HP

HP Transforma o Mercado de Servidores com uma Plataforma Única para Computação Mission-Critical

O fabricante alargou a sua Infra-estrutura Convergente HP, oferecendo uma escolha e uma protecção de investimento líder na indústria.

Lisboa, 30 de novembro de 2011 – A HP acaba de anunciar o “Odyssey”, um projecto que tem como missão redefinir o futuro da computação mission-critical, através de um roadmap que irá unificar o sistema UNIX® e a arquitectura de servidores x86, oferecendo uma disponibilidade, um desempenho e uma opção de escolha sem paralelo e numa única plataforma.

As organizações são confrontadas com acordos de nível de serviço (service-level agreements, ou SLAs) cada vez mais rigorosos para as suas aplicações mais críticas, bem como com a pressão de se tornarem mais eficientes no que concerne aos seus orçamentos e recursos. Elas precisam não só da disponibilidade e da resiliência das plataformas baseadas em UNIX, mas também da familiaridade e da boa relação custo-eficácia das plataformas standard da indústria (x86).

Através da utilização de tecnologia avançada numa comum e modular arquitectura HP BladeSystem, a HP encontra-se actualmente a desenvolver plataformas que permitam aos seus clientes escolherem o melhor ambiente possível, alinhado com as necessidades das organizações e sem quaisquer compromissos, traduzindo-se numa mais-valia que assegura a protecção do investimento a longo prazo.

De acordo com Pedro Morais, Division Manager, Business Critical Servers, da HP Portugal, “este anúncio coloca a HP na liderança do oferta Mission Critical usando tecnologia x86 e Open Source. Vamos colocar o Linux e o Windows no mundo verdadeiramente Mission Critical através da utilização nestes ambientes de propriedade intelectual que até hoje só existia em HP-UX. Os ambientes HP-UX, OpenVMS e NonStop, vão seguir o seu roadmap com processadores Itanium e vamos poder partilhar as enclosures dos Superdomes2 e C-Class com estes ambientes a nova oferta x86. Este projecto Odyssey redefine o mundo Mission Critical unificando a oferta Itanium e X86, protegendo os investimentos de clientes em Tecnologia Blade Integrity  e Superdome2.”O roadmap da HP inclui inovações em curso relacionadas com os servidores HP Integrity, os sistemas HP NonStop e os sistemas operativos HP-UX e OpenVMS. Este roadmap prevê ainda a disponibilização de servidores blade com processadores Intel® Xeon® para o gabinete HP Superdome 2 (cujo nome de código é “DragonHawk”) e enclosures de servidores blade c-Class (com o nome de código “HydraLynx”), fortalecendo os ambientes Windows e Linux com as inovações do sistema HP-UX durante os próximos dois anos.

Com a disponibilidade do “DragonHawk”, os clientes vão ser capazes de executar aplicações mission-critical em sistemas HP-UX com servidores blade baseados em arquitecturas Intel® Itanium®, correndo em simultâneo tarefas exigentes em ambientes Microsoft Windows ou Red Hat Enterprise Linux e em servidores blade Intel® Xeon® no mesmo ecossistema Superdome 2.

De acordo com Pedro Morais, Division Manager, Business Critical Servers, da HP Portugal, “este anúncio coloca a HP na liderança do oferta Mission Critical usando tecnologia x86 e Open Source. Vamos colocar o Linux e o Windows no mundo verdadeiramente Mission Critical através da utilização nestes ambientes de propriedade intelectual que até hoje só existia em HP-UX. Os ambientes HP-UX, OpenVMS e NonStop, vão seguir o seu roadmap com processadores Itanium e vamos poder partilhar as enclosures dos Superdomes2 e C-Class com estes ambientes a nova oferta x86. Este projecto Odyssey redefine o mundo Mission Critical unificando a oferta Itanium e X86, protegendo os investimentos de clientes em Tecnologia Blade Integrity  e Superdome2.”

“Os clientes têm vindo a solicitar-nos a expansão da experiência mission-critical, que é hoje disponibilizada pelo sistema HP-UX em servidores Integrity, para infra-estruturas baseadas em arquitecturas x86”, disse Martin Fink, senior vice president & general manager,Business Critical Systems, da HP. “A HP pretende transformar o mercado de servidores para a computação mission-critical, usando a flexibilidade da arquitectura HP BladeSystem e incorporando tecnologias-chave inovadoras da HP das soluções Integrity e HP-UX no ecossistema x86. Ao contrário do que faz a concorrência, a HP oferece uma única plataforma de abordagem aberta e integrada.”

