HP

HP reforça liderança na área de servidores em Portugal com quota de mercado de 52,1%

Empresa lidera todos os segmentos de mercado de servidores: x86, Blades e RISC/EPIC.

Lisboa, 11 de janeiro de 2012 – A HP Portugal lidera o mercado nacional de servidores, tanto ao nível de faturação, como em número de unidades vendidas, segundo os dados referentes ao terceiro trimestre de 2011 (Julho a Setembro) apresentados pela IDC (1).

Liderando com 52,1% de quota de mercado em faturação e 51,1% em unidades vendidas, a HP Portugal reforça a sua liderança no mercado de servidores. De um total de 3276 unidades vendidas em Portugal, entre Julho e Setembro de 2011, 1673 pertencem à HP, o que significa que 1 em cada 2 servidores vendidos neste período eram da HP.

Os dados divulgados pela consultora IDC colocam em destaque a liderança da HP nos segmentos e categorias de sistemas operativos mais relevantes do mercado de servidores.

Segundo João Moro, Diretor da Unidade de Negócio de Servidores, Armazenamento e Redes da HP Portugal, “os dados apresentados pela IDC são prova da aposta estratégica global da HP na área de servidores que em Portugal, e à semelhança do resto do mundo, tem vindo a assumir uma postura de consistência e liderança, resultado da confiança depositada pelos nossos Clientes. É por isso, com grande orgulho e satisfação, que daremos continuidade aos bons resultados, respondendo às necessidades dos nossos Clientes e Parceiros com o empenho e a dedicação com que habitualmente encaramos cada projeto”.

De acordo com os dados facultados pela IDC, a HP ocupa também a primeira posição no mercado de servidores x86 em Portugal, com uma quota de 51,4% de unidades vendidas. Das 3197 unidades vendidas neste mercado, 1642 correspondem às vendas de servidores HP ProLiant, o que representa 3 vezes mais unidades do que o segundo fabricante que mais vendeu neste trimestre.

Na categoria dos servidores blade x86, a liderança da HP é ainda maior, com 57,2% de quota em faturação e 60,2% em unidades vendidas. Desta forma, das 420 unidades vendidas no terceiro trimestre de 2011 em Portugal, 253 pertencem à HP.

A empresa é ainda líder em servidores para sistemas operativos UNIX, tendo alcançado uma quota de mercado de 48,5% em faturação no trimestre em análise, sendo líder neste segmento pelo sexto trimestre consecutivo.

Por fim, a HP Portugal obteve ainda uma posição de destaque sobre os seus concorrentes no segmento de RISC/EPIC, com a oferta de servidores high-end HP Integrity e HP NonStop, tendo alcançado uma quota de mercado em faturação de 52,4%, no terceiro trimestre de 2011.

(1) Fonte: IDC Quarterly Server Tracker, Resultados Finais do 3º trimestre de 2011.