Intel

Intel eleva a fasquia nos Smartphones, Tablets e Ultrabooks

Estabelece uma Parceria Estratégica com a Motorola Mobility*, incluindo Smartphones que a Motorola começará a fornecer na segunda metade de 2012

O smartphone Lenovo K800 baseado na Tecnologia Intel® disponível no Segundo Trimestre de 2012 na China

INTERNATIONAL CONSUMER ELECTRONICS SHOW, Las Vegas, 11 de Janeiro, 2012 –

A Intel Corporation anunciou hoje um conjunto de avanços na sua divisão de smartphones, incluindo uma relação estratégica de vários anos e múltiplos dispositivos com a Motorola Mobility*, Inc e um telefone da Lenovo* baseados no novo processador Intel® Atom™. Espera-se que vários smartphones baseados no novo processador Atom cheguem ao mercado em 2012-

“O melhor da computação da Intel está a chegar aos smartphones”, afirmou o Presidente e CEO da Intel, Paul Otellini. .”Os nossos esforços com a Lenovo e a Motorola Mobility irão ajudar a Intel a estabelecer processadores em smartphones e a proporcionar alicerces sólidos a partir dos quais continuar a avançar em 2012 e no futuro.”

Otellini fez o anúncio durante uma intervenção na Internacional Consumer Electronics Show de Las Vegas. Teve também a oportunidade de detalhar o momentum da categoria dos Ultrabook™ e descreveu a forma como a empresa está a inovar no sentido de proporcionar experiências superiores numa vasta gama de dispositivos móveis.

 

Computação Intel dentro de Smartphones e Tablets

Num primeiro passo para fazer cumprir esta visão, Otellini destacou as novas plataformas system on chip (SOC) de baixa energia de 32 nanómetros para smartphones e tablets.

A plataforma do processador Intel® Atom™ Z2460, anteriormente denominada “Medfield”, foi especificamente concebida para smartphones e tablets e proporciona um desempenho de topo com uma eficência energética competitiva.

Sanjay Jha, presidente e CEO da Motorola Mobility, juntou-se no palco a Otellini e os dois executivos detalharam a sua relação estratégica que se estenderá por vários anos e em múltiplos dispositivos. O esforço inclui smartphones que a Motorola irá começar a fornecer na segunda metade deste ano e que utilizam os processadores Intel Atom e a plataforma Android*. A colaboração, que abrange também os tablets, alia a liderança da Intel na tecnologia de silício e inovação na computação à experiência no design de dispositivos móveis da Motorola.

Liu Jun, vice-presidente sénior da Lenovo e president da Mobile Internet e Digital Home, juntou-se também a Otellini no palco para estrear o smartphone Lenovo K800* baseado na tecnologia da Intel e que corre a plataforma Android*. Liu Jun destacou que o smartphone estará disponível na China no segundo trimestre e que correrá na rede de 21 Mbs China Unicom. Este smartphone inclui o processador de baixa-energia Intel® Atom™ Z2460 com a Tecnologia Intel® Hyper-Threading, suporte para HSPA+ com a plataforma Intel® XMM™ 6260 e o interface do utilizador LeOS da Lenovo para uma experiência localizada na China.

Otellini defendeu que assegurar a melhor experiência no móvel é uma prioridade para a Intel. Michael Bell, director geral do Intel’s Mobile and Communications Group, juntou-se também a Otellini no palco para demonstrar o Intel® Smartphone Reference Design que almeja reduzir o tempo e custo de desenvolvimento para fabricantes e operadoras de telefone. Este smartphone a funcionar em pleno contempla um design atractivo, um ecrã LCD de alta resolução de 4.03 polegadas para textos claros e imagens vibrantes, e duas câmeras que fornecem capacidade avançadas de fotografia, incluindo um modo intensivo que permite ao utilizador tirar 15 fotografias em menos de um segundo com uma qualidade de imagem de 8 megapixéis.

Demonstrando a popular aplicação Angry Birds* no telefone, Bell destacou o vasto suporte para aplicações Android* que permite aos smartphones de tecnologia Intel correrem a grande maioria das aplicações Android, incluindo as compiladas para outras arquitecturas.

Otellini acrescentou que a Intel vai subir o nível das experiências em tablets ao oferecer compatabilidade com os milhões de aplicações e dispositivos existentes; uma experiência instantâneamente ligada, software e aplicações; e suporte para o interface de utilizador Metro*. No palco teve lugar a primeira demonstração pública da plataforma Soc Intel Atom de 32nm para tablets e híbridos que vão correr o Microsoft* Windows* 8, de nome de código ‘Cover Trail’.

 

Ultrabook vai redefinir completamente os PCS

A Intel está a liderar a indústria no sentido de re-inventar a computação pessoal novamente com a criação de uma nova categoria de dispositivos Ultrabooks, proporcionando uma experiência de computação através de designs finos e elegantes.

Em apenas oito meses, e sustentada nos alicerces de uma vasta atractividade para os consumidores e suporte de ecossistema, a categoria ganhou uma dinâmica forte com a expectativa de um total de 75 sistemas Ultrabook elegantes, responsivos e seguros serem lançados estes ano por parceiros da indústria.

Jeff Clarke, vice-presidente para as Operações Globais e Soluções de Computação para o Utilizador Final da Dell*, juntou-se a Otellini no palco para anunciar o primeiro Ultrabook da empresa, o novo XPS 13*, alimentado pelo processador Intel® Core™ i7. Com disponibilidade agendada para Fevereiro, o elegante design pesa apenas 1,35 kg e tem até 8 horas de bateria.

A Intel está comprometida com o melhoramento rápido e contínuo da experiência do utilizador. Os engenheiros da empresa vão acelerar ainda mais a inovação dos Ultrabooks em 2012 com a 3ª geração dos processadores Intel Core, de nome de código “Ivy Bridge”, com a ajuda dos revolucionários transístores Intel de 22 nanómetros 3-D Tri-gate.

A próxima geração dos dispositivos vai expandir a experiência de computação para além de tudo o que é concebido hoje. Dois conceitos de design Ultrabook alimentados pelo “Ivy Bridge” foram demonstrados durante o discurso.

O CEO da Intel prometeu que estes dispositivos serão mais seguros e eliminarão a discussão sobre os trade-offs para a computação, como o factor de forma, interface de utilizador ou desempenho. Acrescentou também que os Ultrabooks oferecerão uma plataforma bandeira para um ambiente premium, sem compromissos que ajuda a fazer cumprir a promossa do Microsoft Windows 8 de re-imaginar o Windows.

As aplicações especificamente concebidas para o Ultrabook estão disponíveis no centro Intel AppUpSM, uma loja one-stop para as mais recentes aplicações de PC. A Intel anunciou uma relação estratégica com a Technicolor* acerca do M-GO, uma app alimentada pelo Intel AppUp que incluirá alta-definição, conteúdo digital premium para televisão, filmes, música e aplicações para os dispositivos Ultrabook e outros dispositivos de base Intel com o Intel® Insider™ no segundo trimestre de 2012, M-GO. O M-GO irá disponibilizar filmes e programas de TV de grandes estúdios de Hollywood e ajudar a gerir o conteúdo premium HD em múltiplos dispositivos e plataformas através de um único interface de utilizador intuitivo e seguro.