Microsoft

Microsoft apresenta Windows Phone em português

Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 são os modelos de estreia da marca finlandesa em Portugal com o novo sistema operativo Windows Phone, com serviços localizados para Portugal. Com este primeiro lançamento conjunto das duas empresas, que materializa em Portugal a parceria internacional que as une desde 2011, a Microsoft faz, neste lançamento com  Nokia Portugal, a apresentação formal do Windows Phone no nosso país.

O novo Windows Phone distingue-se de todas as ofertas de smartphones existentes no mercado português nas três áreas que mais interessam aos utilizadores na atualidade: foi feito a pensar nas Pessoas e na sua dimensão social; utiliza as Apps de forma mais inteligente e prática; e permite uma experiência de jogo e Diversão totalmente integrada com a TV e a consola de jogos.

Em Portugal são já mais de 320 os developers registados de Windows Phone, com 240 APPS nacionais submetidas ao mercado no conjunto das mais de 50,000 globais existentes.

 

Porto Salvo, 24 de Janeiro de 2012 – A Microsoft Portugal apresenta hoje formalmente o Windows Phone em Portugal, com idioma e serviços localizados para o nosso país, celebrando a chegada de dois modelos novos modelos, os primeiros telefones fabricados e comercializados pela Nokia com software Microsoft: Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710.

De acordo com Claudia Goya, Diretora Geral da Microsoft PortugalÉ com grande entusiasmo que concretizamos com a Nokia Portugal este percurso conjunto iniciado há uns meses a nível internacional. Estamos totalmente comprometidos em dar um forte impacto local a esta parceria global e estamos por isso a desenvolver, de forma consistente, todo um ecossistema de parceiros e inovação em torno da nossa oferta conjunta, criando relevância para os nossos utilizadores comuns.”

Já segundo Luís Peixe, Head of Sales da Nokia PortugalEstamos muito empolgados com esta parceria, uma vez que acreditamos que ela tem tudo para ser um sucesso. Quando anunciámos esta aliança declarámos que o objetivo era oferecer aos utilizadores um ecossistema com um alcance global, a uma escala nunca antes vista, juntando o know-how e as mais-valias de ambas as empresas. Apenas seis meses depois dávamos o nosso primeiro passo nesse sentido, através do lançamento de dois smartphones que refletem na perfeição este compromisso: o Nokia Lumia 800, que oferece a melhor experiência Windows Phone do mercado, e o Nokia Lumia 710, que permite que o sistema operativo Windows Phone chegue a mais pessoas em todo o mundo.

A Microsoft e a Nokia Portugal têm vindo a desenvolver um trabalho conjunto com a comunidade de parceiros e developers locais, com vista a estimular o ecossistema de empresas nacionais que começam agora a desenvolver e a criar novos serviços para os Nokia Windows Phone e procuram tirar partido das características únicas e diferenciadoras do Windows Phone Marketplace:

  • um mercado menos saturado, logo com mais oportunidade para os developers
  • utilizadores com um volume de compra de APPs pagas em média mais elevado do que noutras plataformas (graças, entre outras, à existência de versões teste/trial)
  • um processo muito rigoroso de  certificação das APPs antes da sua publicação que, embora mais moroso, garante uma maior segurança e fiabilidade das aplicações
  • APPs uma vez certificadas para um modelo de telefone, correm em qualquer outro.

 

No decorrer do anúncio dos novos Nokia Lumia 800 e 710, a Nokia e a Microsoft Portugal apresentaram em estreia algumas APPS diferenciadoras, que preconizam o esforço de inovação local em que as empresas apostam:

  • iBbrisa, a APP que dá ao automobilista um conjunto de ferramentas que lhe permitem conduzir de forma mais segura e consciente. Com a opção calculadora, por exemplo, pode saber quanto vai gastar em portagens num determinado percurso. Já o serviço de Alertas chama-o a atenção caso haja alguma situação digna de nota, como obras em curso, condições atmosféricas ou incidentes. Esta aplicação também lhe dá visualização em tempo real das câmaras distribuídas nas mais diversas autoestradas, o que faz com que fique com uma visão mais clara do estado do trânsito. Na secção Segurança tem acesso a algumas dicas a ter em conta para fazer uma viagem mais segura.
  • Lifecooler, a APP que permite tirar mais partido da vida. Dividida nas categorias Restaurantes, Alojamentos, Produtos Regionais, Tarde & Noite; Atividades e Património & Natureza, esta aplicação permite uma busca pelo que de melhor se tem e faz em Portugal. Para facilitar a procura, o utilizador pode restringi-la aos serviços e/ou atividades que estão perto de si. A APP possui finalmente uma secção de descontos, com promoções de alojamento, restaurantes e experiências.
  • TVI , a APP que permite ao utilizador ter esta estação de televisão disponível na palma da mão, quando e onde quiser, em tempo real, pois permite assistir aos programas em direto, aceder às sinopses dos mesmos, visualizar os vídeos e ficar a par dos programas que irão para o ar naquele dia e no resto da semana. Já para facilitar quem está à procura de algo específico, é possível fazer uma pesquisa pelas seguintes secções: Vídeos; Programas; No ar e Guia TV.