Ao longo de mais de 25 anos, a HP tem impulsionado as workloads mais exigentes através da construção de um sólido e comprovado franchise de tecnologias e serviços inovadores para computação mission-critical.

Ao alargar a solução mission-critical HP Converged Infrastructure e ao trazer para os sistemas x86 inovações com provas dadas, a HP permitirá que os clientes que trabalham com Linux ou Windows possam:

— Aumentar a escalabilidade com sistemas “DragonHawk” com multiprocessamento x86 simétrico de 32 sockets, capaz de escalar até centenas de núcleos e de suportar workloads complexas e de grande envergadura. Os sistemas permitirão que os clientes entreguem desde as mais pequenas até às maiores workloads a um leque de recursos de TI dinâmico e altamente escalável.

— Aumentar a fiabilidade e a flexibilidade com os servidores blade “HydraLynx” x86 de dois, quatro e oito sockets com virtualização e disponibilidade mission-critical, sendo incluido em todos os casos as robustas enclosures c-Class da solução HP BladeSystem.

— Aumentar a disponibilidade de aplicações Linux críticas com a solução HP Serviceguard, que move automaticamente as workloads aplicacionais entre servidores na eventualidade de uma falha ou de um pedido on-demand.

— Incrementar a flexibilidade e a disponibilidade dos sistemas x86 com a tecnologia HP nPartitions (nPars), que providencia o particionamento preciso dos recursos do sistema em múltiplas ou variáveis workloads. A tecnologia nPars é electricamente isolada por forma a eliminar pontos de falha, permitindo aos clientes fazer crescer o seu negócio com um único e robusto sistema.

— Melhorar a continuidade de negócio com a solução HP Analysis Engine para x86 embutida no firmware do sistema. O mecanismo de análise HP Analysis Engine vai além do registo de erros de modo a garantir a eficácia dos diagnósticos e a reparação automática de complexos erros de sistema, restaurando a estabilidade do sistema em segundos.

— Aumentar a fiabilidade e a resiliência de sistemas x86 com o HP Crossbar Fabric tolerante a falhas e que inteligentemente reencaminha os dados dentro do sistema para redundância e alta disponibilidade.

— Obter elevados níveis de disponibilidade com os HP Mission Critical Services, que permitem identificar e resolver possíveis pontos originadores de inactividade (downtime).

O que dizem os parceiros acerca do Projecto Odyssey

“A contínua inovação da Intel com um roadmap para a gama de processadores Itanium multigeracional, combinado com as actuais e as futuras capacidades mission-critical dos processadores Intel Xeon, permitem à HP e à Intel disponibilizarem aos seus clientes uma escolha cada vez mais flexível”, disse Kirk Skaugen, vice president & general manager, Datacenter and Connected Systems Group, da Intel. “Juntamente com a HP, seremos capazes de dar aos nossos clientes a capacidade de fazerem computação mission-critical de acordo com os seus próprios termos, através de uma vasta gama de sistemas operativos e de aplicações”.

“A experiência da Amdoc na implementação de HP-UX/Integrity, enquanto plataforma mission-critical, em prestadores de serviço globais de topo no que às nossas soluções líder de mercado BSS/OSS diz respeito, revelou ser extremamente positiva”, disse Rebecca Prudhomme, vice president, Product and Solutions Marketing, na Amdocs. “Alargar o âmbito das funcionalidades da solução HP Converged Infrastructure para ambientes Linux em arquitecturas x86 permitirá aos clientes que usam a arquitectura Superdome 2 beneficiarem da atractiva relação custo-eficácia dos sistemas x86, aproveitando ainda a força, a escalabilidade e a disponibilidade da plataforma.

“Os clientes confiam na Microsoft e na HP para darem resposta às suas necessidades de computação empresarial”, disse Eduardo Rosini, corporate vice president, SQL Server Marketing na Microsoft.“

Ao ampliarem esta parceria, a Microsoft e a HP irão reunir as soluções líderes a nível mundial no que diz respeito a servidores e a software, permitindo que os clientes tirem o máximo partido da flexibilidade e da escalabilidade dos sistemas Microsoft Windows Server e SQL Server nas soluções HP Converged Infrastructure para as suas crescentes necessidades futuras de computação mission-critical”.

