Sony

Novos títulos e experiências anunciadas para a PlayStation Vita

Evento europeu de antecipação da PS Vita revela line-up de lançamento final com as novidades Unit 13, MotorStorm RC e uma nova incrível tecnologia de realidade aumentada

Lisboa, 25 de Novembro de 2011 – A Sony Computer Entertainment Europe (SCEE) acaba de revelar mais pormenores sobre o lançamento da muito aguardada PlayStation®Vita (PS Vita), cujo lançamento na Europa, Médio Oriente, África e Australásia está marcado para 22 de Fevereiro de 2012.

No evento de antecipação que decorreu em Londres, Michael Denny, Senior Vice President dos World Wide Studios Europe, reforçou a mensagem de que a PS Vita é uma consola portátil verdadeiramente revolucionária, com os jogos no foco das atenções, e anunciou um conjunto de títulos de lançamento para a PS Vita, incluindo dois novos títulos 1st Party – Unit 13 e MotorStorm® RC –, assim como a revelação de um conjunto de experiências de realidade aumentada para a PS Vita. A propósito do line-up anunciado, Michael Denny referiu-se ao mesmo como “um dos melhores line-ups de lançamento de uma consola alguma vez realizado”.

Lista de títulos SCEE confirmados para o lançamento a 22 de Fevereiro de 2012:

  • Uncharted™: Golden Abyss
  • WipEout® 2048
  • Reality Fighters
  • Little Deviants
  • ModNation Racers™: Road Trip
  • Everybody’s Golf®
  • Escape Plan
  • Top Darts
  • Hustle Kings
  • Unit 13 – Novo!
  • MotorStorm® RC – Novo!

A já extensa lista apresentada será reforçada por uma forte série de títulos de outras editoras que serão lançados no momento do lançamento da consola em Fevereiro1 de 2012. (No final deste documento para veres a lista de jogos 3rd party em desenvolvimento).

Unit 13 – Um shooter autêntico construído para ser jogado no campo

A primeira revelação foi Unit 13, um shooter militar na terceira pessoa que irá oferecer aos jogadores uma verdadeira experiência com os dois analógicos.

Desenhado de origem para a PS Vita pela Zipper Interactive, Unit 13 desenrola-se em cenários de missão contemporâneos.

Os jogadores terão de aceitar as mais exigentes missões nas regiões mais hostis do globo – deter terroristas, ditadores, traficantes de armas, senhores da guerra e traficantes de droga em locais como África, Médio Oriente ou o sul da Ásia.

Os jogadores poderão escolher entre 6 diferentes classes – Infiltrator, Sniper, Soldier, Technician, Point Man e Support – dependendo do seu papel e tipo de jogo preferido.

Desenhado especificamente para a PS Vita, Unit 13 foca-se no jogo portátil, com uma estrondosa jogabilidade e uma estrutura de missões não linear que permite aos jogadores entrarem numa missão em qualquer momento, não precisando de seguir os dados cronologicamente.

MotorStorm RC – Acção de carros comandados viciante e com vertente social

A SCEE revelou também um título PS Vita completamente novo, dos Evolution Studios, o MotorStorm RC.

Com uma mistura única de jogos de corridas old school e modernos, MotorStorm RC é um título viciante em que a interacção social surge em grande destaque. Os jogadores poderão construir uma fantástica garagem com 24 veículos inicialmente disponíveis para desbloquear no jogo. Posteriormente, com DLCs e packs de expansão, os jogadores vão poder ter acesso a novos veículos, pistas e muito mais depois do lançamento.

A realidade aumentada dá vida aos teus jogos

A PlayStation é líder nos jogos de realidade aumentada desde o lançamento da câmara USB EyeToy para a PlayStation®2 em 2003. Na actual geração de consolas, o EyePet explodiu na PlayStation®3, apresentando esta fantástica tecnologia a uma nova audiência.

Estas experiências não ficaram limitadas às consolas domésticas, uma vez que a PlayStation levou os jogos de realidade aumentada até à PSP™, com o EyePet™ e a inovadora franchise Invizimals™.

No evento de PS Vita, Michael Denny revelou a nova fase da realidade aumentada para a PlayStation. Seis cartões de realidade aumentada ficarão disponíveis com o lançamento de alguns jogos gratuitos descarregáveis a partir da PlayStation® Store e vão permitir aos jogadores desfrutar da totalidade das capacidade da PS Vita ao nível da realidade aumentada.

