HP

HP Agiliza Adopção de Soluções Cloud Para Empresas e Service Providers

A HP ajuda os seus clientes na dinamização dos processos de implementação, gestão e garantia de segurança de soluções na nuvem.

Lisboa, 07 de Dezembro de 2011 – A HP acaba de anunciar a disponibilização de novas soluções Cloud que dinamizam a implementação de ambientes cloud privados, públicos e híbridos, permitindo às empresas, aos service providers e às entidades governamentais a capitalização de oportunidades em mercados emergentes.

Com milhares de implementações bem-sucedidas de ambientes cloud, a HP tem ajudado os seus clientes a obter os melhores resultados de uma implementação híbrida, sem a complexidade que lhe é inerente. Ao incorporar serviços de TI internos conjuntamente com equipas externas em regime de outsourcing, os clientes podem escolher o método certo de implementação para responder com eficácia às necessidades de time-to-market, bem como aos requisitos de disponibilidade e de custos. No entanto, as preocupações de segurança e falta de competências internas são factores que continuam a revelar-se como os principais desafios no processo evolutivo que leva as organizações a adoptarem ambientes de cloud computing.

Os prestadores de serviços também reconhecem que uma abordagem híbrida requer modelos de negócio de cloud computing, capazes de garantirem a adopção e intermediação de tecnologia junto dos seus clientes, e de várias formas. Como resultado, os service providers necessitam de um parceiro tecnológico para ajudá-los a não deixar escapar as oportunidades de mercado.

As HP Cloud Solutions, baseadas na HP Converged Infrastructure, asseguram o hardware, o software, os serviços e os programas que permitem aos service providers, empresas e governos facultarem rapidamente e com segurança as Tecnologias de Informação como um serviço (IT as a Service).

“Os clientes querem compreender, planear, construir e garantir as bases de um ambiente em computação em nuvem de uma forma que possam beneficiar de agilidade, da redução de riscos, do constante controlo e da garantia de total segurança”, disse Steve Dietch, vice-presidente de Marketing, Cloud Solutions and Infrastructure da HP. “As novas ofertas são o culminar da experiência da HP no fornecimento de soluções tecnológicas inovadoras, bem como na prestação dos serviços e das capacidades necessárias para levar a cabo esta evolução.”

As novas ofertas da HP foram concebidas tendo em consideração as principais áreas de necessidades do cliente – a concepção de diferentes ambientes de cloud computing, o acesso aos serviços na nuvem a partir de domínios públicos e a gestão e protecção da totalidade do ambiente.

Concepção de um ambiente híbrido

À medida que as organizações se empenham em garantir uma abordagem ágil na prestação de serviços, estas devem desenvolver, implementar, gerir e proteger os serviços de TI em nuvens públicas e privadas, bem como nos modelos tradicionais de acesso a TI.

A HP continua a expandir seu ecossistema de cloud computing, com novos parceiros, ofertas e programas:

—  As novas integrações HP CloudSystem foram concebidas com a Alcatel-Lucent e permitem que os prestadores de serviços de comunicações garantam serviços de valor acrescentado para a nuvem recorrendo a redes carrier-class e a TI. A combinação de infra-estruturas de TI, software e rede de telecomunicações permite que os provedores de serviços de comunicações automatizem o provisionamento e gestão de recursos de cloud computing através de uma rede totalmente fiável.

—  O HP CloudAgile Service Provider Program garante a optimização do alcance das vendas, um portfólio de serviços melhorado e um ciclo de vendas mais rápido através do acesso directo à força de vendas da HP. A HP expandiu o programa com os seus primeiros parceiros europeus e com novas opções certificadas de hosting, que permitem aos provedores de serviço a entrega de soluções de cloud privadas fiáveis e seguras, baseadas no HP CloudSystem.

—  O HP CloudSystem Matrix 7.0, o ambiente operacional central por detrás do HP CloudSystem, permite aos clientes o desenvolvimento de ambientes de nuvem híbridas com acesso facilitado a recursos de TI externos através da primeira solução “out of the box” com capacidades de fácil escalabilidade. Esta solução inclui também provisionamento automático e on-demand de armazenamento HP 3PAR para reduzir erros, agilizar processos e acelerar a implementação de novos serviços para apenas alguns minutos.

