Canon

Canon apresenta a revolucionária PowerShot G1 X

Lisboa, 9 de Janeiro de 2012 – A Canon apresenta a PowerShot G1 X – uma nova e revolucionária câmara compacta com um sensor CMOS grande, desenhada para produzir níveis de qualidade de imagem e controlo DSLR, num corpo metálico extremamente portátil. Desenvolvida para fotógrafos amadores e profissionais, a PowerShot G1 X cria uma nova e prestigiosa categoria no topo da lendária série G da Canon e redefine a performance atingível por uma câmara compacta.

Uma câmara de alta qualidade por si só ou o complemento perfeito a uma DSLR profissional, a PowerShot G1 X combina um grande sensor EOS com processamento DIGIC 5, uma nova objectiva Canon e um maior controlo manual – criando a mais completa câmara compacta Canon de sempre. Desenhada para a maior portabilidade, a PowerShot G1 X integra uma objectiva de zoom que se retrai num corpo metálico robusto e discreto, proporcionando aos fotógrafos uma câmara imponente que oferece imagens de alta qualidade e um manuseamento superior.

 

Qualidade de imagem profissional

Integrando tecnologias desenvolvidas pela Canon e o conhecimento confiado por profissionais de todo o mundo, a PowerShot G1 X oferece um nível de qualidade de imagem apenas possível anteriormente com uma Canon DSLR. É a primeira câmara compacta da Canon a integrar uma visualização de 4:3 e um sensor CMOS de 14.3MP medindo 18.7mm x 14mm – semelhante em altura aos sensores APS-C dos modelos DSLR EOS. Possuindo o mesmo tamanho de pixel e estrutura da EOS 600D, e uma área de superfície aproximadamente 6,3 vezes maior que o sensor da aclamada PowerShot G12, oferece qualidade de imagem DSLR num corpo pequeno para levar para qualquer lado.

O aumento do tamanho do sensor permite aos fotógrafos ter um maior controlo sobre a profundidade de campo, com um maior potencial para isolar o motivo do fundo de forma criativa e artística. Uma melhor gama dinâmica permite aos utilizadores captar sombras e contornos de forma precisa no mesmo enquadramento, enquanto a resolução de 14.3 Megapixels permite a impressão de imagens de grande formato ou que as imagens sejam cortadas para melhores composições.

A PowerShot G1 X também oferece várias vantagens que resultam do sensor CMOS avançado desenvolvido para a gama Canon EOS. Redução de ruído no chip assegura imagens nítidas, mesmo a sensibilidades elevadas do ISO, enquanto uma leitura de 4-canais proporciona captura de imagem de alta velocidade – assegurando uma performance rápida e fiável em todas as condições.

Combinando o avançado sensor com o processador de imagem DIGIC 5, o Sistema HS na PowerShot G1 X estabelece novos padrões de performance com pouca luz, com uma gama ISO de alta resolução máxima de 100 a 12800 – um nível nunca antes visto numa câmara compacta Canon. Os utilizadores podem fotografar usando a luz ambiente mesmo em condições de luz fraca, captando imagens naturais com um detalhe incrível e baixo ruído – proporcionando uma base potente para fotografia com pouca luz.

Tecnologia de objectiva de precisão

Desenvolvida usando os mesmos processos de design, fabrico e qualidade que a conhecida gama de objectivas EF, a objectiva da PowerShot G1 X foi construída para atingir níveis de qualidade de imagem profissionais. Utilizando elementos asféricos com índice de refracção ultra-elevado (UA) e tecnologia de moldagem de vidro de precisão, a objectiva oferece um tamanho compacto e nitidez excepcional para os fotógrafos mais exigentes. A objectiva retráctil oferece um zoom óptico de 4x flexível de 28mm – 112mm, proporcionando aos fotógrafos a possibilidade de usar o zoom de forma criativa e de mudar o enquadramento e a perspectiva do seu disparo. A sua abertura de 6 lâminas conjugada com o grande sensor permite também produzir uma óptima desfocagem do fundo.

Para ajudar a assegurar excelentes imagens e vídeo Full HD nítido, a objectiva integra um Estabilizador de Imagem (IS) óptico de 4-stops, permitindo aos fotógrafos disparar em condições de pouca luz e usar velocidades do obturador quatro pontos mais lentas do que seria possível sem IS. O Estabilizador de Imagem óptico é suportado pelo IS Inteligente que analisa a profundidade focal, a distância focal e o tipo de movimento da câmara e aplica o modo de Estabilização de Imagem[i] adequado. Por exemplo, quando é detectada acção com arrastamento, o Panning IS é activado e estabiliza apenas numa direcção para uma captura mais artística de movimento em todo o frame. A tecnologia Hybrid IS está também integrada para captar motivos macro sem a desfocagem associada às trepidações da câmara.

