados, transporte e armazenamento.

Impressão Digital: Com várias impressoras digitais e soluções de workflow, a HP tem contribuído para o desenvolvimento da tendência print-on-demand. A opção print-on-demand digital reduz o desperdício, imprimindo apenas o necessário, quando e onde for necessário. Também reduz bastante o set-up e a passagem de resíduos, em relação ao analógico.


(1) Disponível como parte do Web Jetadmin Enterprise Edition ou em download individual.
(2) As toneladas de CO2 evitadas são baseados nas emissões de usinas que poderiam ocorrer para gerar a eletricidade economizada; carros removidos são baseados nas emissões anuais de carros a gasolina.
(3) Comparada com a impressora HP LaserJet P1005.
(4) Com base nos dados do IDC CY2008 WW Printer Hardware Market Share Reports, comparação dos volumes totais disponíveis pelos concorrentes para HP ENERGY STAR.
(5) Muitos cartuchos de tinta HP com conteúdo reciclado incluem pelo menos 50 por cento de plástico reciclado por peso. A percentagem exata de plástico reciclado varia conforme o modelo e ao longo do tempo, com base na disponibilidade de material.
(6) Como em Setembro de 2010.
(7) Para mais informação visite http://h20331.www2.hp.com/hho/cache/608028-0-0-225-121.html
(8) Materiais de polietileno de Alta Densidade (HDPE) incluem HP HDPE Reinforced Banner e HP DuPont™ Tyvek® Banner. As oportunidades de reciclagem estão actualmente disponíveis apenas em áreas limitadas. Os clientes devem consultar os seus recursos de reciclagem local.
(9) A HP ENVY 100 e-All-in-One não tem cloreto de polivinila (PVC free); correspondem à definição de sem PVC, conforme estabelecido no “iNEMI Position Statement on the ‘Definition of Low-Halogen Electronics (BFR-/CFR-/PVC-free).’” Peças de plástico contêm menos do que 1.000 ppm (0,1 por cento) de cloro (se a fonte CI é de CFRs ou PVC ou copolímeros de PVC). Cabo USB, necessário em áreas geográficas limitadas, não é livre sem PVC.