—  O programa HP Cloud Protection abrange pessoas, processos, políticas e tecnologias de forma a proporcionar um nível de segurança para uma nuvem híbrida semelhante ao que seria implementado num ambiente de TI privado com acesso à Internet. Enfrentando um dos maiores obstáculos das organizações no processo de adopção de um ambiente cloud, o novo programa inclui serviços de estratégia, de criação de roadmaps, de design e de implementação baseados numa arquitectura de referência comum. O programa é apoiado por um Centro de Excelência Cloud Protection, que permite aos clientes testar as soluções da HP, bem como as propostas de parceiros e produtos de terceiros que suportam protecção para a cloud e para virtualização.

Acesso a serviços cloud de nível empresarial

As organizações precisam de serviços rápidos e seguros para as necessidades computacionais das empresas, especialmente capazes de garantir uma resposta em alturas de pico de necessidades, mas sem aumentar os gastos financeiros. Os novos e melhorados serviços HP, que garantem uma infra-estrutura cloud como um serviço, foram concebidos para responder a estas necessidades. Entre outras features, garantem:

—  HP Enterprise Cloud Services – Compute automatiza agora a distribuição de volumes de trabalho de aplicações através de vários servidores para melhorar o desempenho das aplicações. Os clientes também podem optimizar a protecção de dados através de novas opções para processos de backup e de restauro, ao mesmo tempo que garantem o provisionamento e a gestão de redes virtuais locais (V-LANs) dentro do seu ambiente cloud. Um novo programa HP permite ainda que os clientes avaliem o serviço face às suas necessidades computacionais antes da aquisição das soluções.

—  HP Enterprise Cloud Services para SAP Development e Solução Sandbox  permite que os clientes avaliem e criem protótipos de funcionamento de software SAP Enterprise Resource Planning através de uma nuvem privada virtual, recorrendo a um modelo flexível e baseado no consumo.

Adaptação à Era da nuvem – o fim do défice de competências em ambientes cloud

Os clientes podem recorrer à orientação e formação da HP para conduzirem todo o histórico dos seus centros de dados para um ambiente de cloud computing, aumentando desta forma as respectivas competências dentro da própria organização. Nos novos serviços da HP que podem endereçar estas necessidades estão incluidos:

—  Três certificações HP ExpertONE –  HP ASE Cloud Architect, HP ASE Cloud Integrator e HP ASE Master Cloud Integrator. Estas são as primeiras certificações para ambientes cloud a abrangerem conteúdos das áreas técnicas e de negócio.

—  A expansão do programa HP ExpertONE inclui agora a colaboração de cinco das maiores empresas de formação comercial a oferecerem soluções de aprendizagem em qualquer parte do mundo. O HP Institute oferece um programa académico para a formação de profissionais certificados pela, através de um plano de formação de dois e quatro anos. Ainda sobre esta matéria, o HP Press alargou o seu raio de acção oferecendo opções de formação que podem ser controladas e adequadas pelos próprios clientes.

—  O HP Cloud Curriculum dos HP Education Services oferece material de formação, em vários idiomas, que tem por base estratégias de cloud que conseguiram, com sucesso, aumentar a agilidade das empresas ao mesmo tempo que possibilitaram uma redução de custos. Os planos de aprendizagem são flexíveis, e incluem laboratórios virtuais online, ferramentas de auto-aprendizagem, salas de aula que podem ser virtuais e opções de formação onsite. Tudo isto disponível nos mais de 90 centros de educação da HP espalhados pelo mundo.

—  Impulsionadas pelos HP Financial Services, as HP Chief Financial Officer (CFO) Cloud Roundtables ajudam os CFOs a perceber os benefícios e riscos associados à cloud, ao mesmo tempo que alinham os roadmaps tecnológicos e financeiros das suas empresas.

—  Os HP Storage Consulting Services para a Cloud abrangem modernização e design. Ajudam os clientes a entender os requisitos ao nível do armazenamento para computação na nuvem privada, e a desenvolver uma arquitectura capaz de responder às suas necessidades.

—  Os HP Cloud Applications Services para Windows Azure aceleram o desenvolvimento ou a migração das aplicações para o Windows® Azure – a plataforma as-a-service da Microsoft.

Neste mundo que está em sempre ligado, a HP Converged Infrastructure é a componente chave da Instant-On Enterprise.

A Empresa Instant-On incorpora tecnologia em tudo o que faz para servir os seus clientes, colaboradores, parceiros e cidadãos em tudo o que eles precisem, de uma forma instantânea.

A gravação da conferência de imprensa HP DISCOVER que decorreu em Viena, bem como outras informações adicionais acerca dos anúncios feitos pela HP durante o seu principal evento para clientes – HP DISCOVER Vienna, estão disponíveis em www.hp.com/go/optimization2011.