A objectiva integra ainda um Filtro de Densidade Neutra (ND) de 3 stops, permitindo a utilização de aberturas maiores em condições de muita luz para obter uma menor profundidade de campo ou usar velocidades do obturador mais lentas para desfocar movimento de forma intencional.

Controlo extensivo

Dando continuidade ao controlo habitualmente oferecido pela série PowerShot G, a PowerShot G1 X oferece um Controlo Totalmente Manual com botões de modo de disparo e compensação da exposição para acesso rápido e intuitivo a várias definições. Para um controlo máximo sobre a imagem final, a PowerShot G1 X integra-se facilmente no fluxo de trabalho do fotógrafo EOS, suportando captura em RAW de 14-bits para gradações suaves e cores naturais que podem ser aperfeiçoadas com o software Digital Photo Professional (DPP) fornecido.

Proporcionando aos fotógrafos a possibilidade de captar acção em fracções de segundos, a PowerShot G1 X integra o modo Disparos a Alta Velocidade HQ, fazendo 6 disparos em alta resolução a 4.5fps para congelar acção de movimento rápido. Em alternativa, os utilizadores podem optar por disparos contínuos a 1.9fps no formato JPEG até à capacidade máxima do cartão – assegurando a captação de sequências de acção mais longas.

Videos Full HD de alta qualidade

A PowerShot G1 X suporta a gravação de vídeo Full HD (1080p) a 24fps, através de um botão de vídeo dedicado. Tirando partido do amplo sensor CMOS da câmara, os utilizadores podem fazer vídeos de alta qualidade, mesmo em condições de pouca luz, com a menor profundidade de campo associada a um sensor maior. Adicionalmente, o zoom óptico de 4x pode ser usado durante a gravação, para maior versatilidade, ao mesmo tempo que é possível gravar som stereo.

Manuseamento profissional

Com o seu chassis robusto em aço inoxidável e design compacto, a PowerShot G1 X oferece um manuseamento profissional. Um ecrã LCD PureColor II VA de 7.5cm (3.0”) permite disparar virtualmente a partir de qualquer ângulo ou posição, para obter a composição desejada. O LCD de 920 000 pontos, brilhante e de alta resolução, proporciona uma plataforma nítida e detalhada para enquadramento e visualização da imagem, enquanto um visor óptico (OVF) com ajuste de dioptria permite aos fotógrafos disparar de acordo com o seu estilo pessoal. Um novo flash pop-up manual integrado oferece a possibilidade de adicionar luz à cena e, usando a sapata, podem também ser usados flashes Canon Speedlite externos.

Modos de disparo avançados

Estão disponíveis vários modos de disparo avançados para ajudar os fotógrafos a captar cenas e situações desafiantes. Por exemplo, quando se fotografa sem tripé em condições de luz muito baixa, o modo Handheld Night Scene capta uma sequência de disparos de alta velocidade, combinando os dados para gerar uma imagem com a melhor exposição e mínima desfocagem. Adicionalmente, o modo Alta Gama Dinâmica (HDR) capta cenas com uma gama particularmente elevada de tons luminosos e escuros, registando múltiplas exposições e combinando-as para obter um maior detalhe nas sombras e nos contornos.

Maior potencial através de acessórios

Ideal para utilizadores de DSLR EOS, a PowerShot G1 X é compatível com vários acessórios do sistema EOS, permitindo aos fotógrafos aumentar instantaneamente o potencial da câmara. As unidades de flash Canon Speedlite EX podem ser usadas para uma iluminação criativa, enquanto a caixa estanque WP-DC44 proporciona protecção até uma profundidade de 40m – ideal para fotografar em chuva intensa ou debaixo de água – com total acesso a todos os comandos.

Um Adaptador de Filtro de objectiva opcional, FA-DC58C, também permite aos fotógrafos usar vários filtros, tais como um polarizador circular para realçar o céu azul ou eliminar reflexos. Para uma maior luminosidade quando se fotografa motivos macro, um adaptador Macro Ring Lite (MLA-DC1) permite a utilização de unidades de flash Macro Ring Lite ou Twin Lite do Sistema Canon EOS.

