HP

HP lança 8ª Geração de Servidores ProLiant

HP lança 8ª Geração de Servidores ProLiant

HP Acelera a Transformação do Mercado de Servidores Com Nova Família Autossuficiente

Lisboa, 14 de Fevereiro de 2012 – A HP acaba de anunciar a 8ª Geração de servidores ProLiant (ProLiant Gen8), a linha de servidores mais autossuficiente do mercado.

Os servidores HP ProLiant Gen8 resultam de um programa de 300 milhões de dólares, a dois anos denominado Projeto Voyager. Trata-se de uma iniciativa que visa redefinir os custos dos centros de dados através da automatização de todos os aspetos do ciclo de vida do servidor. O Projeto Voyager resultou em mais de 900 patentes e numa nova arquitetura de sistemas, designada de HP ProActive Insight, que irá abranger toda a Infraestrutura Convergente da HP.

“É com enorme satisfação que hoje podemos anunciar aos nossos clientes e parceiros a 8ª geração de servidores HP ProLiant, uma linha de servidores que continua a liderar na inovação da computação há 22 anos. Esta geração integra em particular novas tecnologias que vêm alterar a economia do centro de dados e ajudar os nossos clientes a focarem-se na inovação do seu negócio. Entre os benefícios que os novos servidores oferecem destaco o aumento da produtividade das equipas de gestão, o aumento do desempenho por servidor e por m2 do centro de dados e a resolução mais rápida de eventuais problemas, bem como a sua prevenção”, afirma Diogo Sousa, Division Manager, Industry Standard Servers, da HP Portugal.

Graças a tecnologias inteligentes que automatizam tarefas e melhoram de forma significativa o tempo de atividade (uptime), a geração de servidores ProLiant Gen8 com arquitetura HP ProActive Insight dá uma resposta às principais preocupações das empresas. Por exemplo, vejamos o que acontece num centro de dados típico com cerca de mil metros quadrados:

— As empresas gastam uma média de 24 milhões de dólares em cada três anos em tarefas manuais de suporte aos servidores. (1) A linha de servidores HP ProLiant Gen8 triplica a produtividade do administrador ao eliminar a maior parte das operações manuais, tais como as atualizações dos servidores, que retiram tipicamente cinco horas do tempo disponível do administrador de sistemas por cada bastidor de servidores. Graças à pioneira funcionalidade HP Smart Update é possível realizar a mesma tarefa em apenas dez minutos ou até menos. (2)

Os crescentes custos relacionados com gastos energéticos e com as instalações dos centros de dados custam às empresas até 29 milhões de dólares em três anos. (1) A nova família HP ProLiant Gen8 inclui a tecnologia HP 3-D Sea of Sensors, a primeira do seu género que é capaz de identificar servidores em estado de sobre utilização baseando-se em dados obtidos em tempo real, nomeadamente a localização, o gasto energético, a carga de trabalho submetida e a temperatura de funcionamento, aumentando a capacidade energética de computação por watt em até 70 por cento. (3) A tecnologia HP 3-D Sea of Sensors permite ainda automatizar a eficiência energética ao mesmo tempo que elimina em 100 por cento as necessidades de configuração manual e o inventário de erros de processamento.

— Os custos para os clientes decorrentes dos tempos de inatividade (downtime) não planeados orçam aproximadamente os 10 milhões de euros por cada hora de downtime. (4) Com as tecnologias pioneiras HP Active Health e HP Insight Online, os novos HP ProLiant Gen8 são os únicos servidores capazes de analisar automaticamente o seu próprio estado de funcionamento, recorrendo constantemente a 1600 pontos de recolha de informação. Graças a esta capacidade de auto monitorização, de autodiagnóstico e de suporte proactivo, os clientes podem resolver problemas relacionados com tempos de inatividade (downtime) não planeados até 66 por cento mais rapidamente. (5)

“O aumento abrupto dos custos relacionados com as operações no centro de dados tornou-se insustentável, pelo que as empresas estão a recorrer à HP para que as possamos ajudar a resolver este problema”, disse Mark Potter, vice-presidente executivo e diretor-geral da unidade de Industry Standard Servers & Software da HP. “Hoje, estamos a apresentar tecnologias inovadoras capazes de dar aos novos servidores a possibilidade de virtualmente cuidarem de si mesmos, permitindo que os administradores possam dedicar mais tempo à inovação dos seus negócios.”