A PlayStation revelou também que a PS Vita será a primeira consola de jogos a utilizar tecnologia WAAR (Wide Area Augmented Reality). Ao contrário dos habituais cartões únicos de realidade aumentada, a WAAR utiliza seis cartões e permite uma área de jogo muito maior do que os jogadores utilizavam anteriormente.

A PS Vita irá também suportar realidade aumentada sem marcador, o que significa que não precisará de cartões. O adicionamento desta tecnologia cativante significa que os jogadores terão muito mais para jogar e partilhar logo a partir do dia de lançamento da PS Vita.

Cross-play significa que os jogadores podem competir através de desafios e leaderboards na PlayStation®3 ou na PS Vita, assim como continuar a sua experiência de uma para a outra.

3G e Wi-Fi: Conduzir a PS Vita a uma Revolução Social

Este é um dispositivo repleto de poderosas funcionalidades sociais, que ligam os utilizadores à internet, às suas ferramentas sociais favoritas e a outros jogadores. A par das aplicações de Facebook, Skype, Foursquare e Twitter já anunciadas anteriormente, Michael Denny revelou também a entrada do Flickr no line-up de aplicações.

A PS Vita estará disponível em dois SKUs no lançamento: o modelo Wi-Fi e o modelo 3G/Wi-Fi, para a derradeira experiência “always on”. A Vodafone será o parceiro 3G na região SCEE.

A PS Vita integra várias aplicações sociais que vão permitir aos jogadores estarem constantemente ligados à sua vida PlayStation, assim como a amigos e outros jogadores.

  • Party possibilita aos jogadores desfrutar de conversações de voz e texto com os seus amigos, não apenas quando estão a jogar online, mas também quando estiverem a jogar diferentes jogos ou usar diferentes aplicações, como o browser.
  • Live Area é um portal interactivo que te possibilita a ligação aos teus contactos e ao seu conteúdo. Os jogadores podem ver as mais recentes notícias, receber updates de jogos dos teus amigos e comentar o que os teus amigos disseram.
  • Near é uma funcionalidade que te permite descobrir o que os teus amigos dentro da mesma área estão a jogar e partilhar e descobrir prémios que podem ser usados no jogo. Através da simples partilha de informação, podes encontrar os teus amigos e novos jogadores, independentemente dos jogos que estiverem a jogar.
  • Cross-Play é a capacidade de jogar em tempo real entre diferentes plataformas. A PS Vita pode ligar-se sem fios à PS3, permitindo que os gráficos da PS3 possam ser vistos no fantástico ecrã OLED da PS Vita.

Nota:

Lista completa de título 3rd party anunciados para a PS Vita:

Army Corps of Hell, Square Enix

Asphalt: Injection, Ubisoft

Disgaea 3 Return, NIS America

Dungeon Hunter: Alliance, Ubisoft

Dynasty Warriors Next, Tecmo Koei

EA Sports FIFA Football, EA

F1 2011, Codemasters

Lego Harry Potter: Years 5-7, WB Games

Lumines Electronic Symphony, Ubisoft

Michael Jackson: The Experience HD, Ubisoft

Ninja Gaiden (working title), Tecmo Koei

OddWorld: Strangers Wrath, OddWorld Inhabitants

Puddle, Neko Entertainment

Pure Chess, RebelPlay

Putty Squad Vita, System 3

Rayman Origins, Ubisoft

Ridge Racer, Bandai Namco

Shinobido 2, Bandai Namco

Silent Hill: Book of Memories, Konami

Stardrone Extreme, BeatShapers

Super Monkey Ball Banana Splitz, SEGA

Supremacy MMA, 505 Games

Tales from Space: Mutant Blobs Attack, Drinkbox Studios

The Treasures of Montezuma Blitz, Alawar Entertainment

Touch My Katamari, Bandai Namco

Troopies, Bloober Team

Ultimate Marvel vs. Capcom, Capcom

Urban Trials, Tate Multimedia

Virtua Tennis 4: World Tour Edition, SEGA

Orc Attack, Casual Brothers

Ben 10 Galactic Racing, Bandai Entertainment

Dragon’s Racing, Ignition Entertainment

Robot Rescue Revolution, Teyon

Mortal Kombat, WB Games

Assassin’s Creed, Ubisoft

Bioshock, Take Two

Street Fighter X Tekken, Capcom

Call of Duty, Activision Blizzard