Nokia

Nokia Lumia com Windows Phone chegam a Portugal

O dia 26 de janeiro marca o arranque da comercialização em Portugal do primeiro smartphone Nokia com Windows Phone, o Nokia Lumia 800. Uma semana depois, junta-se a ele o Nokia Lumia 710

Lisboa, 24 de Janeiro de 2012 – “The Amazing Everyday” é o lema que ilustra bem a vocação dos novos smartphones Nokia Lumia, que permitem potenciar, junto dos consumidores, as excecionais características do sistema operativo Windows Phone. Preparados para oferecer a melhor experiência Windows Phone do mercado a um leque alargado de utilizadores, estes smartphones Nokia Lumia assinalam uma nova era para a Nokia, criando um novo e sólido ecossistema, que reúne fabricantes, operadores e developers, em torno de um objetivo comum: disponibilizar produtos inovadores, diferentes e aspiracionais, que maravilhem quem os usa.

Nokia Lumia 800

O Nokia Lumia 800 destaca-se pelo seu design exclusivo e impactante, fazendo dele um objeto de desejo. Trata-se de um modelo que oferece uma fantástica experiência de socialização e de Internet, permitindo aceder às redes sociais com apenas um toque e agrupar contactos facilmente. Além disso, integra o Internet Explorer 9, um ecrã AMOLED de 3.7” com tecnologia ClearBlack e um processador de 1.4 GHz, dotado de aceleração de hardware e processador gráfico. Inclui, ainda, lentes Carl Zeiss, câmara de 8 Megapixels, vídeo HD (720p), 16GB de memória interna e acesso direto ao serviço Skydrive, que faculta o armazenamento adicional de 25GB de conteúdos. O Nokia Lumia 800 está disponível em preto, rosa e azul, por um preço (livre de operador) de 549,90 euros.

Nokia Lumia 710

O Nokia Lumia 710 tem a particularidade de poder ser personalizado com capas traseiras amovíveis de várias cores e milhares de aplicações, incluindo apps exclusivas da Nokia. Este modelo combina a poderosa experiência de Internet e de redes sociais do Windows Phone, com a capacidade de tirar fotografias com a câmara de 5 Megapixels, sendo depois possível partilhá-las com os amigos em apenas alguns segundos. Com o Internet Explorer 9 e equipado com um processador de 1.4GHz e acelerador gráfico, o Nokia Lumia 710 vem permitir estender a experiência Lumia a mais pessoas em todo o mundo.

O Nokia Lumia 710 está disponível em preto e branco, com capas traseiras em preto, branco, azul, rosa e amarelo. O seu preço (livre de operador) é de 339,90 euros.

Para Luís Peixe, Country Manager da Nokia Portugal, é simples adjetivar os novos Lumia: “Estes smartphones vêm marcar uma nova etapa na história da Nokia. Eles caracterizam-se por terem o utilizador no centro de tudo e foram pensados para quem valoriza ao máximo as redes sociais e uma boa experiência de Internet. De resto, têm traços claramente Nokia, como o design, a qualidade, as cores vibrantes e o forte compromisso entre desempenho e experiência. É impossível não ficar rendido a estes equipamentos. Enquanto o Nokia Lumia 800 oferece a melhor experiência Windows Phone do mercado, o Nokia Lumia 710 vem permitir que o sistema operativo Windows Phone chegue a mais pessoas em todo o mundo. Além disso, os novos Lumia oferecem experiências únicas aos utilizadores Windows Phone, através de funcionalidades como o Nokia Conduzir e o Mix Radio.”

Uma nova era para a Nokia

O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 resultam de uma parceria estratégica entre a Nokia e a Microsoft, anunciada em fevereiro de 2011, que previa a associação de recursos de ambas as empresas, com vista ao desenvolvimento de produtos móveis inovadores. Alguns meses depois, e através destes dois produtos, as duas empresas davam o primeiro grande passo no cumprimento do objetivo proposto!