O Projeto Voyager representa a terceira fase do plano plurianual de transformação delineado pela HP para o mercado de servidores, o qual teve início em Novembro de 2011 com o Moonshot – um projeto que mudou a forma como os servidores são construídos, tendo em vista a computação de performance com um gasto energético ultra baixo. A este, seguiu-se logo depois o projeto Odyssey, que representou a segunda fase e através do qual a HP conseguiu redefinir o futuro da computação mission critical. Com a terceira fase, o Projecto Voyager, a HP automatiza todo e qualquer aspeto do ciclo de vida do servidor.

Arquitetura HP ProActive Insight melhora a experiência do cliente

Os servidores HP ProLiant Gen8 integram a arquitetura HP ProActive Insight, bem como um poderoso conjunto de hardware e de software que permite automatizar todo e qualquer aspeto relacionado com o ciclo de vida do servidor, disponibilizando, em simultâneo e de forma contínua, informação inteligível acerca do estado do servidor (server health), da energia que está a ser consumida e de outros importantes elementos de diagnóstico. Como resultado, os sistemas podem ser implementados três vezes mais rapidamente e com um tempo de inatividade (downtime) 93 por cento inferior. (6)

Testada no mundo real em mais de 100 centros de dados, esta nova geração de servidores foi inspirada no feedback de mais de 150 clientes e foi desenvolvida com inovações de design que permitem aos administradores eliminarem facilmente os problemas comuns que causam falhas, tempo de inatividade e perda de dados. Entre estas inovações, incluem-se:

Automatização Integrada do Ciclo de Vida (Integrated Lifecycle Automation) – acelera a implementação de aplicações em três vezes e melhora proactivamente o uptime graças à automatização das tarefas manuais. Como resultado, os clientes podem facilmente aumentar a produtividade, reduzir os erros e simplificar em muito as operações. Com estas melhorias, os servidores HP ProLiant Gen8 permitem ao pessoal de TI poupar mais de 30 dias em tarefas de administração por ano num centro de dados típico com mil metros quadrados. (7)

Aceleração Dinâmica da Carga de Trabalho (Dynamic Workload Acceleration) – melhora o desempenho do armazenamento intensivo de dados em cerca de sete vezes, graças ao design que faz convergir as funções de servidor e de armazenamento e que aproveita da melhor forma os benefícios da tecnologia solid-state. (8) As análises dinâmicas, que de forma inteligente analisam as cargas de trabalho, permitem que os servidores HP ProLiant Gen8 se adaptem em tempo real no sentido de otimizarem o desempenho e a eficácia dos sistemas. A tecnologia HP Advanced Data Mirroring e os algoritmos inteligentes únicos asseguram que os dados se tornam 1000 vezes mais seguros, acelerando os tempos de reconstrução de dados por RAID (Redundant Array of Independent Disks) em 95 por centro. (9)

Otimização Energética Automatizada (Automated Energy Optimization) – disponibiliza quase o dobro da capacidade energética de computação por watt, poupando cerca de 7 milhões de dólares em custos relacionados com a energia num centro de dados típico durante três anos, graças à eficiência energética dos servidores ProLiant Gen8 e aos primeiros racks inteligentes da indústria que incluem sensores embutidos (10). A tecnologia HP 3-D Sea of Sensors permite automatizar a gestão do inventário e identifica com precisão a origem dos consumos energéticos por bastidor e por servidor, permitindo aos administradores otimizarem facilmente a colocação das cargas de trabalho. Os servidores da concorrência forçam as organizações a inventariarem, localizarem e medirem manualmente a potência e o arrefecimento. Isto obriga ao dispêndio de mais horas dedicadas à administração de sistemas e aumenta o risco de downtime devido aos erros de configuração, produzindo custos energéticos.

