Optimus

Clientes Optimus com incapacidades auditivas já podem usufruir de serviço de vídeo intérprete especializado

A partir de agora os clientes Optimus que sofrem de incapacidades auditivas e apenas conseguem comunicar através de linguagem gestual já têm disponível através da operadora o serviço Serviin – Serviço de Vídeo Intérprete.

O serviço, desenvolvido pela Zonadvanced, permite a estes clientes contactar através de vídeo chamada empresas e instituições que prestam serviço público, por intermédio de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que estabelece a comunicação com o ponto de destino em áudio, traduzindo o que o utilizador pretende comunicar.

Para aceder ao serviço Serviin o cliente Optimus deverá possuir um telemóvel 3G equipado com câmara frontal e ter o serviço de vídeo chamada activo. Sempre que o cliente tiver necessidade de contactar uma das empresas ou instituições abrangida pelo serviço, apenas tem de ligar em vídeo para o 12472. Do outro lado será atendido por uma operadora de telefone que domina a Língua Gestual Portuguesa, que estabelecerá contacto com a empresa ou instituição de destino da chamada e transmitirá as mensagens, iniciando-se uma conversa a três.

A utilização do serviço Serviin através da Optimus tem um custo de 1 cêntimo por minuto. O serviço funciona das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, encontrando-se até ao momento disponível para contacto com a Liberty Seguros, o Hospital Santa Maria, os serviços de emergência 112, alguns estabelecimentos de Comércio Local (farmácias, livrarias, sapatarias, etc) e Central de Táxis.

Nuno Carvalho, administrador da Zonadvanced, afirma que este é mais um passo importante na acessibilidade, por parte da comunidade surda a este serviço, pois a parceria com a Optimus permitirá uma redução acentuada no preço da chamada para o surdo, e segue a estratégia da empresa quanto a um número único (12472) entre diferentes operadores, no contacto com o Serviin,

A par do acesso através do telemóvel, os clientes Optimus com incapacidades auditivas poderão também utilizar o videotelefone do balcão de atendimento da empresa ou instituição parceira para aceder ao Serviin.