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HP Ajuda Empresas a Controlar a Expansão de Fornecedores

Novos serviços contribuem para a redução da complexidade e dos custos relacionados com a gestão de fornecedores internos e externos

Lisboa, 22 de fevereiro de 2012 – A HP acaba de anunciar a disponibilização de novos serviços que permitem às empresas a integração, a gestão e o controlo dos complexos ambientes compostos por vários fornecedores, resultando num menor risco e em custos mais baixos.

De acordo com a Forrester Research, “os grupos empresariais estão a adoptar a cloud 2,5 vezes mais rapidamente que os grupos de TI. A procura por parte dos grupos empresariais de serviços na nuvem prestados por fornecedores externos, serviços estes que estão à parte dos serviços desenvolvidos pelas TI, está a criar aquilo a que se chama de ‘expansão dos fornecedores’”. (1)

“Fazer a gestão e a medição dos complexos ambientes de fornecimento de serviços de TI, em termos significativos para o negócio, tornou-se uma necessidade premente para o CIO, em particular depois da recente e rápida adopção da computação na nuvem”, disse Will Cappelli, vice-presidente de Research na Gartner. “Uma solução de gestão end-to-end capaz de governar e de medir ambientes de fornecimento de TI com múltiplas fontes será algo fundamental no sentido de se obter um serviço realmente oportuno e informação financeira capaz de optimizar a cadeia de valor de TI e de evitar os custos decorrentes da expansão da quantidade de fornecedores.”

A nova oferta de serviços HP Service Integration and Management dá às empresas uma única perspectiva em relação aos serviços prestados por vários fornecedores, incluindo os serviços na nuvem, fornecidos quer internamente por parte da equipa de TI, quer externamente por parte de grupos não relacionados com as TI. A oferta dota as organizações de serviços de consultoria transformacional, incluindo um mapa de evolução que identifica os processos necessários para que seja possível melhorar a gestão e o desempenho de ambientes com múltiplos fornecedores.

Ao fornecer um padrão de modelo em termos de arquitectura de TI e de integração para todos os serviços, a nova oferta HP Service Integration and Management ajuda os clientes a criarem um ambiente de TI ágil e facilmente controlável. Entre os vários benefícios, destacam-se:

— Melhor desempenho do serviço graças à identificação do estado de performance face aos orçamentos operacionais e aos objectivos do negócio. Os HP Service Integration and Management ajudam os clientes a aumentarem a disponibilidade e a capacidade de gestão dos serviços através da monitorização proactiva do estado de saúde do serviço, que é feita em tempo real e que tem impacte visível no desempenho de todos os serviços.

— Menores níveis de quebra do serviço e dos riscos de negócio relacionados graças à rápida identificação dos fornecedores responsáveis pelas interrupções críticas para a disponibilização do serviço.

— Custos reduzidos em termos de gestão e de manutenção das TI graças à integração e à centralização da gestão dos múltiplos fornecedores de serviços.

“A falta de visibilidade dos serviços fornecidos por diversos fornecedores, incluindo aqueles que prestam serviços através da nuvem, faz com que existam níveis de serviço inconsistentes em toda a organização e aumenta o risco e os custos de gestão de TI”, disse Hans Peter-Klaey, vice-presidente sénior de Software na HP. “A nossa nova oferta de serviços permite dotar as organizações dos processos e das ferramentas necessárias para uma melhor visão e compreensão e para um melhor controlo de todos os fornecedores, reduzindo ao mesmo tempo a complexidade e os custos.”

Visibilidade em ambientes com vários fornecedores

Os serviços HP Service Integration and Management ajudam as organizações a desenvolver a integração correcta dos fornecedores e a gestão do roadmap tendo em vista a concretização dos objectivos, disponibilizando para isso uma topologia abrangente dos serviços de TI e indicando de que forma cada serviço se relaciona com diferentes objectivos de negócio. Graças à visibilidade em tempo real que é dada em relação ao desempenho do serviço empresarial, bem como ao desempenho dos fornecedores relevantes, os clientes podem ainda fazer uma monitorização proactiva da prestação dos serviços.

Em combinação com o software HP IT Performance Suite, os serviços HP Service Integration and Management ajudam os clientes a estabelecerem uma governação e um modelo operacional de serviço empresarial extensíveis a toda a organização, que sejam capazes de melhorar o desempenho das TI, de simplificar a gestão e de ir ao encontro dos requisitos de conformidade. No centro da nova oferta de serviços está o HP Capability Framework, um modelo de referência usado para simplificar e reduzir a complexidade associada a ambientes globais de vários fornecedores de TI e o custo relacionado com a expansão do leque de fornecedores.

Por sua vez, o HP Service Integration and Management Roadmap Service ajuda os clientes a simplificarem a gestão de múltiplos fornecedores de modo a que seja possível reduzirem o risco e os custos associados aos regulamentos de conformidade. Desenvolvido por consultores da HP, este mapa de desenvolvimento inclui informação relacionada com os fornecedores de um determinado cliente, reunindo os grupos internos de TI e os fornecedores de serviços externos. Uma vez implementado, todos os fornecedores passam a estar padronizados sob o mesmo modelo operacional, de modo a que possam ser responsabilizados pelos níveis de serviço acordados.

A maior capacidade de visão para com os ambientes onde existem vários fornecedores permitida pela nova oferta HP Service Integration and Management ajuda os negócios e os governos a caminhem em direcção à Instant-On Enterprise. Num mundo de contínua conectividade, a Instant-On Enterprise aplica tecnologia em tudo o que faz para servir os seus clientes, colaboradores, parceiros e cidadãos em quaisquer que sejam as suas necessidades, de uma forma instantânea.

O principal evento da HP para clientes, o HP Discover, decorre entre os dias 4 e 7 de Junho em Las Vegas.

(1) Forrester Research, Inc., “Ignoring Cloud Risks: A Growing Gap Between I&O and the Business,” 24 de Março de 2011.