Serviços e Suporte ProActive (ProActive Service and Support) – permitem aos clientes resolver 95 por cento dos problemas logo numa primeira abordagem graças ao Insight Online, o portal de assistência personalizado para a gestão de TI, disponível na nuvem mais abrangente da indústria. (11) O HP Insight Online integra-se com as tecnologias inteligentes dos servidores HP ProLiant Gen8, com o HP Insight Remote Support e com os serviços HP, oferecendo aos clientes o acesso a uma experiência de gestão do servidor e de suporte unificada, que permite a recolha automática dos vários dados relacionados com o parque de servidores, nomeadamente o estado dos servidores (server health), o contracto relacionado, a garantia aplicável e a informação de suporte estão assim disponíveis de uma forma segura a partir de qualquer lugar e em qualquer altura. Os clientes podem ainda optar por tornar estes dados disponíveis a parceiros de canal autorizados da HP através do programa HP ServiceOne, de modo a não só facilitarem ainda mais a resolução de eventuais problemas, como também a promoverem a sua prevenção e evitarem a sua repetição, melhorando o desempenho.

Preços e disponibilidade

Os servidores HP ProLiant Gen8 estão já disponíveis para os clientes early-adopters.

Os servidores HP ProLiant Gen8 estarão disponíveis para o mercado em geral, através da HP e dos parceiros de canal mundiais, no início de Março e ao longo de 2012. Nesta oferta incluem-se os servidores de torre HP ProLiant ML para escritórios remotos e filiais e os versáteis servidores rack-mount HP ProLiant DL que disponibilizam um correto equilíbrio entre eficiência e desempenho.

Também incluídos estão os servidores blade HP ProLiant BL, preparados para a Infraestrutura Convergente na nuvem, e os servidores HP ProLiant SL, construídos para os ambientes web, cloud e scale out, cuja disponibilidade está planeada para a Primavera de 2012.

O grande evento internacional para clientes, o HP DISCOVER, decorre entre os dias 4 e 7 de Junho, em Las Vegas.

(1) Estimativa HP baseada nas métricas de TI da Gartner: IT Staffing Levels, Sustaining IT Shared Services and Cloud Computing 2011 and Gartner Data Center Demographics and Sizing 2010.
(2) Estudo interno da HP de tempo e movimento que compara o HP ProLiant Gen8 330com o Dell R710.
(3) Comparação interna da HP entre o HP ProLiant G7 e o HP ProLiant G8.
(4) Baseado em testes e desenvolvimento internos da HP durante um período de dois anos e noutros documentos e ferramentas relacionados com a concorrência, incluindo o “Cost of Downtime Tool” desenvolvido pela IDC para a HP, copyright 2009.
(5) Baseado em testes internos comparativos feitos pela HP usando o HP Insight Online.
(6) Baseado em testes internos com uma atualização totalmente online do firmware e do software de sistema do HP SUM 5.0 vs HP SUM 4.2.
(7) Medições internas da HP relativamente ao tempo que os administradores poupam na gestão física do servidor.
(8) Baseado em testes internos em que se comparam um servidor HP ProLiant G7 com uma drive standard 15K SAS com um servidor HP ProLiant G8 com uma Solid State Drive.
(9) Comparações de probabilidades feitas entre RAID (duas drives) vs. Advanced Data Mirroring (três drives) tendo em vista uma potencial falha secundária, adicionando os dados resultantes de testes internos.
(10) Estimativa HP em termos de poupança energética do HP ProLiant G6 para o HP ProLiant G8.
(11) Análise realizada por terceiros comissionada pela HP.