Oferecendo níveis de controlo profissional verdadeiramente avançados e uma qualidade de imagem impressionante, a PowerShot G1 X é a câmara ideal para fotógrafos amadores e profissionais que procuram a flexibilidade e qualidade DSLR numa câmara compacta.

PowerShot G1 X – principais características:

  • Sistema HS: CMOS de 14.3MP, DIGIC 5
  • Zoom de 4x compacto; IS Inteligente
  • LCD de ângulo variável de 7,5 cm (3.0”) ; OVF
  • Totalmente manual, RAW, DPP
  • Full HD, HDMI
  • Disparos a Alta Velocidade HQ
  • Automático Inteligente
  • Ampla variedade de acessórios
  • Modo Alta Gama Dinâmica e filtro de Densidade Neutra
  • Caixa estanque até 40m opcional


[i] Sete definições possíveis de Estabilizador de Imagem: Normal, Macro, Panning, Powered (apenas para modo Movie), Dinâmico, Dinâmico e Macro; Modo Tripé

 

Tecnologias – PowerShot G1 X

Uma câmara de alta qualidade por si só ou o complemento perfeito para uma profissional DSLR, a PowerShot G1 X combina um sensor EOS com o potente processador DIGIC 5, uma nova objectiva de precisão Canon e controlo manual – tornando-se na câmara compacta Canon mais completa de sempre.

Sensor CMOS Canon de alta sensibilidade

Exclusivamente desenhado para esta câmara, com o objectivo de atingir o mesmo tamanho de pixel e sensibilidade dos sensores APS-C dos modelos DSLR Canon EOS, a PowerShot G1 X vem equipada com um sensor CMOS de 14.3 Megapixels e num formato 4:3. O sensor mede 18.7mm x 14mm – semelhante em altura aos sensores APS-C usados na gama DSLR Canon EOS. Este sensor possui o mesmo tamanho de pixels e estrutura da EOS 600D e uma área de aproximadamente 6.3 vezes maior que o sensor da PowerShot G12. A capacidade de entrada de luz do sensor da PowerShot G1 X é 4.5 vezes maior do que a do sensor da PowerShot G12, proporcionando aos utilizadores uma qualidade de imagem soberba mesmo nos ambientes mais escuros.

O design do sensor da PowerShot G1 X foi concebido com base no desenvolvimento do sensor DSLR da Canon e herda muitas das tecnologias encontradas nos modelos EOS. Utiliza tecnologia de redução do ruído para proporcionar disparos incríveis com o mínimo ruído, enquanto uma leitura de 4 canais permite uma performance rápida e fiável.

Funcionando em conjunto com o processador DIGIC 5, o sensor faz parte do mais potente Sistema HS da Canon até hoje, atingindo uma performance impressionante em condições de pouca luz. A PowerShot G1 X oferece uma resolução do ISO máxima de 100 a 12800, perfeita para fotografar em várias condições de luz.

Permitindo um controlo preciso da selecção do ISO, uma função de ajuste do nível do ISO Automático permite aos utilizadores pré-configurar o ISO máximo (até 1600) que pretendem usar durante o disparo. Os utilizadores podem ainda especificar a forma como a câmara controla o ISO para obter o melhor equilíbrio entre a qualidade de imagem e a velocidade do obturador para congelar sujeitos em movimento.

Objectiva grande angular de 28mm com zoom de 4x

Desenvolvida segundo os mesmos processos de design, fabrico e qualidade que a conhecida gama de objectivas EF, a objectiva da PowerShot G1 X foi construída para atingir níveis de qualidade de imagem profissionais.

A objectiva da PowerShot G1 X foi especialmente desenhada para esta câmara e foi concebida para funcionar com o sensor CMOS de alta sensibilidade. O novo sensor disponibiliza uma profundidade diagonal 2.5 vezes maior do que o da PowerShot G12, contudo o diâmetro da objectiva é apenas 1.4 vezes maior. A nova objectiva foi inteligentemente pensada para atingir um zoom de 4x e um ângulo de visão de 28mm, e retrair completamente no corpo da PowerShot G1 X para uma comodidade completa e uma incrível compactez. A objectiva da PowerShot G1 X foi possui lentes Asféricas (UA) com alto nível de refracção e a tecnologia de moldagem do vidro usada durante no processo de fabrico assegura os padrões de qualidade da Canon.

