Microsoft

Microsoft Portugal inicia hoje campanha de promoção do software legal

Por ocasião da celebração hoje, a nível mundial, do Dia da Concorrência Leal (Play Fair Day)  a Microsoft anuncia o início de uma campanha de promoção da utilização de software legal e combate à pirataria informática

Porto Salvo, 17 de novembro de 2011 – A Microsoft inicia hoje uma ampla campanha de promoção da utilização de software legal – www.sftwlegal.com – e combate à pirataria informática em Portugal, por ocasião da celebração em toda o mundo do “Dia da Concorrência Leal” (Play Fair Daywww.playfairday.com)

A Microsoft assinala este dia com a promoção, nos principais websites de notícias, de um conjunto de banners online intitulados “Software Legal – mais crescimento, maior produtividade” – onde pretende chamar a atenção para o impacto económico benéfico do uso do software legal e dos perigos da utilização de software pirata.

Segundo Adelaide Franco, responsável pela área de Conformidade de Software na Microsoft PortugalEsta será uma campanha pela positiva. Mais do que lembrar que a pirataria de software é crime punível com pena de prisão, queremos suscitar o debate em torno dos benefícios que o respeito pela propriedade intelectual e a redução da pirataria podem trazer para o desenvolvimento económico do País – mais empregos, mais resultados, mais impostos devidos ao Estado, maior produtividade.

Numa altura em que se discute o modelo de desenvolvimento económico que queremos seguir é importante ter presente que a utilização de software ilegal é, na prática concorrência desleal.

Daí a importância da sensibilização para o tema da Conformidade e das acções de prevenção que estamos a realizar através desta vasta Campanha.

A campanha irá incluir diversas iniciativas e tocar variados públicos e faixas etárias, com o objetivo de sensibilizar os utilizadores de software para as vantagens da conformidade.

Para demonstrar o impacto económico da pirataria informática em Portugal, a Microsoft encomendou à Universidade Católica – Centro de Estudos Aplicados – o primeiro estudo aprofundado sobre o real impacto económico da redução da pirataria informática software em Portugal, designadamente ao nível da criação de novos postos de trabalhos,  cujas primeiras conclusões são esperadas para Fevereiro de 2012.

A pirataria é um factor promotor da ineficiência. Começa individualmente pelos próprios piratas, que se veem restritos a utilizar um produto incompleto e termina na própria economia, que se prejudica com perdas de receitas fiscais, perdas de empregos e custos com prevenção e repressão da pirataria. Pelo meio, o fenómeno passa por um conjunto de características nada lineares, que nos afetam a todos, consumidores, empresas e Estado. Estudar os incentivos e as consequências por trás da pirataria é algo que só pode ajudar a trazer transparência e eficiência ao mercado. Por isso, o CEA da Catolica-Lisbon não pode senão orgulhar-se de poder contribuir para a melhor compreensão da pirataria informática em Portugal, através deste trabalho conjunto com a Microsoft” refere a propósito Ricardo Ferreira Reis, Diretor-Adjunto da CLSBE – CATÓLICA-LISBON e coordenador do Estudo

Com o objetivo de sensibilizar as camadas mais jovens da população, criadores e consumidores de conteúdos criativos por excelência para o valor e respeito da propriedade intelectual é hoje disponibilizado pela Microsoft o “Currículo Cidadania Digital e Conteúdos Criativos” em www.cidadania-digital.com, o qual será implementando como projeto piloto em cerca de 20 Escolas Básicas e Secundárias de todo o País.

Para o efeito, e ainda para celebrar o Dia da Concorrência Leal, na zona de Lisboa, voluntários da Microsoft, com a participação de representante da Polícia Judiciária no Grupo Anti-Contrafação, vão realizar hoje sessões de sensibilização em 5 Escolas envolvendo cerca de 500 alunos. Estas ações terão o formato de “lições de cidadania” para incutir nos mais jovens a noção do respeito pela autoria.

Dando seguimento às acções de colaboração com a ASAE , terá hoje também início em Lisboa a primeira de uma série de acções de formação dirigidas a inspetores,  visando a  sua melhor preparação para a identificação de software  ilegal da Microsoft.

Com o objetivo de apoiar as empresas nos processos de verificação de conformidade do software Microsoft e avaliação da sua exposição a riscos do seu parque informático, será lançada a Campanha de Validação de Software Microsoft.

Números da Pirataria á escala mundial

De acordo com dados recentes, a taxa de pirataria de software em todo o mundo atingiu 42% em 2010, o que representa um aumento de 14% face a 2009. De acordo com a BSA os números da pirataria em Portugal, em 2010, ascendiam a 40% e a um total de $228 M de perdas (Estudo disponível aqui). O estudo revela, ainda, que 46% dos utilizadores em economias desenvolvidas acredita que o download de software através de redes partilhadas é legal, assim como 45% dos utilizadores assumem que é legal instalar software emprestado por amigos ou colegas do trabalho. A contrariar esta realidade, 71% dos entrevistados na pesquisa consideram que o software deve ser pago, na medida em que constitui um importante incentivo para o avanço na tecnologia. A pesquisa revela, ainda, que a redução da taxa de pirataria poderia representar, em apenas quatro anos, a criação de aproximadamente 500.000 novos empregos na área da tecnologia, bem como gerar aproximadamente 32 mil milhões de dólares em novas receitas fiscais.

Mais informações: