Samsung

Samsung Apps Torna-se na Plataforma de Eleição de Smart TV Para Consumidores, Fornecedores de Conteúdos e Equipas de Desenvolvimento

O crescente interesse dos consumidores em aplicações multi-plataforma e conteúdo de streaming video estão na base da adopção da plataforma da Samsung

A Samsung Electronics anunciou, na Conferência de Imprensa da CES 2012, novos marcos para a sua plataforma de Smart TV – a Samsung Apps – bem como novas aplicações e serviços que garantem opções ainda mais enriquecedoras para o ecrã com as dimensões mais generosas em sua casa.

Com mais de 1.400 aplicações disponíveis e uma média diária de 50 mil downloads em todo o mundo, a Samsung Apps tornou-se na plataforma de eleição de Smart TV para equipas de desenvolvimento de aplicações e marcas com conteúdo premium.

Os consumidores estão a usar os seus televisores como plataformas para streaming de vídeo, bem como de utilização de aplicações capazes de garantir conteúdo interactivo e personalizado, responsável por alimentar a paixão por música, desporto, fitness, redes sociais ou procura de notícias.

Entre as novas aplicações de 2012 pode encontra-se o Angry Birds, o Bravo, o M-GO da Technicolor, o The Daily e ‘I Love the 80’s Trivia’ da VH1. Estas escolhas juntam-se a uma colecção invejável de aplicações populares, como a AOL HD, o CNBC Real-Time, o Comcast Xfinity ESPN ScoreCenter, o Hulu Plus, o MLB.TV, o MTV Music Meter, o NBA Game Time, o Netflix, o NHL Gamecenter, a TIME TV, o The Broadway Channel, o Verizon Flex View e o Wall Street Journal Live.

A Samsung espera atingir os 20 milhões de downloads de aplicações já em Janeiro de 2012, um número que duplica o marco anterior de 10 milhões, atingido em Outubro de 2011.

“O video e a TV em todo o lado são hoje os principais drivers de adopção de Smart TV, de acordo com as nossas pesquisas,” afirma Eric Anderson, Vide Presidente de Content and Product Solutions da Samsung Electronics America. “Além disso, existe uma crescente expectativa que o conteúdo e as aplicações venham a tirar proveito de outros aparelhos com ecrã que estão espalhados pela casa. O Ecossistema de conectividade da Samsung, onde se incluem as nossas Smart TV, os smartphones, as smart camaras e até os electrodomésticos smart conseguem cumprir esta promessa. De resto, a plataforma da Samsung evoluiu de forma drástica em 2012, de forma a garantir a optimização da experiência de utilização. Por último, de salientar que o modelo de negócio da Samsung é complementar ao dos emissores de TV ao das empresas de média de grandes dimensões”

Interface Simples e Intuitiva para o Samsung Smart Hub

A Samsung redesenhou a interface da solução Smart Hub para oferecer uma experiência de utilização mais intuitiva. A nova Smart Hub está agora disponível em Full HD e foi concebida para oferecer aos utilizadores uma forma mais intuitiva de procurar e descobrir conteúdo através das Smart Interactions. Os consumidores podem navegar na interface usando o Voice Control (controlo através de voz), o Motion Control (através de movimentos) e o Face Recognition (reconhecimento facial) – tudo para que a experiência de utilização seja o mais transparente possível, como até hoje nunca foi possível, de forma nativa, numa televisão.

A Smart Hub da Samsung dispõe agora de capacidades verdadeiramente multi-tasking– os utilizadores podem alternar a consulta de páginas de graças ao novo browser com separadores, mudar de aplicações e fazer vários downloads de apps em simultâneo.

Em adição, o AllShare® Play da Samsung permite que o conteúdo seja partilhado entre dispositivos compatíveis com DLNA. O AllShare Play garante espaço de armazenamento na net para que os utilizadores possam fazer upload de dados e partilhar conteúdo multimédia entre aparelhos ligados à maior das redes, como as televisões, as câmaras, os smartphones, os portáteis ou os PCs de secretária, independentemente da sua localização.

 

Conteúdo mais Rico e Produtos com Serviços Exclusivos Samsung

Para ajudar a juntar os membros da família na sala de estar, a Samsung apresenta vários serviços exclusivos e inovadores, capazes de redefinir o que a televisão pode oferecer aos consumidores.

Family Story da Samsung permite que as famílias guardem e giram conteúdo através de sistemas de armazenamento na nuvem. Os membros da família podem partilhar fotografias, criar apresentações, publicar memorandos e até agendar eventos. Podem aceder a este conteúdo dentro e fora de casa através dos seus smartphones, tablets, computadores ou Smart TVs da Samsung; a compatibilidade de dispositivos vai ser alargada num futuro próximo para incluir os frigoríficos com LCD e câmaras digitais Smart. Os utilizadores podem ainda partilhar fotos em tempo real “empurrando” os ficheiros para as televisões dos outros membros da família através de uma opção de “live chat”. Desta forma, manter-se em contacto com os membros da sua família tornou-se muito mais simples… independentemente de onde eles estão.

Fitness ajuda os utilizadores a manter sob olho o progresso de fitness e as actividades físicas em sua casa e ao ar livre – tudo de uma forma muito mais organizada. Em acréscimo ao acesso a um alargado espectro de conteúdo de fitness, os utilizadores podem ligar o seu smartphone Samsung à Smart TV recorrendo à aplicação de mobile fitness. É ainda possível conectar uma balança WiFI do Withings à Smart TV para manter o peso debaixo de olho. Em algumas aplicações especiais, a câmara embutida nos televisores cria um “espelho virtual” para que o utilizador possa ver a pose do seu corpo no decorrer do exercício e compará-la com a do personal trainer.

As famílias podem ainda aceder a uma grande variedade de video-on-demand de natureza educacional através do Kids. Os pais têm a possibilidade de recompensar os seus filhos com autocolantes e ainda monitorizar o tempo que os mais novos passam em frente à TV.

Além disso, os fãs de entretenimento vão beneficiar de acesso on-demand a uma diversa selecção de filmes e programas de televisão no dia seguinte à sua emissão, ou a temporadas antigas das suas séries preferidas através da aplicação Media Hub. Disponível actualmente nos smartphones Galaxy S e nos Galaxy Tabs, a Media Hub garante ainda o acesso a filmes no preciso dia em a versão em DVD dos mesmos é colocada no mercado.

A Samsung anunciou ainda uma parceria com a NBCUniversal. As duas empresas estão a converter para 3D a “Battlestar Galactica,” uma das séries de ficção científica mais influentes da última década. A Samsung espera que esta e outras séries da NBCUniversal fiquem disponíveis para aquisição através da aplicação Samsung Media Hub.

 

Vencedor de ‘Free the TV Challenge’ optimiza o futuro de convergência para Smart TV

Em linha com o compromisso da Samsung em estimular o desenvolvimento de novas experiências em frente à televisão, a marca anunciou, durante a mesma conferência, o vencedor do concurso Free the TV Challenge 2011. O ano passado foi apresentado um desafio aos participantes: o de criarem aplicações de convergência que permitissem a utilização de vários dispositivos para interagir com o televisor.

O vencedor de 2011 apresentou a aplicação Party Shots, uma app interactiva que permite que os utilizadores tirem fotografias em festas e encontros de amigos com os seus dispositivos móveis. Depois, e de forma instantânea, podem fazer o “push” directamente para as Smart TV da Samsung. É possível criar apresentações com as fotos em tempo real e pode ainda acrescentar-se legendas e mensagens para personalizar o conteúdo. O Party Shots guarda as fotografias para que os utilizadores possam revê-las e publicá-las nos mais variados sites de redes sociais e de partilha de fotos depois de acabada a festa.

“Graças ao ecossistema robusto que desenvolvemos, a Samsung Apps tornou-se numa plataforma de eleição para o lançamento de novas aplicações e serviços. Neste momento há mais de 25 mil companhias que desenvolvem aplicações para as nossas televisões”, afirma Anderson. “À medida que assistimos ao crescimento do número de aplicações e serviços para TV, a Samsung vai continuar a liderar a indústria de forma a alargar o tipo de aplicações disponível. O objectivo é assegurar uma melhor experiência de utilização e um nível de entretenimento personalizado.”