A objectiva da PowerShot G1 X possui Super Spectra Coating, um revestimento anti reflexivo que reduz os efeitos de sombras e fantasma. Para uma desfocagem do fundo mais agradável, a PowerShot G1 X possui uma abertura de 6 lâminas e permite aos fotógrafos fotografar com aberturas tão reduzidas como f/16.

Processador de imagem DIGIC 5

O processador DIGIC da próxima geração da Canon – DIGIC 5 – foi desenvolvido para processar dados de imagem mais detalhados, de forma mais rápida do que nunca. O novo processador DIGIC 5 analisa quatro vezes mais dados de imagem para produzir cada pixel da imagem de forma precisa, o que proporciona mais detalhe e cores mais realistas. Comparativamente ao processador DIGIC 4, o processamento de dados é seis vezes mais rápido. 

Estabilizador de Imagem Óptico (4-stops)

A tecnologia de Estabilizador de Imagem (IS) da Canon previne a desfocagem ao reduzir dramaticamente os efeitos de trepidações da câmara. Em situações em que é mais previsível a trepidação da câmara como por exemplo em condições de luz fraca ou ao fotografar com zoom elevado, o Estabilizador de Imagem contribui para uma maior nitidez das imagens através do giroscópio de vibração ao minuto que detecta o movimento da câmara causado pelo tremer da mão. Estes sinais são processados por um controlador de IS “single-chip” que distingue as trepidações dos movimentos intencionais da câmara. Os sinais são então enviados para a unidade de IS que move um dos elementos da lente para realinhar os raios de luz e cancelar os efeitos de trepidações da câmara.

IS Inteligente

O IS Inteligente é uma tecnologia que permite à câmara detectar a situação de disparo e seleccionar o modo de Estabilizador de Imagem óptico mais apropriado para evitar a desfocagem. Como a origem do movimento da câmara pode mudar de acordo com a situação de disparo há sete diferentes modos IS que podem ser usados:

  • IS Normal: este modo de Estabilização de Imagem standard é apropriado para fotografia onde as trepidações da câmara mais comuns são corrigidas. Dependendo da profundidade e distância focal do sujeito, a câmara irá aplicar o nível de correcção angular (rotativa) e de movimento apropriado para obter os melhores resultados.
  • IS Panning: quando está a captar um sujeito em movimento, como um ciclista ou carros de corrida, este modo detecta o movimento de arrastamento e aplica o Estabilizador de Imagem no eixo oposto para assegurar que o sujeito se mantém nítido e que o efeito de movimento é suave.
  • IS Macro: corrige movimentos angulares e trepidações que muitas vezes ocorrem quando se está a fazer close-ups de motivos como flores.
  • Modo tripé: quando a câmara detecta que está fixa num tripé, o modo tripé desliga automaticamente o Estabilizador de Imagem porque não é necessário.
  • IS Dinâmico: durante a gravação de vídeos, este modo produz conteúdo de vídeo nítido compensando as pequenas vibrações que ocorrem quando os utilizadores estão a filmar em movimento.
  • IS Powered: quando os utilizadores estão a gravar vídeos de sujeitos distantes com o zoom telefotográfico no máximo, este modo é usado para assegurar que o sujeito se mantém nítido, combatendo as mais extremas trepidações da câmara originadas quando se está a usar a definição telefotográfica.
  • IS Dinâmica e Macro: este modo é activado quando se está a filmar motivos macro e corrige zonas desfocadas causadas pelos movimentos típicos da fotografia macro.

RAW de 14 bits e software DPP

A PowerShot G1 X suporta gravação RAW de 14 bits, permitindo a captura de informação de imagem não comprimida que os fotógrafos podem ajustar e usar para criar manualmente a sua imagem final usando o software Digital Photo Professional (DPP) da Canon.

Partilhando o mesmo ambiente de edição que o sistema EOS da Canon e adaptado às necessidades dos profissionais e amadores avançados, o DPP oferece várias opções de processamento para ficheiros RAW produzidos pela PowerShot G1 X, incluindo Estilo de Imagem, contraste, brilho, nitidez, redução de ruído, balanço de brancos e exposição. Está incluída uma função de correcção da objectiva, permitindo que ficheiros RAW sejam corrigidos em termos de distorção da objectiva, iluminação periférica, aberração cromática e desfocagem da cor.