“Quando a parceria entre a Nokia e a Microsoft foi anunciada ficámos bastante entusiasmados. Este sentimento ficou ainda mais reforçado seis meses depois, com o lançamento dos dois primeiros Nokia com Windows Phone: o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710. Estamos plenamente confiantes que, juntamente com a Microsoft, estamos a desenvolver um ecossistema vencedor e é com o objetivo de criar relevância local que trabalhamos de perto com operadores, retalhistas e developers. Acreditamos que só assim conseguimos cumprir outra das metas propostas: inovar rapidamente e apresentar produtos fantásticos e que façam a diferença. O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 espelham bem este compromisso, já que para além de oferecerem funcionalidades diferenciadoras, úteis e interessantes, refletem igualmente uma forte aposta local, nomeadamente através das apps”, declarou Luis Peixe.

Cláudia Goya, Diretora Geral da Microsoft Portugal, afirma que “é com grande entusiasmo que iniciamos com a Nokia Portugal este percurso conjunto, aberto há uns meses a nível internacional. Estamos fortemente comprometidos em dar um importante impacto local a esta parceria global e estamos por isso a desenvolver, de forma consistente, todo um ecossistema de parceiros e de inovação em torno da nossa oferta conjunta”.

Funcionalidades diferenciadoras

O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 baseiam-se no Windows Phone 7.5 (Mango) e oferecem experiências únicas, que só podem ser encontradas nos smartphones com Windows Phone da Nokia. Dois desses exemplos são as funcionalidades Nokia Conduzir e Mix Radio.

O Nokia Conduzir propicia a experiência típica de um dispositivo de navegação pessoal (PND), facultando inclusivamente navegação por voz “turn-by-turn” gratuita e uma interface dedicada para utilização no automóvel. Por sua vez, integrada na Nokia Música surge a função Mix Radio, que possibilita o streaming de música de forma gratuita e global, disponibilizando centenas de canais de música localmente relevantes.

Apps portuguesas exclusivas

A forte aposta local é notada, sobretudo, quando se fala em aplicações. A Nokia faz questão de trabalhar de perto com os developers, de modo a oferecer aos utilizadores conteúdos com relevância local. É refletindo isso mesmo que estes dois smartphones têm integradas três apps com carimbo português: TVI, iBrisa e Lifecooler.

Com a app TVI o utilizador poderá ter esta estação de televisão disponível na palma da mão, quando e onde quiser e em tempo real. Ela permite assistir aos programas em direto, aceder às sinopses dos mesmos, visualizar os vídeos e ficar a par dos programas que irão para o ar naquele dia e no resto da semana. Já para facilitar quem está à procura de algo específico, é possível fazer uma pesquisa pelas seguintes secções: Vídeos; Programas; No ar e Guia TV.

Já para quem gosta de viver a 100%, a app Lifecooler dá uma ajuda. Dividida nas categorias Restaurantes; Alojamentos; Produtos Regionais; Tarde&Noite; Actividades e Património&Natureza, esta aplicação ajuda-o a aproveitar a vida ao máximo, através de uma busca pelo que de melhor se tem e faz em Portugal. E para facilitar a procura, pode restringi-la aos serviços e/ou atividades que estão perto de si. Também preciosa é a secção de descontos, com promoções de alojamento, restaurantes e diversas experiências.

A app iBrisa dá ao automobilista um conjunto de ferramentas que lhe permite conduzir de forma mais segura e consciente. Com a opção calculadora, por exemplo, pode saber quanto vai gastar em portagens num determinado percurso. Já o serviço de Alertas chama-o a atenção caso haja alguma situação digna de nota, como obras em curso, condições atmosféricas ou incidentes. Esta aplicação também lhe dá visualização em tempo real das câmaras distribuídas nas mais diversas autoestradas, o que faz com que fique com uma visão mais clara do estado do trânsito. Na secção Segurança tem acesso a algumas dicas a ter em conta para fazer uma viagem mais segura.