“A Red Hat e a HP têm vindo a trabalhar conjuntamente há mais de uma década no sentido de suportarem continuamente a inovação no campo das tecnologias de servidor e Linux”, disse Paul Cormier, executive vice president & president,Products and Technologies, na Red Hat. “Ao ampliarem ainda mais a experiência mission-critical para ambientes x86, os clientes poderão agora alavancar o desempenho, a escalabilidade e a segurança aplicacional disponibilizadas pela solução Red Hat Enterprise Linux para HP nas suas mais exigentes workloads”.

Mais informações estão disponíveis em www.hp.com/go/Odyssey.

A HP Converged Infrastructure é a componente chave da Instant-On Enterprise. A Empresa Instant-On incorpora tecnologia em tudo o que faz para servir os seus clientes, colaboradores, parceiros e cidadãos em tudo o que eles precisem, de uma forma instantânea.


Sobre a HP

A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo nas pessoas, empresas, nos governos e na sociedade. Como a maior empresa de tecnologia do mundo, a HP reúne um portefólio que abrange impressão, computação pessoal, software, serviços e infra-estruturas de TI para resolver os problemas dos seus clientes. Mais informação sobre a HP (NYSE: HPQ) disponível em http://www.hp.com.

A HP Portugal

A HP iniciou a sua actividade no mercado português em 1990. No ano de 2010, a HP Portugal manteve a sua posição no mercado português, nos múltiplos segmentos de produto e serviços em que actua, tanto na área empresarial como na de consumo: na área de impressão com uma quota total de 53%; no segmento de PCs de 17%; nos servidores X86 de 55.9%; nos sistemas críticos (UNIX) de 41%;  nas soluções de armazenamento de 36% (Fonte IDC). A HP Portugal possui três áreas de negócio: uma dedicada a infra-estruturas tecnológicas e serviços, denominada por Enterprise Business; outra centrada na impressão e imagem, Imaging Printing Group; e, uma terceira especializada em computação pessoal, Personal Systems Group. Mais informação disponível em http://www.hp.pt.

UNIX é uma marca registada do The Open Group. Intel, Xeon e Itanium são marcas registadas da Intel Corporation nos EUA e noutros países. Microsoft e Windows são marcas registadas nos EUA da Microsoft Corporation.

Esta nota de imprensa contém declarações prospectivas que envolvem riscos, incertezas e suposições. Se esses tais riscos ou incertezas se materializarem ou essas tais suposições se revelarem incorrectas, os resultados da HP e das suas subsidiárias consolidadas podem divergir materialmente daqueles expressos ou implicados pelas tais declarações prospectivas e suposições. Todas as declarações, excluindo as declarações de factos históricos, são declarações que devem ser consideradas declarações prospectivas, incluindo, mas não limitadas a declarações de planos, estratégias e objectivos de gestão para operações futuras; quaisquer declarações relativamente ao desenvolvimento esperado, o desempenho ou a quota de mercado de produtos ou serviços; quaisquer declarações de suposições subjacentes ao acima mencionado. Riscos, incertezas e suposições incluem tendências macroeconómicas e geopolíticas, e eventos; a execução e desempenho de contractos da HP e os seus clientes, fornecedores e parceiros; a obtenção de resultados operacionais e financeiros esperados; e outros riscos descritos no Relatório Trimestral da HP no Formulário 10-Q para o trimestre fiscal terminado a 30 de Abril, 2011 e outros documentos da HP com a Comissão sobre Títulos e Bolsa, incluindo mas sem ficar limitado ao Relatório Anual da HP no Formulário 10-K para o ano fiscal terminado a 31 de Outubro, 2010. A HP não assume qualquer obrigação e não tenciona actualizar estas declarações prospectivas.

© 2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A informação aqui contida está sujeita a modificações sem aviso prévio. As únicas garantias para os produtos e serviços da HP estão enunciadas nas declarações de garantia expresso que acompanham os produtos e serviços. Nada aqui contido deve ser interpretado como uma garantia adicional. A HP não se responsabiliza pelos erros técnicos ou editoriais, e omissões aqui contidas.