Funções de alta velocidade

As funções de alta velocidade permitem fotografar acção com movimento rápido e cenários que de outra forma se tornariam difíceis:

  • High-speed Burst mode HQ – Modo de disparo de alta velocidade que permite aos utilizadores fazer disparos contínuos até 6 imagens a 4.5 disparos/segundo a uma resolução de 14.3MP quando o obturador é pressionado, captando sequências de imagem altamente detalhadas para assegurar que regista acção rápida.
  • Cenário Nocturno Manual – para fotografar em condições muito escuras, a câmara irá captar uma sequência de disparos e depois combiná-los numa única imagem com a mínima desfocagem e a melhor exposição possível.

Adicionalmente, quando se pretende captar acção rápida, a PowerShot G1 X é capaz de disparar a velocidades excepcionalmente rápidas – até 1/4000de segundo, ideal para congelar a acção. Contrariamente, quando se faz longas exposições, a PowerShot G1 X oferece uma velocidade de obturador máxima de 60 segundos.

Modo Automático Inteligente

O modo Automático Inteligente é o modo de disparo automático mais recente, que faz uso de múltiplas tecnologias Canon para oferecer aos utilizadores a possibilidade de fotografar sem complicações quando pretendem que a câmara assuma o controlo. Usando a Tecnologia de Detecção de Cenário o modo Automático Inteligente analisa a luminosidade, o contraste, a distância e o aspecto geral, seleccionando as definições adequadas de entre 32 cenários diferentes. É mostrado no ecrã LCD um indicador colorido que informa qual o tipo de cenário detectado e as condições de luz.

Quando se está a fotografar no modo Automático Inteligente, são utilizadas automaticamente as seguintes tecnologias para proporcionar fotos de excelente qualidade:

  • i-Contrast e Exposição Inteligente ao Flash: asseguram que zonas mais iluminadas ou mais escuras são captadas com o detalhe suficiente, eliminando a sobreexposição e a subexposição
  • Balanço de Brancos Multi-área: corrige automaticamente as inconsistências no equilíbrio de luz e na forma como a cor é representada, detectando diferentes fontes de luz e compensando as diferenças entre tungsténio, flash e luz do dia – garantindo imagens mais realistas e consistentes.
  • Tecnologia de Detecção de Rosto: detecta automaticamente até 35 rostos numa cena e optimiza as definições da câmara para garantir que toda a gente aparece no seu melhor. A tecnologia de Detecção de Rosto integra a Detecção de Rosto AF, que se foca automaticamente nos rostos, a Detecção de Rosto AE, que ajusta automaticamente a exposição, a Detecção de Rosto WB e a Correcção de Olhos Vermelhos.

Nível electrónico

Para ajudar a fotografar paisagens e horizontes, a PowerShot G1 X integra um Nivel Electrónico. Usando informação do sensor de aceleração da câmara, o indicador de nível aparece no ecrã LCD e mostra o ângulo aproximado de inclinação da câmara, permitindo aos utilizadores ajustar a posição do corpo como pretendem antes de disparar – quer na horizontal quer na vertical.

Modo Alta Gama Dinâmica

O modo de disparo Alta Gama Dinâmica permite captar uma melhor gama dinâmica quando se fotografa com tripé – proporcionando a captura de detalhe tanto nas zonas iluminadas como nas zonas com sombras de uma cena. Em situações de elevado contraste, algumas câmaras convencionais não são capazes de captar sombras e brilhos ao mesmo tempo. O modo Alta Gama Dinâmica regista várias exposições da mesma cena antes de as combinar numa única imagem na câmara.

Controlos manuais rápidos

A PowerShot G1 X integra um Marcador Frontal proporcionando um manuseamento tal como uma DSLR e o acesso rápido a definições como abertura, velocidade do obturador e balanço de brancos que podem ser facilmente ajustados durante os disparos. Uma configuração personalizada no interface do utilizador permite escolher entre usar o Marcador Frontal ou o Marcador Multi-Controlo traseiro como a principal forma de controlar estas definições. Funções como balanço de brancos, rácio de aspecto, i-Contrast e zoom podem também ser associadas ao Marcador Frontal se o fotógrafo assim o entender.

Flash pop-up manual

A PowerShot G1 X inclui um novo flash pop-up manual que permite aos fotógrafos adicionar luz à sua exposição se quiserem. A potência de disparo pode ser ajustada manualmente no menu ou controlada automaticamente pela câmara.

