Google

Google actualiza políticas de privacidade e termos de serviço

Actualização das nossas políticas de privacidade e Termos de Serviço
Alma Whitten, Director de Privacidade, Produto e Engenharia

Dentro de um mês iremos proceder a algumas mudanças nas nossas políticas de privacidade e Termos de Serviço do Google. Como se trata de um tema que interessa queremos explicar o que vai mudar, o porquê e o que significam estas mudanças para os utilizadores.

Primeiro, as nossas de políticas de privacidade. Apesar da consolidação das nossas políticas em Setembro de 2010 continuamos a ter mais de 70 (sim, leu correctamente … 70) avisos de privacidade/avisos legais que cobrem todos os nossos diferentes de produtos. Esta abordagem é de certa forma complicada e está igualmente em contraponto com os nossos esforços para uma maior integração dos nossos produtos de modo podermos criar uma experiência de utilização mais simples e intuitiva no Google.

Por isso, estamos a implementar uma nova política de privacidade principal que cobre a maioria dos nossos produtos e explica que informação recolhemos e como a usamos de uma forma mais legível. Enquanto mantemos algumas políticas de privacidade separadas por razões legais e outras, estamos a consolidar mais de 60 na nova política de privacidade.

Os reguladores, a nível global, têm vindo a reclamar políticas de privacidade mais curtas e simples — e ter uma política de privacidade a cobrir diversos produtos é hoje uma prática comum na Internet. Estas mudanças tornam-se efectivas no dia 1 de Março e estamos a começar hoje a notificar os utilizadores, incluindo por e-mail e um aviso na nossa página principal.

E o que significa isto na prática? A principal mudança será para os utilizadores com contas Google. A nossa política de privacidade torna claro que, caso esteja com a conta activada, podemos combinar informação que disponibilizou num serviço com a informação de outros serviços. De forma, simples, iremos tratá-lo enquanto utilizador único em todos os nossos produtos o que irá tornar a experiência no Google mais simples e intuitiva.

A nossa recente funcionalidade de pesquisa pessoal é um bom exemplo das coisas interessantes que a Google pode fazer quando combina informação entre os produtos. A nossa caixa de pesquisa dá-lhe agora respostas fantásticas não as apenas provenientes da Web mas também das suas coisas pessoais. Se estiver a pesquisar por restaurantes em Munique, posso ver posts ou fotografias do Google+ que as pessoas tenham partilhado comigo ou que façam parte dos meus álbuns. Hoje, podemos também fazer outras coisas como tornar-lhe mais fácil a leitura de memos do Google Docs directamente no Gmail ou adicionar algum dos seus contactos do Gmail a uma reunião no Google Calendário.

Há muito mais coisas que a Google pode fazer para o ajudar ao partilhar mais a sua informação com…bem; consigo. Nós podemos tornar a pesquisa melhor – ao sabermos o que pretende realmente quando escreve Apple ou Jaguar. Podemos também disponibilizar anúncios relevantes. Por exemplo, podemos estar no mês de Janeiro mas você pode não ser uma pessoa que goste de ginásios e por isso este tipo de anúncios não são relevantes para si. Podemos disponibilizar lembretes de que vai chegar atrasado a uma reunião baseado na sua localização, no seu calendário e da compreensão do estado do tráfego nesse dia. Ou assegurar que as suas sugestões de ortografia, mesmos para os nomes dos seus amigos são precisas porque já os escreveu antes. As pessoas têm ainda muito para fazer e nós queremos fazer melhor o nosso trabalho de ajudá-las.

Segundo, Termos de Serviço do Google – termos com os quais concorda quando utiliza os nossos produtos. À semelhança das nossas políticas de privacidade, estivemos a reescrevê-los para tornar mais simples a sua leitura. Reduzimos também o número total e muitos dos nossos produtos estão agora cobertos pelos novos e principais Termos de Serviço do Google. Pode visitar apágina dos Termos de Serviço do Google para ver os termos revistos.

Finalmente, o que não estamos a alterar. Continuamos comprometidos com a data liberation, o que significa que pode transportar a sua informação para onde quiser. Não vendemos a sua informação pessoal nem a partilhamos com entidades externas sem a sua autorização, exceptuando, circunstâncias muito limitadas como ordens judiciais válidas. Esforçamo-nos para sermos transparentes com a informação que recolhemos e disponibilizamos-lhe opções de escolha sobre como ela é utilizada – por exemplo, o gestor de preferências de anúncios Google que lhe permite editar as suas categorias de interesse para as quais apresentamos anúncios ou desligar por completo alguns anúncios Google. E iremos continuar a desenvolver controlos de privacidade, como os círculos do Google+, nos nossos produtos.

Acreditamos que esta política nova e simples irá tornar mais fácil aos utilizadores compreenderem as nossas práticas de privacidade bem como permitir ao Google melhorar os serviços que disponibilizamos. Quer seja um utilizador novo ou mais antigo do Google visite e leia os novos Termos e política de privacidade e conheça melhor as mudanças que estamos a fazer e os controlos que oferecemos.