 

Estas três APPs vêm já integradas no sistema operativo dos Nokia Lumia que iniciam nos próximos dias a comercialização em Portugal.

Adicionalmente, foi ainda apresentada pela Microsoft Portugal uma APP desenvolvida de raiz para a PSP, a APP …

  • PSP – Polícia de Segurança Pública. Através desta Windows Phone APP, a PSP cria mais uma forma de proximidade com o cidadão. A disponibilização de informação de contactos telefónicos, ligação rápida ao 112 e notícias publicadas pela PSP são algumas das funcionalidades desta aplicação. Especial destaque para as funcionalidades avançadas de mapas que permitem ao cidadão conhecer qual a esquadra mais próxima de si em qualquer momento (via GPS), informação que pode ser utilizada para traçar uma rota de orientação até à esquadra, ligação telefónica rápida ou envio por SMS ou e-mail para um familiar ou amigo. Na secção de conselhos úteis, são incluídos vários apontadores para recomendações de segurança desde a proteção da habitação até conselhos de trânsito.

 

A Microsoft Portugal está fortemente empenhada em fomentar nos seus clientes empresariais a criação de APPs que facilitem o acesso dos consumidores aos seus serviços, de forma a facilitarem o seu dia-a-dia. Desta forma e tal como a APP PSP, são esperadas nas próximas semanas novas aplicações nacionais disponíveis no marketplace Windows Phone. Em Portugal são atualmente já mais de 320 os developers registados de Windows Phone, com 240 APPS nacionais submetidas ao mercado no conjunto das mais de 55,000 globais existentes.

Segundo Claudia Goya, Diretora Geral da Microsoft Portugal é um país de grande tradição inovadora na área da mobilidade, quer em termos de I&D, quer no pioneirismo da disponibilização de serviços, quer ainda na adesão por parte dos consumidores. Estamos pois fortemente comprometidos a tirar o máximo partido de todo este potencial, possibilitando aos developers condições mais atrativas para disponibilizarem as suas inovações para o grande consumo e trabalharem simultaneamente com os nossos grandes clientes empresariais e públicos em APPs absolutamente diferenciadoras, que vão mudar por completo a forma como estes disponibilizam os seus próprios produtos e serviços no mercado ou aos utilizadores.

 

Bing (www.bing.pt) em português estreia no Windows Phone

Para o lançamento do novo Windows Phone, a Microsoft Portugal dá a conhecer ainda, a versão portuguesa do seu motor de pesquisa & decisão Bing – www.bing.pt – fruto do trabalho desenvolvido em Portugal pelo seu centro de Investigação e Desenvolvimento em Portugal, o  MLDC – Microsoft Language Development Center, em estreita colaboração com a equipa internacional de engenharia do Bing. O Bing em Portugal encontra-se ainda em versão beta, continuando a Microsoft a trabalhar na melhoria da sua qualidade de dados. Este anúncio de hoje é contudo um passo muito importante nesta direção.

O Bing não é apenas um motor de pesquisa, mas sim um motor de decisão, já que orienta os resultados de pesquisa para a tomada de decisão imediata.

Este projeto é para a Microsoft Portugal um importante marco, pois assinala uma melhoria significativa na utilização e interação dos utilizadores com o motor de busca e decisão, melhorando, simultaneamente, o desempenho, a relevância e a ordenação dos resultados da pesquisa. Com esta nova tecnologia é possível compreender melhor a intenção do utilizador que utilize uma pesquisa de texto com o Bing, em qualquer variante do Português, produzindo resultados que vão ao encontro das suas necessidades e expectativas.

A parametrização do Bing para português constitui um importante passo para colocar Portugal entre os países de referência da União Europeia no domínio das tecnologias de pesquisa e um claro contributo para uma estratégia nacional que fomente uma maior competitividade no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação em Portugal.

Além dos motores de pesquisa habituais, o Windows Phone apresenta o Bing como parte integrante do telefone ao nível do hardware, com um botão de pesquisa na parte frontal direita do telefone (para mais detalhes deste anúncio consultar nota de imprensa própria).