Servo AF/AE

Quando os motivos se afastam ou aproximam da câmara, encontrando-se  o obturador pressionado até meio, o Servo AF/AE irá detectá-los de forma contínua – assegurando a focagem e exposição adequada quando o obturador é finalmente activado.

Tracking AF

Para acompanhar sujeitos em movimento ou ajudar a conseguir uma composição criativa, o modo Tracking AF permite seleccionar elementos no centro do enquadramento e acompanhá-los quando estes se movem ou se o enquadramento for refeito.

Tecnologia de Detecção de Movimento

Activada no modo Automático Inteligente, a Tecnologia de Detecção de Movimento detecta automaticamente os movimentos no cenário. Quando tal acontece, a câmara aumenta a sensibilidade do ISO (quando o ISO automático está activado) e a velocidade do obturador para minimizar a desfocagem e maximizar a qualidade da imagem.

Vídeo Full HD incluindo som stereo e HDMI-CEC

Vídeo com resolução Full HD a 1080p é gravado a 24fps com som stereo, pronto para ser reproduzido com excelente qualidade em ecrãs Full HD. Quando está a filmar em Full HD, a PowerShot G1 X proporciona a capacidade de usar o zoom óptico de 4x para se posicionar mais perto do motivo. Um Botão de Gravação de Vídeo no interface táctil do ecrã activa a gravação de vídeo instantaneamente, assegurando que qualquer momento é gravado. Está disponível uma porta HDMI-CEC para ligação directa (através de um cabo opcional) a ecrãs HD, como televisores HD. Se os utilizadores possuírem um ecrã compatível com HDMI-CE, podem controlar o visionamento das imagens na câmara através de telecomando.

Ecrã LCD PureColor II VA

O ecrã LCD PureColor II VA de 7,5 cm (3.0”) oferece excelente visibilidade para ajudar na captura e reprodução de fotos e vídeos. O ecrã possui um formato 4:3, uma resolução de 920 pontos e, graças ao seu design PureColor II, mostra imagens com uma excelente rendição de cor e elevado contraste. O ecrã pode ser puxado para fora e rodado – tornando possível fotografar a partir de ângulos difíceis, para fazer close-ups ou por detrás de multidões. Uma função de luminosidade rápida aumenta instantaneamente a luminosidade do ecrã, tornando fácil ver as condições, como luz solar intensa.

Disparo Multi-Aspect

O Disparo Multi-Aspect permite aos utilizadores de câmaras digitais compactas fotografar em vários formatos sem ser necessária pós-produção. Os fotógrafos podem agora escolher de entre os formatos 4:3, 1:1, 16:9, 4:5 e 3:2, permitindo-lhes seleccionar instantaneamente a composição que melhor se adapta ao sujeito e ao resultado desejado.

Modos de Disparo Criativos

Para flexibilidade e controlo criativo completo, a PowerShot G1 X disponibiliza vários modos de disparo criativos que permitem aos utilizadores transformar instantaneamente o aspecto dos seus disparos.

Estes modos são:

  • Filtros Criativos: estão disponíveis, com acesso directo a partir do selector de modos, uma selecção de filtros que permite aos utilizadores divertir-se a tirar fotos criando imagens com grande impacto ou com um humor diferente:
    • Monocromático – permite aos utilizadores fotografar em três tipos de efeitos monocromáticos: preto e branco, sépia ou azul
    • Efeito Olho de Peixe – imita a distorção de uma objectiva olho de peixe em três níveis: fraco, médio, forte
    • Super Vivas – satura as cores da imagem para um efeito colorido intenso
    • Efeito Miniatura – dá o efeito de uma profundidade de campo muito estreita fazendo com que o cenário apareça como um modelo à escala. Na gravação, algumas partes superiores e inferiores ficam desfocadas, enquanto o resto da imagem se mantém focada
    • iFrame para Filmes o formato de vídeo iFrame da Apple®[1](disponivel quando se está a filmas a uma resolução de 720p) é um formato de vídeo de fácil utilização concebido para simplificar bastante o processo de trabalho dos vídeos gravados pela sua câmara. Com o iFrame, o vídeo na câmara encontra-se no mesmo formato em que será editado, logo, é rápido importá-lo. Os utilizadores poderão começar a editar e a partilhar os seus vídeos imediatamente em várias plataformas e dispositivos. Baseado em tecnologias standard como H.264, AAC, MP4 e QuickTime, o iFrame pode ser usado com as aplicações PC e MAC.

[1] Apple é uma marca da Apple Inc.