Canon

Nasceu uma estrela: Canon lança nova câmara de vídeo digital para produção de imagens com movimento em alta resolução

LISBOA, — A Canon Inc. e a Canon Portugal desvendaram uma câmara de vídeo digital totalmente nova com objectiva intermutável que conjuga excepcional performance de imagem com uma surpreendente mobilidade e capacidade de expansão para ir ao encontro das necessidades actuais de produção do sector da imagem em movimento. A câmara de vídeo, que integra um novo sensor CMOS de aproximadamente 8.29-megapixels Super equivalente a 35mm, estará disponível em dois modelos: a Câmara de Vídeo Digital EOS C300, equipada com objectivas de montagem EF para compatibilidade as objectivas EF intermutáveis para as câmaras SLR EOS e novo alinhamento de Objectivas de Cinema EF; e a Câmara de Vídeo Digital EOS C300 PL, com uma objectiva de montagem PL para utilização com as objectivas PL standards na indústria.

O lançamento das câmaras EOS C300/C300 PL coincide com o do Sistema EOS Cinema, marcando a entrada da Canon na indústria de produção digital de alta resolução. O novo sistema cinematográfico digital profissional integra as objectivas, uma câmara de vídeo digital e uma câmara digital SLR.

Elenco de apoio Star-Studded

Equipada com objectivas de montagem EF, a EOS C300 é apoiada por um elenco de objectivas EF de elevada performance, não apenas pela vasta gama de objectivas EF intermutáveis para câmaras SLR EOS que mereceram a confiança e o respeito dos fotógrafos em todo o mundo, mas também pelas objectivas de cinema EF do novo Sistema EOS Cinema. Quando equipada com uma objectiva Canon EF, a correcção de iluminação periférica[i] da C300 corrige automaticamente para vinhetas de acordo com as características ópticas de cada objectiva, e permite o controlo da íris a partir da câmara de vídeoi. As objectivas EF da Canon também permitem a gravação de metadadosi como o nome da objectiva usada, as definições de abertura e a velocidade do obturador.

Desempenho Full HD de alta resolução

O novo sensor CMOS Super equivalente a 35mm da EOS C300/C300 PL integra aproximadamente 8,29 milhões de pixels e um tamanho de pixel que é maior que os das convencionais câmaras de vídeo profissionais, permitindo maiores capacidades de entrada de luz para uma melhor sensibilidade e redução de ruído. O sensor lê sinais de vídeo Full HD (1920 x 1080 pixels) para cada uma das cores primárias RGB, diminuindo a incidência de moiré enquanto reproduz alta resolução com 1 000 linhas de TV horizontais.

Apoiado por uma maior velocidade de leitura de sinal, o sensor CMOS reduz a distorção, um fenómeno dominante nos sensores CMOS no qual motivos em movimento rápido podem aparecer distorcidos diagonalmente. Para além disso, uma potente combinação do sensor com o processador de imagem DIGIC DV III de alta performance da Canon facilita o processamento do gamma de alta precisão e uma gradação suave.

Para além da compressão MPEG-2 Full HD (compatível com MPEG2 [email protected]), a EOS C300/C300 PL emprega amostras de cor 4:2:2 para uma performance de alta resolução que minimiza o aparecimento de “irregularidades” nas margens do croma. Adicionalmente, com uma taxa de gravação máxima de 50 Mbps, a câmara de vídeo suporta gravação de vídeo de alta qualidade.

O formato de gravação de ficheiros de vídeo e áudio da câmara de vídeo adopta o MXF (Material eXchange Format) standard na indústria, um formato de ficheiro “open source” usado idealmente nos sistemas de edição mais complexos. Gravando para versáteis cartões CF, a EOS C300/C300 PL apresenta uma performance de custo elevada e, equipada com duas entradas para cartões CF, torna possível a gravação simultânea de dados de vídeo para dois cartões CF.

Pronta para a acção

Com um corpo compacto medindo 133 (p) x 179 (a) x 171 mm (d), a Canon EOS C300/C300 PL proporciona um manuseamento excepcional, permitindo filmar de pontos muitas vezes inacessíveis para grandes câmaras de cinema, como próximo do solo para fotos de reduzido ângulo de elevado impacto, e ao lado das paredes. De acordo com as necessidades de gravação no local, a câmara de vídeo pode ser equipada com alça, aderência, unidade de monitor e descanso de polegar, e oferece vários terminais de entrada/saída standard na indústria, incluindo a saída de vídeo HD/SD-SDI para a gravação externa do conteúdo de vídeo de alta qualidade. Quando usada com o transmissor de ficheiros sem fios WFT-E6B para câmaras SLR EOS, a EOS C300/C300 PL pode ser controlada remotamente através de meios tão comuns como smartphones ou tablets.

A câmara de vídeo vem equipada com quatro botões início/fim posicionados em vários sítios para satisfazer todos os estilos de manuseamento da câmara, e pode ser equipada com vários acessórios de fornecedores terceiros, incluindo caixas matte, seguimento de foco e gravadores externos de vídeo e áudio. A unidade também permite a integração com sistemas de edição de terceiros e proporciona paz de espírito adicional através da sua construção à prova de pós e gotas e do seu sistema interno de refrigeração.

A nova câmara de vídeo permite aos utilizadores ajustar a qualidade de imagem para coincidir com as câmaras de vídeo profissionais e com as câmaras SLR EOS, e oferece Canon Log Gamma, permitindo qualidade de imagem simples com nitidez e contraste moderados, para uma maior liberdade para edição e processamento na pós-produção. Para além das taxas de enquadramento de 59.41i, 50.00i, 29.97P, 25.00P e 23.98P, a EOS C300/C300 PL integra um modo 24.00p, correspondendo à taxa de enquadramento de 24 frames por segundo das câmaras de filmar, para alta compatibilidade com fluxos de trabalho de produção de filmes comuns.

Outras características incluem gravação de movimento rápido, através da captação de menos frames por segundo para criar acção até 60x velocidade normal, e slow-motion abaixo dos 1/2.5x[ii] captando mais frames por segundo. Taxas de enquadramento entre 1 e 60 frames por segundo (fps) [iii]  podem ser ajustadas em incrementos de 1fps. Adicionalmente, uma selecção de Imagens Personalizadas permite aos utilizadores ajustar livremente a qualidade da imagem para um maior controlo sobre o aspecto do contéudo.



[i]      As definições de compatibilidade diferem dependendo da Objectiva de Cinema EF usada.

[ii]     1/2.5x possivel apenas quando se grava no modo 720p.

[iii]     Quando a taxa de enquadramento 59.41 está seleccionada.